01/10/2008

Trabalho em curso

Hoje, às 10h, a Presidente da AP reuniu-se com o Presidente da Junta de Freguesia da Glória, Sr. Fernando Tavares Marques.

Assuntos tratados:

1. Vigilância da EB 1 da Glória

No ano lectivo de 2006/2007, o Sr. Mário Geraz exerceu a função de vigilante, como contratado da CMA. No ano seguinte, o contrato não foi renovado, passando a vigilância - a par de outras funções - a ser assumida por uma nova Auxiliar de Acção Educativa: o Município justificou a dispensa dos serviços do Sr. Mário alegando, precisamente, a admissão desta funcionária. Contudo, muito cedo, surgiram problemas no período de entrada/saída dos alunos. A referida funcionária, tendo vindo a prestar serviços muito apreciados noutros domínios, não apresentava o perfil adequado à tarefa de controlo que lhe era exigida. A AP (cessante) sentiu-se na obrigação de encontrar uma solução alternativa. Em colaboração com a Junta de Freguesia, a AP procurou persuadir a CMA para a necessidade de renovar o contrato de trabalho com o referido funcionário. Mas, para o ano lectivo 2007/2008, a CMA, na pessoa do vereador da Educação, Pedro Ferreira, comprometeu-se apenas a participar com 100 euros mensais na remuneração do vigilante. A Junta de Freguesia acordou disponibilizar outros 100 euros mensais. A Associação de Pais, reunida em Assembleia Geral, acordou então assumir o encargo de 250 euros mensais, de forma a garantir a permanência do Sr. Mário na vigilância da escola, nos referidos períodos de entrada/saída de alunos e nos intervalos para recreio. Com esta decisão, a AP procurou remunerar, o mais justamente possivel, os serviços prestados, recebendo o Sr. Mário cerca de 450 euros mensais. Note-se que a Coordenadora da Escola, Dra. Rosa Garrett, sempre fez uma avaliação positiva da prestação desse funcionário e, assim, apoiou essa medida.
Entretanto, para o ano lectivo em curso, 2008/2009, a CMA decidiu descontinuar o contrato de serviços com o sr. Mário Geraz.

Estando prevista mudança dos Corpos Sociais da Associação de Pais, nenhuma decisão foi tomada até ao momento, relativamente à contratação de um vigilante. Uma vez que a EB1 da Glória luta com falta de recursos humanos (pessoal não docente), a situação em termos de segurança não tem sido de todo a adequada. Urge pois resolver este assunto.

Na reunião de hoje, o Presidente da Junta de Freguesia da Glória voltou a reafirmar o apoio à AP, por reconhecer a necessidade de admitir uma pessoa para a função específica de vigilância numa escola com a dimensão (cerca de 340 alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos) e a localização que tem a EB1 da Glória. A JF continuará assim a garantir um «subsídio» de 100 euros para a remuneração do funcionário, independentemente de quem - Sr. Mário Geraz ou outra pessoa - vier a exercer a função de guarda/vigilância deste estabelecimento de ensino.


2. Reparação de portas e janelas

Já tínhamos conhecimento e fomos de novo alertados pela Coordenadora Dra. Rosa Garrett para a existência de várias janelas - em mau estado, bloqueadas, não sendo possível abri-las ou fechá-las. No ginásio, recentemente remodelado por iniciativa da Associação de Pais, entrará água quando começar a chover. Em várias salas de aula, o problema é similar. Não é de esquecer o risco de assalto (facilitado).

O Sr. Presidente da JF comprometeu-se a estar presente na escola, amanhã, dia 2 de Outubro, cerca das 9:00, com um técnico, para avaliar a situação e, se possível, proceder à reparação imediata.
Entretanto, tomámos conhecimento pela sra. Coordenadora que a EB1 da Glória continua a aguardar que a CMA substitua 12 portas internas.


3. Biblioteca Escolar

O espaço para a criação da tão aspirada Biblioteca Escolar foi libertado. Este ano, o Agrupamento de Escolas de Aveiro «retirou» uma turma à EB1 da Glória, de forma a que uma das salas pudesse ser ocupada com mobiliário, equipamento e livros - cedidos pela DREC. Problema: a CMA não fez as obras de melhoramento obrigatórias. A Coordenadora aguardou durante os meses de Julho e Agosto as obras prometidas, o ano lectivo teve início, e não há sinal de progresso.

No decorrer da reunião com o sr. Presidente da JF da Glória, foi acordado marcar uma reunião conjunta com a CMA. A reunião foi solicitada e a resposta foi célere. Assim, amanhã, às 10:00, a Associação de Pais terá a primeira reunião após eleição dos novos Corpos Sociais, com o sr. vereador Pedro Ferreira. Procuraremos obter um esclarecimento e a definição de uma data para o início efectivo das referidas obras no espaço da futura Biblioteca.

Nenhum comentário: