03/10/2008

Circular

MENSAGEM DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS ELEITA A 29 DE SETEMBRO DE 2008
AOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA EB1 DA GLÓRIA

Segundo os Estatutos da Associação de Pais, é nossa competência representar o interesse dos pais e encarregados de educação, no que concerne à vida escolar, contribuindo para o estudo e resolução dos respectivos problemas. O primeiro desafio que se coloca é, então, como fazer chegar até nós todos os problemas, informações ou sugestões da comunidade escolar (que justifiquem ou exijam qualquer forma de intervenção positiva por parte da AP). Todos os anos são eleitos Representantes de Turmas mas estes acabam por comunicar pouco com os pais das respectivas turmas e não participam nas reuniões da Direcção da AP. Por outro lado, muitas vezes, as AP têm que tomar decisões relativamente a questões que exigem resposta rápida e por ser difícil mobilizar todos os envolvidos, desistem de o fazer. De forma a alterar esta situação, decidimos:

- Criar um blogue, que será permanentemente actualizado, através do qual se fará a divulgação dos problemas em discussão e das diligências/actividades em curso no sentido de resolver os vários problemas. Esse blogue já «vive» e podem consultá-lo no seguinte endereço:
http://assocpais-eb1-gloria.blogspot.com/

Os visitantes poderão acompanhar os bastidores das batalhas que formos travando no decorrer dos dois anos de mandato desta Associação. Este espaço virtual também pode ser utilizado para colocar questões ou fazer sugestões relativas à vida escolar.

- Fixar, no quadro expositor ao lado do portão de entrada, em permanência, o endereço do site e os endereços electrónicos da Associação de Pais:

- Distribuir aos Representantes de todas as Turmas uma folha com o contacto telefónico dos membros da Direcção da Associação. A cada um destes Representantes, solicitamos, desde já, o envio da seguinte informação: nome, ano/turma que representam, endereço electrónico e telefónico. Por favor, usem os nossos endereços: para transmitir esses dados e para comunicar connosco sempre que o desejarem. Sempre que se justificar, a AP poderá solicitar a V/ presença em reuniões ou a V/ opinião sobre determinadas matérias.

Segundo os mesmos Estatutos, é competência da AP zelar pela qualidade do ensino ministrado, quer em termos de meios físicos, como em termos pedagógicos. Concretizemos:

a) Infraestruturas e equipamentos. Segurança.

1. A AP cessante conseguiu que a CMA realizasse, ao fim de mais de 30 anos, obras de raiz nas casas de banho, de forma a oferecer condições sanitárias dignas. É necessário agora batermo-nos pela garantia de manutenção desse e de outros equipamentos.
2. Vivemos uma situação peculiar no que diz respeito à aspiração antiga de criar uma Biblioteca Escolar. Finalmente, uma sala está vazia, mas a DREC não pode enviar mobiliário e livros porque a CMA não fez, atempadamente, as obras básicas necessárias. Estamos tão próximos do objectivo que não podemos perder a oportunidade. Plano: nas próximas semanas, reuniões com os dois departamentos da CMA envolvidos (Educação e Serviços urbanos) e depois, em função das respostas obtidas, novo plano de acção.
3. A AP cessante realizou, a seu custo e com apoios de entidades privadas, obras de melhoramento no ginásio e na cantina. No entanto, existem problemas graves que urgem ser resolvidos: para começar, os carros de bombeiros estão impossibilitados de entrar no recinto escolar (por falta de espaço de manobra)! Este aspecto leva-nos ao ponto central: a aprovação e implementação de um plano de segurança e de emergência para a EB1 da Glória. Este ano teremos que EXIGIR uma alteração das condições actuais de segurança na escola.
4. Esta AP pretende reforçar a vigilância nas entradas/saídas da escola e durante o recreio. Para tal, será necessário contratar um funcionário com essa competência exclusiva. Convidamos todos a estar presentes na próxima Assembleia Geral, a realizar no dia 13 de Outubro, às 21h00, em que se discutirá este assunto. Participem!

b) Questões Pedagógicas

1. Por iniciativa da AP cessante existe neste momento um projecto único a decorrer nesta Escola. Um grupo de psicólogos – da Associação Oficinas Sem Mestre - tem realizado workshops regulares com as professoras. Como sabem, existe apenas um psicólogo contratado para todo o Agrupamento de Escolas de Aveiro. Este projecto visa reforçar o papel dos professores, no sentido de sinalizar e apoiar crianças com dificuldades particulares do ponto de vista emocional ou psicológico, e de aprendizagem. Nesta formação, os professores são também levados a reflectir sobre comportamento infantil e dinâmica dentro da sala de aula, a partir de casos reais que os próprios apresentam. Pretendemos continuar a apoiar este projecto e alargá-lo ao pessoal não docente (com as adaptações necessárias em termos de conteúdo).
2. Pretendemos desenvolver um projecto que reforce a relação dos alunos com a escola e com a comunidade, em paralelo e em cooperação com o trabalho já desenvolvido pelos docentes. Ao longo do ano, serão lançadas várias iniciativas (concursos literários, de pintura, escultura e fotografia dirigidos à crianças, pedipapers na cidade com participação de pais e alunos, etc..).

A AP continuará a promover um conjunto de acções especificas dirigidas aos alunos mais carenciados.

Finalmente, professores e alunos poderão contar com o nosso apoio na organização e animação das festas tradicionais (S. Martinho, Natal, Fim de Ano Lectivo, etc.).

Angariação de Fundos

Para a concretização destes objectivos, a AP vai realizar campanhas de angariação de fundos, uma vez que o valor total das quotizações não tem sido suficiente nos últimos anos. Assim, entre 2 e 18 de Dezembro já está prevista a organização de uma Quermesse de Natal. Sorteios de Rifas e outras iniciativas poderão ocorrer ao longo do ano lectivo. Gostaríamos, contudo, de apelar à V/ participação individual. A quota mínima anual é de 5 euros.

Ser membro da Associação de Pais da escola que os nossos filhos frequentam não é irrelevante. Todos juntos devemos e podemos, de facto, fazer uma pequena-grande diferença no sentido da melhoria da vida escolar!


A Presidente da Direcção da Associação de Pais da Escola EB1 da Glória

Maria do Rosário Borges de Sousa Fardilha de Girardier



Aveiro, 1 de Outubro de 2008

[distribuida no dia 3 de Outubro de 2008]

Nenhum comentário: