11/06/2010

Assembleia Geral Extraordinária de 9 de Junho

MRF, Junho 2010


No dia 9 de Junho realizou-se a AG de Pais, conforme convocatória de 27 de Maio. Apresentamos breve resumo da discussão.

Ponto um
Ponto de situação relativamente aos factos ocorridos após a Assembleia Geral de 1 de Março e os compromissos assumidos pelo Sr. Vereador da Educação.

A presidente da AP relatou aos presentes o teor da reunião realizada a 2 de Junho com o Senhor Presidente da CMA, Dr. Élio Maia. Salientamos:

a) Sobre o compromisso assumido e não cumprido pelo Senhor Vereador da Educação, Dr. Pedro Ferreira, o Dr. Élio Maia anotou o assunto para posterior conversa com o referido Vereador;

b) Sobre o novo (eventual) projecto de requalificação da EB1 da Glória, ainda nenhuma decisão foi tomada. A CMA terá terminado agora uma primeira fase de «levantamento topográfico dos centros educativos» e prevê passar à fase de elaboração de projectos a seguir.

c) Sobre garantias de segurança e qualidade no ambiente escolar face à eminente construção do Campus de Justiça no terreno contíguo à escola, a CMA não se pode pronunciar. O Estado é proprietário do terreno e nenhum projecto foi ainda adjudicado.

d) Sobre o futuro da EB2,3 João Afonso, a CMA considera a possibilidade de esta encerrar, construindo-se um novo estabelecimento escolar na periferia da cidade (existem três possibilidades para a nova localização). Tal só ocorrerá se o Estado aceitar as condições definidas pela CMA para a construção de um Hospital Polivalente (a área global alvejada é 70.000 metros quadrados). Essas condições supõem que o Estado, para além de construir o novo complexo escolar, aceite comprar o antigo estádio do Beira-Mar e o terreno (já vendido à Nivel II) das piscinas municipais.

Ponto dois - Definir estratégia de actuação face à situação da Escola, no que diz respeito ao seu futuro e à coabitação com as obras previstas do Campus de Justiça e perante a posição da Câmara Municipal.

Dada a indefinição a médio/longo prazo no que diz respeito ao futuro da EB1 da Glória, a Assembleia centrou-se no conjunto de promessas assumidas pelo Senhor Vereador da Educação, Dr. Pedro Ferreira, na anterior Assembleia de Pais. O conjunto de obras necessárias a curto prazo, e aceites pelo Senhor Vereador, garantem condições básicas de qualidade e de segurança no espaço físico. O problema dos vidros de todas janelas, incluindo as do ginásio (que deveriam ser inquebráveis e não são), voltou a ser levantado, gerando indignação geral. Da mesma forma, o estado do tecto da cozinha, que apresenta um buraco a céu aberto, e que, apesar dos vários pedidos ao longo de meses, nunca foi reparado.
À lista definida, juntaram-se outras preocupações, como o estado da rede do recreio, cuja substituição e permanente manutenção é necessária para evitar acidentes.

A Assembleia decidiu então, por unanimidade, redigir um abaixo-assinado/petição dirigido ao Senhor Presidente da CMA e ao Senhor Presidente da Assembleia Municipal, apelando à realização das
obras já definidas e aprovadas pela Direcção do Agrupamento de Escolas de Aveiro (condição requerida pelo Senhor Vereador a 1 de Março e satisfeita).

Ponto três - Preparação do processo eleitoral com vista à eleição (Em Setembro) dos novos corpos sociais da Associação, para o Biénio 2010/2012.

O mandato da actual Direcção da Associação de Pais terminará em Setembro. Todos os encarregados de educação devem começar, desde já, a preparar a mudança dos Corpos Sociais da AP. A maioria dos actuais membros da AP não poderá sequer fazer parte da nova Direcção, uma vez que os seus filhos terminam o 1º ciclo. Apelámos pois a todos os presentes na Assembleia e apelamos agora a todos aqueles que nos lêem para reflectir sobre essa questão e organizar uma lista - composta por 13 elementos -, apresentando-se assim, já organizados, à votação para Eleição dos Corpos Sociais da Associação de Pais para o biénio 2010/2012. A actual Direcção dispõe-se a facultar toda a informação necessária para o efeito.

Nenhum comentário: