26/03/2009

Comunicado sobre organização da «Festa das Flores»


Aos Pais e Encarregados de Educação
dos alunos(as) da Escola EB1 da Glória

No âmbito das comemorações dos 250 anos de elevação de Aveiro a Cidade, o Agrupamento de Escolas de Aveiro foi desafiado pela Câmara Municipal da nossa cidade a participar no programa de comemorações.
O Conselho Executivo do Agrupamento, solicitou ao corpo docente das escolas do 1º ciclo, a programação e execução de um desfile/festa, para responder a este desfile.
Os professores representantes das diversas escolas reuniram e decidiram, uma vez mais, solicitar o apoio, a colaboração e a disponibilidade dos encarregados de educação eleitos nas turmas, outros que entretanto tem vindo a colaborar com a escola e ainda representantes da associação de pais.

Sendo o ponto de partida a comemoração da elevação de Aveiro a Cidade, ficou decidido recuperar uma tradição “A batalha de flores entre Ceboleiros e Cagaréus” e encher as ruas da nossa cidade de cor e de alegria.

Em 1936 realizou-se em Aveiro, uma Batalha de Flores, integrada nos festejos de Carnaval. A organização foi dos Bombeiros Novos, e decorreu, simultaneamente, em terra e na ria, tendo para o efeito sido construída uma ponte provisória, no canal Central, junto ao Rossio.

Marcada a reunião com os representantes dos pais, que se realizou no dia 24 pelas 21 horas, e as professoras responsáveis por esta actividade nesta escola, ficou decidido elaborar este comunicado para ser distribuído por todos os encarregados de educação.

Comunicamos também que o programa deste evento prevê um desfile que ocorrerá no dia 5 de Junho e no qual estarão envolvidos os alunos de todas das escolas do 1º ciclo do Agrupamento de Aveiro.

Neste desfile as crianças da escola da Glória deverão ir vestidas de cor-de-rosa (cor base) e ainda branco e verde, de acordo com o estabelecido numa reunião de coordenadoras das escolas do Agrupamento.

A Comissão de pais da EB1 da Glória (constituída essencialmente pelos pais representantes das turmas), responsável pela organização, dinamização e participação dos das nossas crianças, decidiu que o vestuário a ser utilizado é:

Raparigas: Saia Cor de Rosa / T-Shirt Rosa Claro / Chapéu com Flores
Rapazes: Calções Brancos / T-Shirt Rosa Claro / Boné Branco

A Comissão está nesta fase inicial a procurar obter orçamentos para a aquisição das T-Shirts e das saias a serem utilizadas pelos alunos. Caso haja pais ou familiares das nossas crianças que tenham possibilidade de fornecer ou facilitar o acesso a estas peças de vestuário, bem como de angariar patrocínios para as adquirir, agradecíamos que se dirigissem à professora Virgínia Amélia, professora responsável nesta escola, quer pessoalmente, quer por contacto de e-mail eb1gloria@gmail.com

O percurso do desfile será o seguinte:
14:00h – Concentração e saída dos alunos do Centro Cultural e de Congressos (antiga Fábrica Jerónimo Campos);
17:30h – Encontro dos alunos da escola EB1 da Glória e da escola EB1 da Vera Cruz na Rua do Clube dos Galitos (perto do canal central), para recriação da Batalha das Flores. Segundo a tradição, esta batalha consiste no arremesso de flores entre as populações das freguesias da Vera Cruz e da Glória, separadas pelo canal da ria.

Gostaríamos muito de poder contar com a colaboração e envolvimento de todos neste evento.

Com os nossos cumprimentos,

O Grupo de Pais presentes na Reunião
As Professoras da Escola


[Imagem: Canal Central e Rua João Mendonça, cerca de 1920]

Um comentário:

ANTONIO LOPES disse...

SUGESTÕES PARA AS VOSSAS CONCEITUADAS FESTAS DE 2010: LUCAS & MATHEUS, LÉO & LEANDRO, AGRUPAMENTO MUSICAL IVASON e BANDA CORAÇÃO SERTANEJO. Por favor consultem os seguintes sites: www.lucasematheus.com, www.leoeleandro.com.pt e www.ivason.com. Contactos: ANTÓNIO LOPES 960195669/913729192/224041482.