16/06/2009

Hoje, lançamento do livro "O Sonho da Princesa Moranguinho"!

As turmas do 1.º ano do Agrupamento de Escolas de Aveiro (Glória, Barrocas, Aveiro, S. Jacinto e Santiago) decidiram escrever um livro que será editado e apresentado hoje, dia 16 de Junho, no Seminário de Santa Joana Princesa, em Aveiro. A história iniciou-se numa turma que leu a sua parte à turma seguinte e o processo continuou até se finalizar a história na 11.ª turma.

O projecto
Inventar, Descobrir e Construir (ver blogue) contou com a participação de 275 alunos, onze professores e nove professoras estagiárias. Pretendeu-se com este trabalho, numa fase inicial de aprendizagem, desenvolver as competências da leitura e escrita junto dos alunos, valorizando em simultâneo o espírito de grupo e de partilha. Eis o livro que será editado:

[Contracapa e capa]


Começa assim (1ºC, EB1 Glória):

«Há muito, muito tempo vivia no Reino dos Morangos a Princesa Moranguinho.
Ela era bonita, loira inteligente e tinha olhos azuis.
Um dia foi ao rio Encantado e encontrou um Golfinho.
Perguntou-lhe como se chamava.
- Chamo-me Fifi. E tu como é que te chamas?
- Chamo-me Moranguinho. Uaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!
- Porque é que estás a chorar Princesa Moranguinho?
- Uaaaa! Caiu um meteorito no meu reino e esmagou os meus morangos!
- Eu posso-te ajudar
!…»

Continua (1ºA, EB1 Glória):

«- Mas como?
- Tenho uma ideia. No outro dia quando passava pelo fundo do rio encontrei um tesouro!
- Um tesouro?!
- Sim, uma máquina do tempo!
- E o que é isso da máquina do tempo?
- É uma máquina electrónica, em que entras num portal, carregas num botão e programas o número de anos que queres recuar.
- Mas isso é maravilhoso! Posso voltar ao meu reino, tal qual ele era, antes cair do espaço, o meteorito.
Entao, Fifi despediu-se da sua amiga e mergulhou no Rio Encantado para procurar a máquina do tempo


E continua (1ºB, EB1 Glória):

«Depois de muito mergulhar, encontrou um monstro com 6 cabeças.
O Fifi ficou a tremer e perguntou:
- Quem és tu?
- Eu sou o guardião do tempo e não te deixo entrar.
- Por favor, eu preciso da máquina do tempo, só um bocadinho, por favor.
- Para que a queres tu?
- É para ajudar a Princesa Moranguinho.
- E quem é essa princesa?
- A Princesa Moranguinho é uma amiga minha, que vivia num castelo de morangos, mas um dia, um meteorito, destruiu todo o seu reino e ela
…»

... e se quiseram saber mais, têm que ler o livro! :)



PARABÉNS A TODOS OS ALUNOS E PROFESSORES!

Nenhum comentário: