18/03/2010

Manifestações de inquietação e revolta face à construção do Campus de Justiça

No dia 15 de Março, a Associação de Pais recebeu uma mensagem de um encarregado de educação da EB1 da Glória com o pedido expresso de que esta fosse divulgada entre toda a comunidade escolar. Apresentamos a mensagem e as reacções que se seguiram por parte de outros pais desde que a referida mensagem foi reencaminhada para a "mailing list" da AP. Não identificamos as pessoas mas poderemos fazê-lo assim que nos derem autorização para tal.

1. Venho aqui partilhar a minha opinião, as minhas fortes preocupações e as minhas decisões sobre a Escola da Glória, em Aveiro, que a minha filha frequenta.
O meu nome é JMVB, e o meu nº de BI é o XXXXXX, o meu contacto é o XXXXXXXXX. Mais do que lamentável, é intolerável o que se passa com esta Escola. É que estão previstas em seu redor obras, de uma enorme dimensão, que acarretarão distúrbios e riscos vários que ainda nenhuma entidade com responsabilidade nesta área se deu ao trabalho de identificar e muito menos de acautelar o bem estar das crianças e zelar para que tenham as condições necessárias à sua actividade diária de aprendizagem. Tal tipo de conduta não é própria de um país civilizado do 1º mundo.
Estou muito preocupado com as condições de funcionamento da Escola no futuro próximo, até porque já hoje não são as mínimas admissíveis em vários capítulos. Todas as máquinas e estruturas que serão instaladas para realizar as obras em questão criarão distúrbios e riscos de carácter físico aos quais não estou disposto a sujeitar a minha filha. Espero sinceramente não estar isolado nesta forma de pensar e de interpretar a situação.
Assim sendo acho que, desde já, todos os Pais e Encarregados de Educação tudo devem fazer para que não se dê sequer início à instalação do estaleiro das obras antes do final do corrente ano lectivo. Se fôr necessário a Associação de Pais deverá interpôr uma providência cautelar nesse sentido: é para situações destas que serve o dinheiro que existe em caixa. Para já deverá ser elaborado um texto abaixo assinado por todos os Pais e E.E. nesse sentido, a entregar nas seguintes instituições:
- Direcção da Escola da Glória
- Governo Civil
- DREC
- Agrupamento de Escolas de Aveiro
- C.M.A.
Quanto ao próximo Ano Lectivo, a minha filha não frequentará uma Escola sem todas as condições necessárias para garantir a sua integridade física e para garantir uma efectiva aprendizagem. A Escola tem que ensinar e para tal tem que ter condições.
Desta situação e de outras que tenho vivido, continuo com a convicção de que, em Portugal, há muita gente a viver à custa da Escola mas muito pouca a zelar pelo seu correcto funcionamento e a elevá-la ao estatuto que tem que ter . Tais pessoas não podem merecer a minha consideração.
Peço à Direcção da Associação de Pais que passe esta minha opinião por todos os outros Pais e gostaria de conhecer a opinião de todos os outros que assim tenham vontade de a divulgar.
Cordiais saudações.
JB

2. Concordo com a proposta deste pai de preparar um texto abaixo assinado por todos os Pais e E.E. Eu também estou muito preocupada com este assunto.
Cumprimentos.
AA

3. Sou a representante da Turma ___ e na Assembleia Geral deixei bem clara a minha opinião e preocupação em relação à segurança das crianças assim que as obras avancem. Concordo plenamente com o Sr. JB e penso que devemos todos fazer algo para tentar evitar que isso venha a acontecer. Se tal acontecer também já ponderei tirar a minha filha da escola no próximo ano pois não estarão reunidas as condições necessárias de segurança e fundamentais para a aprendizagem das crianças.
AD

4. Se fossemos muitos a indignarmo-nos ....se houvesse mais consciência social...muitos dos problemas desta cidade não eram resolvidos desta forma....o que fazer perante a indiferença e o conformismo dos cidadãos?
Cumprimentos.
JLE

5. Estou de acordo com a preocupação deste ED, sobre a necessidade de desencadear acções que responsabilizem as entidades competentes relativamente às adequadas condições de segurança e funcionamento da Escola da Glória. No entanto, não estou de acordo quando o mesmo refere "as condições de funcionamento da Escola no futuro próximo, até porque já hoje não são as mínimas admissíveis em vários capítulos".
O que me preocupa seriamente é que uma ESCOLA que considero boa e localizada numa zona nobre, tenha que vir a ser sacrificada em favor doutros projectos.
APG

6. Os 4 anos de contacto que tive com a Escola deram-me uma visão suficientemente completa da sua realidade. A Escola da Glória, pelas suas instalações, está longe de poder ser um orgulho para a nossa cidade. Os acontecimentos recentes, que são de ordem e de origem diversa, apenas podem aprofundar as preocupações que muitos dos pais têm manifestado de forma diversa. Em minha opinião, os alunos, e também o futuro dos futuros alunos da Escola da Glória, correm sérios riscos de virem a ser vítimas de uma degradação significativa das actuais condições da Escola.
Ou os pais se unem e lutam agora, ou amanhã já será tarde.
Atentamente,
OP

7. Acompanho toda a informação com regularidade. Não pude estar na última reunião. Não incluo a AP na lista dos que vivem à custa da Escola, mas acho que temos que ser mais incisivos e exigentes para que as acções necessárias sejam efectuadas a tempo e horas. Não são simples barreiras sonoras que me deixam descansado. Na minha opinião, a Escola da Glória dificilmente terá condições (acesso, segurança, etc) para funcionar no próximo ano lectivo e portanto o melhor é pensarmos mais longe enquanto vamos a tempo para depois não termos que fazer remendos apressados e sem jeito.
Cumprimentos.
JB

8. Também concordo com a mobilização dos pais para resolver este problema.
Os meus cumprimentos,
PL

9. Eu também concordo e partilho das preocupações dos pais que se manifestaram.
Cumprimentos.
HA

10. Sou Mãe e Encarregada de Educação de um aluno que frequenta a Escola da Glória, facto que me fez receber este email. O período nocturno nos quais, por motivos legítimos, se realizam as reuniões de pais, constituiu um entrave à minha participação, mas não motivo para deixar de estar atenta às questões apresentadas.
Foi com um enorme pesar que tomei conhecimento que a escola que outrora frequentei, que o meu filho mais velho frequentou e que o mais novo frequenta, está em risco de desaparecer. É uma escola com tradição que formou uma boa "fatia" da população Aveirense aos longos dos anos... Facto é que actualmente está a funcionar em condições precárias e caso as obras se iniciem, as condições tendem a degradar-se ainda mais. Considero que sendo Encarregada de Educação de um aluno que frequenta a escola da Glória, tenho o direito de ser ouvida. É obrigatório proporcionar as melhores condições para que os nossos filhos aprendam em condições apropriadas, dignas e com prazer. Estarei em uníssono com quem queira fazer-se ouvir, no sentido de criarmos uma Glória melhor!
No entanto, devo discordar do Sr. JB quando refere "há muita gente a viver à custa da Escola ..". Neste momento, creio que a nossa luta é justamente contra pessoas que esquecem a escola e que a ultrapassam por valores menores. Não vejo ninguém a viver da escola, porque essa dá pouco dinheiro e muito poucas vantagens.........mas pode dar-se o caso de me ter "escapado" o contexto em que o Sr. JB escreveu a sua mensagem...
Conforme referi, estou disponível para colaborar com quem queira uma escola melhor, com objectividade e frontalidade.
Cumprimentos,
ALB

11. Caros Encarregados de Educação,
O meu nome é EAMR (BI com n.XXXXXX), venho afirmar a minha concordância e preocupação com todas as temáticas referidas pelo encarregado de educação JMVB. Estarei disponível a assinar o referido abaixo assinado e participar em todas as medidas/acções que se considerem importantes no sentido de acautelar as condições de segurança e de aprendizagem necessárias ao bom funcionamento de uma Instituição de Ensino.
Cordiais saudações,
ER

12. Concordo com as preocupações e vontades expressas neste e mail, estou disposta a assinar o abaixo assinado, manifestar-me na escola ou a tomar qualquer outra iniciativa, que acredite ser contundente. A celeridade é um factor importante. A comunicação social também é um caminho... Vital é a união de esforços...
SC

[Continuaremos a actualizar este "post" à medida que as várias opiniões/mensagens forem chegando]


ADENDA 22-03-2010:

Caríssimos,
Lembrei-me que uma das possibilidades para deixar e ir buscar os miúdos à escola, é darem-nos 15/20 minutos de estacionamento gratuito no parque subterrâneo Marquês de Pombal no horário de entrada e saída da escolas.
Saudações cordiais,
Cláudia Sarrico

Nenhum comentário: