29/10/2008

Reunião com Conselho de Docentes

Hoje, dia 29, as professoras da Escola EB1 da Glória, reunidas em Conselho, receberam dois representantes da Associação de Pais, Maria do Rosário Carvalho e Maria do Rosário Fardilha.


I. Foram apresentados os problemas mencionados pelos Representantes de cada turma (no passado dia 23).

Sobre a suposta má qualidade das refeições servidas na cantina:
- A Professora Purificação, que está a desenvolver um projecto específico na área da alimentação na escola, assegurou que a qualidade das refeições é boa. Devido ao estudo que está a coordenar, prova habitualmente os vários pratos e, para além de os menus serem elaborados por uma nutricionista, pelo que são variados e com valor nutricional adequado, a Professora atesta do bom sabor da generalidade dos pratos servidos. Na sua opinião, o esforço deve ser feito no sentido de uma melhoria da educação alimentar. Urge, por exemplo, levar as crianças a apreciar legumes e fruta. Brevemente, a Professora Purificação irá explicar melhor este seu projecto à comunidade escolar.

Sobre a possibilidade de oferta de pacotes de leite simples, e não apenas achocolatados, à hora do lanche:
- Este pedido foi entregue ao Agrupamento de Escolas de Aveiro em Setembro de 2008. Aguarda-se resposta.

Sobre a não participação da EB1 da Glória no programa de comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, organizado pela Civitas:
- A escola não recebeu nenhuma informação por parte do Agrupamento de Escolas de Aveiro ou de outra instituição para se inscrever.

Sobre a não inscrição da EB1 da Glória no Projecto PmatE (Projecto Matemática Ensino):
- A Escola não tem recursos suficientes para dar apoio a este projecto. Apesar dessa limitação, a AP solicitou à Profª Coordenadora, Rosa Garrett, que fizesse a inscrição, de forma a que os (grupos de) alunos que queiram concorrer por iniciativa própria, o possam fazer.

Colaboração de pais com formação adequada para dar aulas de desporto:
- Várias turmas já beneficiam desse apoio, por acordo estabelecido directamente entre professoras e pais, mas a sugestão da AP foi acolhida com interesse pela Professora Cristina Sena. O horário da sua turma para actividade desportiva é o seguinte: terça-feira, das 14h30 às 15h30.

Sobre a alteração dos horários das AEC no decorrer desta semana:
- Na origem do problema estará o excesso de alunos na turma de música (3º ano). Na verdade, se inicialmente estavam previstos cerca de 20 alunos, por vezes a aula é frequentada por 36 alunos. A variação sistemática do número de alunos, por aula, tem criado dificuldades na organização dos mapas de turmas/horários das AEC. Uma nova professora de música foi admitida. Nos próximos dias, o novo horário ficará definido.

Sobre a vigilância na escola, nomeadamente ao nível das entradas/saídas:
- O Conselho foi informado de que a maioria dos pais está satisfeita com a nova regra que impede a entrada dos encarregados de educação no recinto escolar (salvaguardada alguma flexibilidade, em especial no caso dos alunos do 1º ano);

- O Conselho foi informado da decisão da última Assembleia de Pais no sentido de renovar o contrato de prestação de serviços com o Sr. Mário Geraz. O Sr. Mário começará a exercer funções no dia 3 de Novembro: fará vigilância no portão e no recreio e dará apoio à escola noutras actividades, quando solicitado. A remuneração do Sr. Mário ficará a cargo da Associação de Pais, que beneficia do apoio da Junta de Freguesia da Glória (cuja comparticipação corresponde ao valor de 100 euros).

As professoras sugeriram que o Sr. Mário anotasse o nome das crianças que permanecem na escola depois da hora de término das AEC (17h45). O objectivo é evitar a repetição de situações em que os encarregados de educação vêm buscar as crianças tardiamente, criando problemas de guarda dos menores.

II. Outros assuntos:

- A Coordenadora, Professora Rosa Garrett, comprometeu-se a enviar ofícios à CMA no sentido de alertar (novamente) para a impossibilidade de acesso de veículos da Corporação de Bombeiros no recinto escolar (devido ao posicionamento dos jerseys na via frente ao portão) e para o risco de queda/desmoronamento do edifício contíguo à escola (Bombeiros Velhos).

- Professoras e AP acordaram acções a desenvolver por altura do Magusto e do Natal (que serão comunicadas brevemente).



A AP agradece ao Conselho de Docentes a abertura e receptividade demonstradas e disponibiliza-se para cooperar sempre que possível no sentido da melhoria das condições de ensino desta escola. Agradecemos também aos Representantes de Turma que, em várias ocasiões e para esta reunião em particular, deram um importante contributo.

Nenhum comentário: