17/03/2010

Construção do Campus de Justiça de Aveiro e garantias de Segurança e Qualidade do Ambiente Escolar da EB1 da Glória

Exmo. Senhor
Governador Civil de Aveiro,
Exma. Senhora
Directora da DREC,
Exmo Senhor
Presidente da Câmara Municipal de Aveiro,
Exmo Senhor
Vereador do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Aveiro,

Segundo notícias veiculadas na imprensa, o início da construção do Campus de Justiça em Aveiro poderá ocorrer no próximo trimestre. Tendo em consideração a localização - num terreno vizinho ao da EB1 da Glória - e a envergadura da obra e, consequentemente, a previsível perturbação que esta vai causar ao nível da segurança, qualidade do ambiente escolar (ruídos, poeiras) e acessos à escola (o espaço de estacionamento reservado aos pais vai desaparecer; está prevista a entrada na escola por um portão alternativo a que se tem acesso por uma rua sem saída), vimos pela presente solicitar a V. Exas esclarecimentos e garantias que salvaguardem os direitos das cerca de trezentas crianças que frequentam este estabelecimento escolar (317, no ano lectivo 2009/2010).

Gostaríamos desde já que fosse disponibilizado o Plano de Segurança da Obra - para consulta desta Associação de Pais e dos encarregados de educação da EB1 da Glória que têm revelado manifesto interesse no mesmo.
Gostaríamos também que nos fosse comunicada (finalmente) a decisão da CMA no que diz respeito ao acesso à escola. Qual a alternativa à rua sem saída?
Finalmente, dada a dimensão do projecto, o prolongado período de obras, e a probabilidade elevada do ruído gerado afectar de forma dramática o normal funcionamento das aulas, questionamos V. Exas sobre (eventuais) planos que possam ser activados no sentido de garantir condições escolares conformes à lei vigente.

Mais informamos que a comunidade escolar, nomeadamente os encarregados de educação que representamos, está indignada e cada vez mais agitada face ao silêncio de todas as entidades e instituições competentes envolvidas.

Sem outro assunto de momento, subscrevemo-nos com consideração,

PEL'A DIRECÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS DA EB1 DA GLÓRIA
Maria do Rosário Borges de Sousa Fardilha de Girardier

[e-mail enviado a 17 de Março, Cc. Direcção AEA, Coordenação da EB1 da Glória, Chefe Divisão da Educação da CMA, Executivo da Junta Freguesia da Glória]

Nenhum comentário: