10/06/2010

«Aveiro: Mais de 1.200 crianças aveirenses recriam 100 anos de história»

Recriando o percurso que levou à implantação da Republica, os mais novos brincaram ao faz de conta e mostraram o que sabem sobre esta etapa da História

Vários pontos da cidade foram, ontem, preenchidos por mais de 1.200 alunos do Agrupamento de Escolas de Aveiro que, através da representação de alguns episódios que marcaram a história de Portugal, comemoraram o centenário de implantação da Republica, que se assinala hoje.
Numa tarde que contou com a ajuda de S. Pedro, pretendeu-se, sobretudo, “um dia de festa e alegria para estas crianças que, ao longo de bastante tempo, trabalharam para esta iniciativa”, explicava Joaquina Morato, uma das coordenadoras do projecto, destacando o apoio prestado por todos os professores e encarregados de educação.
Assim, desde o pré-escolar ao 4.o ano, crianças das escolas das Barrocas, Vera Cruz, Santiago, Glória e São Jacinto recriaram oito momentos do percurso que levou à implantação e consolidação da Republica: começaram por evocar a Monarquia, na Praça Marquês de Pombal, fazendo uma dança palaciana, sob o olhar atento do Rei D. Carlos; representaram o seu regicídio; proclamaram a República; evocaram o Estado Novo, com a realização de uma reportagem por Fernando Pessa para a RTP, destacando aspectos da época, como a emigração, a guerra colonial e a Mocidade Portuguesa; recordaram os congressos da Oposição Democrática, destacando Vale de Guimarães como aveirense ilustre; recordaram o 25 de Abril, aludindo aos soldados da Revolução, bem como a Zeca Afonso e a Mário Sacramento, e celebraram a multiculturalidade dos tempos actuais.

in Diário de Aveiro, 10-06-2010. Jornalista: Carla Real

Nenhum comentário: