13/03/2009

Requerimento dirigido à Junta de Freguesia da Glória

Exmo Senhor
Fernando Tavares Marques
Presidente da Junta de Freguesia da Glória,

Em primeiro lugar, em nome da Associação de Pais da EB1 da Glória, agradecemos o donativo no valor de 250,00 euros que nos foi atribuído, de forma a viabilizar a viagem das turmas do 4º ano desta escola a Santa Maria da Feira, no próximo dia 25 de Março, para assistir a um espectáculo musical (Cantata O Conquistador). O recibo respectivo, assim como os recibos relativos à comparticipação de 100,00 euros da Junta de Freguesia na remuneração mensal do vigilante, Sr. Mário Geraz, já foram providenciados.

De seguida, solicitamos que tenham em consideração o pedido de instalação de uma barreira amovível no portão de saída da escola, tal como é descrito no e-mail que anexamos. O pedido do Sr. Rui Santos, encarregado de educação, vem ao encontro de uma necessidade já constatada pela Direcção desta Associação de Pais, sobretudo depois do parque de estacionamento destinado aos pais ( - apenas nos períodos de início e fim das actividades escolares) ter sido sujeito a uma nova delimitação.

Mais acrescentamos que a nova configuração do parque de estacionamento tem gerado problemas graves na fluência do trânsito na Av. Artur Ravara, uma vez que a entrada e saída de viaturas estão colocadas lado a lado, no sentido da dita avenida. Em particular no período da manhã (hora de entrada na escola), o movimento dentro do parque é caótico e a circulação bastante difícil. Para além do óbvio transtorno para os pais das 325 crianças que frequentam a escola da Glória e de todos os automobilistas que passam naquela zona da cidade a essa hora, o risco de alguma criança poder ser atropelada é gritante.

Já foi enviado ofício ao à CMA, ao cuidado do vereador da Educação, Dr. Pedro Ferreira e do chefe divisão de Educação da CMA, Dr. António Direito, solicitando alterações no desenho do parque de estacionamento, mas não obtivemos qualquer resposta.

Agradecemos desde já atenção dada a este assunto, e subscrevemo-nos com consideração,


Maria do Rosário Fardilha de Girardier
Presidente da Associação de Pais da EB1 da Glória

[E-mail enviado no dia 12-03-2009, Cc da Coordenadora da EB1 da Glória e do Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Aveiro]

[Notas:
1 - Mais uma vez agradecemos a sugestão de um encarregado de educação. A proposta de Rui Santos veio ao encontro da uma necessidade declarada de reforço da segurança, agora que o parque e sistema de estacionamento frente à escola foi alterado.
2 - Esclarecemos ainda que a presença dos alunos no espectáculo «Cantata, o Conquistador» foi possível graças a: sugestão de Rita Quintela (encarregado de educação), proposta da Associação de Pais ao Agrupamento de Escolas de Aveiro, aprovação da actividade pelo Conselho Pedagógico do Agrupamento, aprovação da actividade pelo corpo docente da EB1 da Glória, contratação dos autocarros para transporte pela Associação de Pais, que suportará este custo com o apoio da Junta de Freguesia que deliberou em Assembleia a doação de 250 euros para este fim específico. Os pais irão suportar o custo do bilhete. Enfim, o processo é mais complicado do que poderíamos imaginar!
3 - Pretendemos continuar a pressionar os responsáveis autárquicos no sentido de melhorar as condições de estacionamento e circulação frente à escola. A confusão actual não pode perpetuar-se!]

Nenhum comentário: