30/03/2009

«Psicologia na Escola»


I. No ano lectivo 2007/2008, a Associação de Pais da EB1 da Glória iniciou uma colaboração com a associação Oficinas Sem Mestre, no sentido da criação de workshops que aprofundassem conhecimentos na área da psicologia infantil. O primeiro projecto foi dirigido aos docentes. Pretendeu-se, com esta intervenção, reflectir sobre as características da fase de desenvolvimento específica em que se encontram os alunos do primeiro ciclo de escolaridade, bem como criar espaços de discussão em torno das dificuldades que possam surgir no contexto escolar, cooperando com o quadro docente no sentido de promover a compreensão e sinalização de situações difíceis, como sejam:

- perturbações do comportamento;
- dificuldades severas de aprendizagem;
- dificuldades de interacção, comunicação e inserção no grupo de pares;
- situações de risco social;
- situações em que estejam presentes patologias que impliquem um acompanhamento especializado.

O objectivo é o de fazer um levantamento das estratégias de intervenção possíveis para cada uma das situações, quer em contexto escolar quer na rede de apoio que possa ser criada em colaboração com os serviços existentes na comunidade.

No ano 2008/2009, os workshops com os docentes, continuam a realizar-se (periodicidade mensal). A intervenção com os docentes constitui uma abordagem estratégica, na medida em que estes são agentes mediadores privilegiados da relação pedagógica com as crianças.


II. Esta semana (dia 31 de Março) terá início um novo projecto de Intervenção em Contexto Escolar, coordenado pela Associação Oficinas sem Mestre. Apresentamos a seguir uma sinopse do Projecto.

Objectivos:
Pretende-se a promoção de boas práticas, através da criação de espaços de reflexão em torno das dificuldades sentidas no contexto escolar e da valorização dos Auxiliares de acção educativa, enquanto agentes educativos e intervenientes na comunidade escolar. Pretende-se ainda efectuar uma análise das estratégias de intervenção possíveis para a mediação de situações problemáticas.

Metodologia de intervenção:
Grupo de Trabalho - 1
Público-alvo - Auxiliares de acção educativa da EB1 da Glória
Frequência das sessões - mensal
Mediação - dois técnicos da Associação Oficinas Sem Mestre
Modalidade - grupo permanente

Orçamento:

Quatro sessões mensais, de Março a Junho de 2009 - 300€ (75 €/ cada sessão)

Equipa Técnica:
Catarina Carneiro, Psicóloga Clínica
-Licenciada em Psicologia Clínica pelo ISPA
- Aluna da Pós-Graduação em Psicoterapia Psicanalítica do Instituto Superior Miguel Torga
- Psicóloga Clínica de crianças e adolescentes em consultório privado
- Psicóloga na EB2,3 João Afonso de Aveiro e EB2,3 de Aradas

Tânia Sardinha, Docente de Artes Visuais
- Licenciada em Design pela Escola Superior de Artes e Design do Matosinhos
- Mestre em Família e Sistemas Sociais pelo Instituto Superior Miguel Torga
- Docente de Artes Visuais do 3º CEB e SEC
- Formadora na área da Criatividade
- Designer de Comunicação


III. O objectivo da Associação de Pais é alargar o âmbito deste projecto, criando sessões dirigidas a todos os pais e encarregados de educação interessados. No decorrer de 2008, por N/ iniciativa, este projecto de «Psicologia na Escola», cuja responsabilidade técnico-científica pertence à Oficinas Sem Mestre - e com a chancela do Agrupamento de Escolas de Aveiro -, dirigido a todos os públicos, e articulando vários estabelecimentos de ensino, candidatou-se ao programa 6.11/
POPH, mas (por poucos pontos) não chegou a ser aprovado. Estamos numa fase de redefinição do projecto. Entretanto, se algum encarregado de educação quiser apresentar uma proposta/fazer sugestões neste domínio, agradecemos!

Nenhum comentário: