ABAIXO-ASSINADO/PETIÇÃO: Nós, encarregados de educação dos alunos da EB1 da Glória, queremos condições de segurança e de qualidade no espaço físico da escola, que serão garantidas pelo simples cumprimento das promessas feitas pelo Vereador da Educação.
DESTINATÁRIOS: PRESIDENTE DA CMA E PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE AVEIRO
No dia 1 de Março de 2010, na Assembleia Geral de Pais realizada na EB1 da Glória, o senhor vereador da Educação da CMA, Dr. Pedro Ferreira, face a dezenas de encarregados de educação, comprometeu-se a realizar uma série de intervenções no espaço físico da escola. Até ao final desse mês, deveria informar se a CMA assumiria a responsabilidade directa das obras ou se estas seriam confiadas à Junta de Freguesia através do estabelecimento de um contrato-programa. Até à data de hoje, não deu qualquer resposta no sentido de assumir esses compromissos. Estas intervenções constam numa lista elaborada pela Associação de Pais e pela Coordenadora da escola, já aprovada e hierarquizada pela Direcção do Agrupamento de Escolas de Aveiro (como requerido pelo mesmo vereador). Mais especificamente, referimo-nos a:
1º Intervenção na cozinha (arranjo do tecto – actualmente apresenta um buraco; pintura), para além de outras intervenções que a ASAE tenha solicitado;
2º Criação de uma área coberta no espaço do recreio;
3º Finalização da instalação de todo o equipamento previsto no Plano de Emergência Interno;
4º Colocação de vidros inquebráveis no ginásio;
5º
a) Requalificação do espaço do recreio, nomeadamente melhoria do pavimento e criação de diferentes áreas de lazer;
b) Instalação de vidros duplos nos dois blocos e conserto das janelas (muitas fecham mal e/ou não fecham completamente).
Acrescentamos ainda a nota do Director do AEA: «dada a previsível perturbação que a construção do Campus de Justiça irá provocar, deverá ser equacionada a hipótese de instalação de “barreiras de som” que permitam o decorrer das actividades lectivas com a maior tranquilidade possível».
Note-se que esta lista foi elaborada depois da Associação de Pais ter sido informada de que o projecto de requalificação da EB1 da Glória - definido na Carta Educativa do Município - teve parecer desfavorável da DREC e do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE). Na mesma Assembleia Geral de Pais o Senhor Vereador da Educação colocou duas hipóteses para o futuro, a médio prazo, da escola: o seu fecho ou a redução do número de salas. A 2 de Junho, em reunião com o Presidente da Autarquia, Dr. Élio Maia, a AP foi informada de que ainda não havia sido tomada nenhuma decisão. Existe um impasse, que prevemos duradouro, mas os mais de trezentos alunos que frequentam a escola não podem correr os riscos inerentes a um desinvestimento na manutenção e qualificação deste estabelecimento escolar. O período de férias aproxima-se. As intervenções prometidas pelo senhor vereador deveriam ser realizadas até Setembro, início do novo ano lectivo!
Nós, encarregados de educação dos alunos da EB1 da Glória, queremos condições de segurança e de qualidade no espaço físico da escola, que serão garantidas pelo simples cumprimento das promessas feitas pelo Vereador da Educação.
15/06/2010
Assine o Abaixo-Assinado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário