30/03/2009

Estacionamento e acesso à escola


No dia 24 de Março, a Presidente da Associação de Pais da Eb1 da Glória reuniu com a Directora do Projecto Municipal de "Mobilidade para a cidade de Aveiro", Dra. Arminda Soares. Algumas notas decorrentes dessa reunião:

- O parque de estacionamento será redesenhado, sendo delimitadas zonas de passagem para automóveis e peões, mas não se afastará muito do actual, uma vez que é «provisório». A construção já anunciada do futuro Campus de Justiça vai eliminar a área actualmente disponível.
- Solicitámos uma via de saída do parque no sentido da Rua Capitão Sousa Pizarro; foi contactada a PSP e aguarda-se resposta.
- Os autocarros e minibus de instituições particulares (ATL) passarão a estacionar na Rua Gustavo F. Pinto Bastos. Os responsáveis dos ATL concordam com essa alteração.
- Será criado um portão novo de acesso à escola, na mesma rua. Os grupos de alunos inscritos nos ATL passarão a ter um ponto de encontro e portão exclusivos.
- Foram discutidas as diligências necessárias para que estas alterações ocorram da forma mais célere possível, tendo o DSU (CMA) e a Junta de Freguesia da Glória sido contactados.
- A Dra. Arminda Soares alertou para a necessidade dos pais criarem novos hábitos de mobilidade, dispensando sempre que possível o automóvel.

Comentário: Chamo a atenção para a decisão da eliminação, num futuro breve, da área de estacionamento. Este é um problema sobre o qual devemos tomar consciência o quanto antes. Estando a EB1 da Glória contemplada na Carta Educativa, o non sense é óbvio. Não pode existir uma escola sem condições de acessibilidade! Toda a comunidade escolar, a cidade, deve preparar-se para uma batalha a favor dos direitos das crianças que frequentam este estabelecimento de ensino! O Campus de Justiça não pode impor-se, erguendo-se no pressuposto do não respeito das instituições e cidadãos que utilizam já essa área da cidade de Aveiro.

Nenhum comentário: