16/09/2010

Uma escola mais bonita... mas disfuncional

O número de alunos que frequenta a EB1 da Glória ultrapassa as três centenas. No entanto, neste início de ano escolar, a escola conta apenas com 3 funcionárias (pessoal não docente) no activo. Hoje, dia 16, a situação agravou-se: só compareceram ao trabalho duas das três funcionárias. O ratio aluno/assistentes operacionais ultrapassa os 150! Perguntamos: quando e quantos funcionários serão recrutados para que as condições mínimas de vigilância e segurança das crianças sejam respeitadas?

Mas há mais questões:

Por que razão as AECs que os alunos poderão frequentar não são as mesmas, pelo menos para os alunos de um mesmo ano? Como é possível que uma turma do 4º ano tenha a oportunidade de desenvolver actividades que são vedadas aos alunos das outras duas turmas do mesmo ano? Que princípio/regulamento admite tal arbitrariedade?

O ano começou e a tradição vai continuar a ser o que era em relação ao xadrez? Vai haver aulas de xadrez/tendo início quando?


Caro Dr. Carlos Magalhães, Senhor Director do Agrupamento de Escolas de Aveiro, os pais e encarregados de educação não merecem sequer uma carta/comunicado com uma justificação sobre as situações irregulares que se observam actualmente?

Para quem desejar manifestar-se ou obter informações, deixamos o telefone da Sede do Agrup. de Escolas de Aveiro (Escola EB2/3 João Afonso, sita na Rua das Pombas): 234379920.



Adenda 17-09-2010:
Após contacto telefónico com o Dr. Carlos Magalhães, informamos que o Agrupamento prevê a integração de dois novos assistentes operacionais a partir da próxima semana (segunda ou terça-feira). A Associação de Pais constata assim que, no total, a EB1 da Glória passará então a contar com 4 + 2 assistentes. Note-se que um dos 4 efectivos está sistematicamente de baixa (como acontece actualmente). O Dr. Carlos Magalhães comprometeu-se também a averiguar a situação das AECs para o quarto ano (as disciplinas de Drama e Artes e Palco só podem ser frequentadas pelos alunos de uma turma, o que é irregular). Não obtivemos qualquer informação sobre o início das aulas de Xadrez.
Ainda segundo o Senhor Director do AEA, qualquer queixa/observação relativas à escola deve ser formalizada por escrito e enviada por correio ou email (eb23jaa@clix.pt).

2 comentários:

Anônimo disse...

Para que todos os encarregados de educação entendessem é importante ser explícito na questão das AEC.

AP-EB1-GLÓRIA-AVEIRO disse...

Na adenda explicitamos o problema de forma mais clara. Obrigada pelo seu comentário.