02/10/2008

Reunião com vereador Pedro Ferreira (CMA)

Às 10h00, realizou-se uma reunião na CMA, com o vereador do pelouro da Educação e Relações com Ensino Superior, Finanças, Juventude e Relações Internacionais, Dr. Pedro Nuno Tavares de Matos Ferreira. Por parte da Câmara, também esteve presente o Dr. António Direito, Chefe de Divisão de Educação.
A Junta de Freguesia fez-se representar pelo seu Presidente, Sr. Fermando Marques.
A Associação de Pais fez-se representar pela sua presidente, Dra. Maria do Rosário Fardilha de Girardier, por Esmeralda Cardoso, membro da Direcção, e pela Presidente do Conselho Fiscal, Dra. Cláudia Valadares.

Assuntos debatidos:
- Biblioteca Escolar;
- Planos de Segurança e de Emergência Interna (PEI), assim como Planos de Evacuação;
- Acesso de carros de bombeiros ao recinto escolar;
- Ponto de situação sobre a
parceria público-privada aprovada na Assembleia Municipal para implementação da Carta Educativa.

Informações que podemos veicular:
- A CMA compromete-se a realizar, nas próximas semanas (mês de Outubro), o arranjo do perfil de caixilharia - única obra necessária para que a sala cumpra os requisitos necessários à instalação da estantaria e livros. Afinal, não é necessário construir um WC dentro deste espaço.
- Planos de Segurança e PEI: a CMA remete essa responsabilidade para a sede do Agrupamento de Escolas de Aveiro.
- Entrada de carros de bombeiros: No início do ano (2009) está já previsto que seja retirada alguma da sinaléctica do pequeno parque de estacionamento em frente ao portão principal da escola. Nessa altura, os separadores de via em betão (tipo New Jersey), colocados ali para delimitar a rua, serão deslocados, de forma a que os veículos tenham espaço de manobra suficiente para entrar na escola.
- Parceria público-privada: segundo o vereador, essa parceria vai contemplar dezenas de contratos - que estão a ser redigidos - de forma a que a CMA salvaguarde os seus devidos interesses. Por outro lado, nem todas as escolas serão construídas ou remodeladas pelo novo consórcio; a CMA decidiu concorrer ao QREN para financiamento de obras em algumas escolas (Santiago, Barrocas,...), entregando apenas, nestes casos, ao novo consórcio, a responsabilidade de manutenção desses estabelecimentos.

Entretanto, o ‘campus’ da Justiça de Aveiro, um dos seis a serem criados no país até 2013, poderá começar a ser construído no primeiro trimestre de 2009. Caros pais, vamos ter obras no actual parque de estacionamento de viaturas da PSP e da Protecção Civil! Preparemo-nos para desvios de trânsito e outras perturbações devido a ruídos e poeiras! Não tenho dúvidas de que esta obra, de grande dimensão, na proximidade da escola, nos vai dar muitas dores de cabeça.

Nenhum comentário: