21/09/2009

Lanche reforçado

A PARTIR DESTA SEMANA…


PARA ALÉM DO PACOTE DE LEITE, TODAS AS CRIANÇAS PODERÃO SOLICITAR UM PÃO COM MANTEIGA. A GERTAL DISPONIBILIZA OS PÃES, A ASSOCIAÇÃO DE PAIS FORNECE A MANTEIGA, A ESCOLA DISTRIBUI ESSE SUPLEMENTO. PARA ALÉM DISSO, EM CADA SALA DE AULA, CADA PROFESSORA PASSARÁ A DISPÔR DE UM CESTO COM FRUTA. DÁ UMA TRINCA…

Reunião com Gertal

Hoje, 15h30: Reunião com a Direcção da Gertal (Aveiro). Na próxima Assembleia Geral dos Pais daremos conta das decisões/acções definidas em conjunto. A empresa revelou abertura e disponibilidade para melhorar a qualidade global do serviço, desde que seja respeitado o Caderno de Encargos definido pela CMA.
Continuamos com o problema grave da falta de equipamentos básicos, nomeadamente a máquina de lavar loiça (actualmente a lavagem é manual), cuja aquisição é da responsabilidade directa da autarquia.

Pequena nota

Só para informar que, por causa destas e outras notícias mais desagradáveis, a Direcção desta AP decidiu não pagar quota a nenhuma Confederação de Associações de Pais. Não o fizemos no ano precedente, não o faremos em 2009/2010.

18/09/2009

Breve Comunicado da Associação de Pais

Esta é a composição (actualizada) dos Corpos Sociais da Associação de Pais para o biénio 2008/2010. A eleição ocorreu na Assembleia de Pais de 29 de Setembro de 2008. Ana Gomes, Primeiro Secretário da Assembleia Geral, deixou de pertencer à AP no primeiro trimestre de 2009, na sequência da transferência do seu educando para outro estabelecimento escolar.

DIRECÇÃO
Presidente: Maria do Rosário Fardilha de Girardier
Vice-Presidente: Ana Cruz
Secretário: Pedro Melo Figueiredo
Tesoureiro: Esmeralda Cardoso
Vogal: Sara Cravo
Vogal: Sofia Pinho e Melo
Vogal: Teodorico Pais

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: Jorge Almeida
Primeiro Secretário: Maria da Luz Melo
Segundo Secretário: Silvia Velho

CONSELHO FISCAL
Presidente: Cláudia Valadares
Vogal: Jorge Albergaria
Vogal: Maria do Rosário Carvalho


_____
Esta é a nossa resposta à insinuação afirmação (desonesta) do Gabinete de Imprensa da CMA no artigo publicado hoje no Diário de Aveiro. Somos um grupo coeso que une diferentes sensibilidades e competências, motivado apenas pelo desejo de melhorar o espaço e o ambiente escolar frequentado pelos nossos filhos. A tomada de posição pública assumida pela Associação de Pais não tem "nada a ver com o período de pré-eleitoral". Tem ver com o início do ano lectivo numa escola que apresenta há anos muitas deficiências.

No Diário de Aveiro de hoje II

No artigo do DA já mencionado, intitulado "Almoços na escola não agradam aos pais", os últimos parágrafos dão conta da reacção da CMA. Passamos a transcrever:

«As questões não constituem qualquer novidade para a Câmara que diz estar a desenvolver esforços para que "estas situações, de acordo com as prioridades da autarquia, sejam efectivamente tratadas". Da actuação da empresa, a Câmara espera uma mudança, compreendendo, por se tratar da primeira semana a prestar o serviço de refeições, que "possa haver falhas". Por último, a Cãmara espera, segundo transmite o Gabinete de Imprensa, que a tomada de posição pública assumida pela Associação de Pais" não tenha nada a ver com o período de pré-eleitoral".
Particularmente, quanto à reivindicação de uma nova máquina de lavar louça, a Câmara explica que se trata de um equipamento com um custo de 2.500 euros e que o assunto será "resolvido no timming próprio".

No Diário de Aveiro de hoje

in Diário de Aveiro, 18-09-2009

«Aveiro: Almoços na escola da Glória não agradam aos pais

As refeições servidas, as condições oferecidas e o tratamento dado às crianças preocupam os pais da escola do primeiro ciclo da Glória

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB1 da Glória, de Aveiro, detectou vários problemas na cantina e serviço de refeições prestado a cerca de 90 alunos. No blog da associação, num requerimento dirigido à Câmara, informa a autarquia que tem registado “queixas recorrentes, todos os anos, sobre as condições de salubridade da cantina (instalações e equipamento) e sobre a quantidade e qualidade das refeições servidas pelas empresas de catering”. A partir do início do ano lectivo, na passada segunda-feira, a associação passou a “observar o serviço de refeições” registando dados numa "Ficha de Observação da Cantina da Glória". Além de apontar o que observam, a associação adianta que é preciso “requalificar o espaço da cozinha; adquirir frigorífico e máquina de lavar loiça industrial; afectar mais pessoal ao serviço, garantir refeições em quantidade suficiente e melhorar as condições globais de higiene”.
(Ler notícia completa na edição em papel) »

17/09/2009

Fotografias da cozinha e refeitório - dias 15 e 16 de Setembro

Álbum inserido no requerimento enviado a 16 de Setembro à CMA:

Cantina da EB1 Glória 15 e 16 de Setembro 09

Requerimento dirigido à CMA (Cantina e serviço de refeições) II

A/c Vereador da Educação, Dr. Pedro Ferreira
A/c Chefe Divisão de Educação da CMA, Dr. António Direito
Enviada por e-mail, dia 16-09-2009



Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Aveiro,

Na sequência da mensagem/requerimento enviada a 15 de Setembro, a Associação de Pais da Escola EB1 da Glória reitera o seu pedido de uma intervenção no espaço e equipamentos da cozinha deste estabelecimento de ensino, assim como a melhoria da qualidade global do serviço de refeições (actualmente da responsabilidade da empresa Gertal).

Junto anexamos a "Ficha de Observação nº 2" relativa ao dia de hoje, 16 de Setembro (e reenviamos a FO nº1 relativa a 15-09). A esse documento, associamos álbum de fotografias tiradas a 15 e 16 de Setembro. O link para esse álbum é o seguinte:

http://picasaweb.google.pt/assocpaiseb1/CantinaDaEB1Gloria15E16DeSetembro09?feat=directlink

Relembramos que a Direcção da Associação de Pais decidiu, de forma a fundamentar as queixas recorrentes, iniciar este ano um novo procedimento: todas as semanas, em dia(s) diferente(s), um seu representante estará presente na cantina para observar o serviço de refeições.

Reafirmamos a certeza de que a leitura atenta deste relatório levará V. Exas a concluir da urgência em:
- requalificar o espaço da cozinha;
- adquirir frigorifico e máquina de lavar loiça industrial;
- afectar mais pessoal ao serviço que é utilizado por cerca de 100 crianças (média actualizada);
- garantir refeições em quantidade suficiente ;
- melhorar as condições globais de higiene.

Vimos pois solicitar, novamente, a execução/satisfação de cada um dos pontos supramencionados.

Sem outro assunto de momento, subscrevemo-nos com elevada consideração,

Maria do Rosário Fardilha
Presidente da Associação de Pais da EB1 da Glória


ANEXO:
FICHA DE OBSERVAÇÃO Nº 2 - Dia 16 de Setembro.

16/09/2009

Fotografias da cozinha e refeitório (dia 15-09-2009)

Complemento à Ficha de Observação nº 1 mencionada aqui:

COZINHA

Armários velhos, com humidade e sujidade. Buraco no tecto ("saída de ar"). Área da máquina de lavar loiça. Banca.

REFEITÓRIO
Mesas com contentores das refeições (e material de limpeza)


[Fotos tiradas no dia 15-09-2009]

Requerimento dirigido à CMA (Cantina e serviço de refeições)

A/c Vereador da Educação, Dr. Pedro Ferreira
A/c Chefe Divisão de Educação da CMA, Dr. António Direito
Enviada por e-mail, dia 15-09-2009


Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Aveiro,

A Associação de Pais da Escola EB1 da Glória tem registado queixas recorrentes, todos os anos, sobre as condições de salubridade da cantina (instalações e equipamento) e sobre a quantidade e qualidade das refeições servidas pelas empresas de catering. Essas queixas têm sido apresentadas em reuniões formais e informais com representantes da autarquia, nomeadamente da Divisão de Educação, mas, sob o pretexto de que não têm registo de queixas "escritas", V. Exas. alegam não poder intervir.

Acrescentamos que temos conhecimento de que os responsáveis pela Coordenação da Escola enviaram já, também, ofícios solicitando novos equipamentos, sem resposta até hoje.

A Direcção da Associação de Pais decidiu então, de forma a fundamentar as queixas recorrentes, iniciar este ano um novo procedimento: todas as semanas, em dia(s) diferente(s), um seu representante estará presente na cantina para observar o serviço de refeições. O documento que anexamos, intitulado "Ficha de Observação da Cantina da Glória", é um relatório do primeiro dia do ano lectivo 2009/2010, já sob a responsabilidade da empresa Gertal.

Depois da leitura desse relatório, pensamos que V. Exas poderão facilmente concluir da urgência em:
- requalificar o espaço da cozinha;
- adquirir frigorifico e máquina de lavar loiça industrial;
- afectar mais pessoal ao serviço (sendo que 2 funcionárias +1 é
manifestamente insuficiente para uma média diária de 90 crianças com idades entre os 6 e 10 anos);
- garantir refeições em quantidade suficiente (não se repetindo a prática do ano passado - e ocorrida também no dia de hoje, de ser necessário requerer e esperar a chegada de mais doses no período de almoço);
- melhorar as condições globais de higiene.

Serve a presente mensagem para solicitar formalmente a V. Exas a execução/satisfação de cada um dos pontos supramencionados.

Sem outro assunto de momento, subscrevemo-nos com elevada consideração,

Maria do Rosário Fardilha
Presidente da Associação de Pais da EB1 da Glória


Adenda: por dificuldades na recepção da mensagem por parte de alguns dos destinatários, reenviamos esta mensagem não anexando um conjunto de fotografias tiradas no mesmo dia, 15-09-2009; as mesmas poderão ser vistas brevemente no blogue da Associação de Pais: http://assocpais-eb1-gloria.blogspot.com/

ANEXO:
FICHA DE OBSERVAÇÃO DA CANTINA Nº 1

15/09/2009

Seja membro da Associação de Pais

Independentemente do seu estilo ou maneira de ser e de estar...



... é importante a participação de todos, como pais e encarregados de educação, na Comunidade Escolar!

Seja membro da Associação de Pais! Colabore no esforço comum de melhorar o espaço e o ambiente educativo! Preencha a Ficha de Inscrição que foi hoje entregue a todos os alunos ou, se preferir, envie-nos a mesma
FICHA DE INSCRIÇÃO por email (basta clicar na ligação e remeter o ficheiro para assocpaiseb1@gmail.com).

Para conhecer o "plano de acção" relativo a este ano lectivo, apareça no dia 24 na Assembleia Geral!

... e passe a palavra, p.f..


[Imagens, de cima para baixo, da autoria de: Duarte Vitória (In side e Manifesto, 2007), Melvin Sokolsky, Nuno Gonçalves (Santa Joana Princesa, 1472), Nuno Raminhos (da série It's Fucked up to be a hero, 2008), Rita Melo (Made in Bairrada e Sem titulo, 2008), João Noutel (Aphrodisier, 2008)]

Convocatória para Assembleia Geral de Pais no dia 24 de Setembro

CONVOCATÓRIA

Nos termos do disposto no artº 9º do capítulo terceiro do Regulamento interno dos Estatutos, convocam-se todos os associados da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica nº1 de Aveiro – Glória e convidam-se os restantes encarregados de educação, para reunirem em Assembleia Geral anual, no dia 24 de Setembro de 2009, pelas 21 horas, na Escola EB 1 da Glória, com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto um – Leitura e aprovação da acta da reunião anterior;
Ponto dois – Aprovação de entrada de dois novos elementos para lugares vagos nos corpos sociais da Associação.
Ponto três – Apreciação e votação do relatório e contas de gerência do ano lectivo 2008/09.
Ponto quatro - Informações aos sócios sobre as principais actividades
desenvolvidas pela associação no ano lectivo anterior e ponto de situação sobre os principais problemas da Escola.
Ponto cinco – Apreciação e votação do plano anual de actividades para o ano lectivo 2009/2010.
Ponto seis – Outros assuntos do interesse da associação.

Se à hora marcada não estiverem presentes pelo menos 50% dos sócios, a Assembleia reunirá meia hora depois – 21:30h, com qualquer número de associados.

Aveiro, 11 de Setembro de 2009

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral
______________________________

(Jorge Almeida)

14/09/2009

Principais direitos dos trabalhadores pais e das trabalhadoras mães


Confesso que não conhecia alguns destes NOSSOS DIREITOS...

- Direito da mãe ou do pai, com um ou mais filhos menores de 12 anos, a trabalhar em regime de tempo parcial. Se a entidade empregadora manifestar a intenção de recusa ao pedido do/a trabalhador/a, deve solicitar obrigatoriamente parecer a emitir, em 30 dias, pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego;

- Direito da mãe e do pai, com um ou mais filhos menores de 12 anos, a trabalhar em regime de flexibilidade de horário. Se a entidade empregadora manifestar a intenção de recusa ao pedido do/a trabalhador/a, deve solicitar obrigatoriamente parecer a emitir, em 30 dias, pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego;

- Direito a faltar, até 30 dias por ano, para assistência na doença a filhos/as, adoptados/as ou equiparados/as, menores de 10 anos, e até 15 dias por ano para prestar assistência inadiável e imprescindível em caso de doença ou acidente a filho, adoptado ou enteado com mais de 10 anos de idade;

- Direito a faltar, até 15 dias por ano, para assistência na doença a filhos/as, ou equiparados/as, maiores de 10 anos;

- Direito a faltar, até 30 dias por ano, para assistência na doença a filhos/as, adoptados/as ou equiparados/as, com deficiência, independentemente da idade;

- Direito a faltar, até quatro horas, uma vez por trimestre, para se deslocar à escola tendo em vista inteirar-se da situação educativa do filho menor. Neste caso, deve apresentar-se justificação pelo responsável pela educação do menor.

LER MAIS
AQUI.



Imagem: Karl Brulloff. Mother Awoken by Her Crying Child. 1831.

I Fórum de Educação e Juventude de Aveiro

O I Fórum de Educação e Juventude de Aveiro vai decorrer nos dias 17, 18 e 19 de Setembro de 2009, no Parque de Exposições de Aveiro.

Programa de Debates, Conversas Ab­ertas e Demonstrações do I Fórum de Educação e Juventude

17 de Setembro
14.30-16.30 horas - Seminário “Educação: O Princípio do Prazer” pela Escola Profissional de Aveiro
15.00-17.00 horas - Demonstração de Cozinha e Pastelaria pela Escola de Hotelaria e Turismo de Santa Maria da Feira
16.30-18.30 horas - Conversa Aberta “Transição para a Vida Adulta de Alunos com Necessidades Educativas Especiais” pela EB2,3 Castro Matoso – Oliveirinha

18 de Setembro
10.30-11.30 horas - Debate “Vive +” pelo CAD – Centro de Saúde de Aveiro
11.30-13.00 horas - Conversa Aberta “Educação e Formação de Adultos na área dos audiovisuais e produções dos média” pela Alquimia da Cor - Produções Digitais, Lda
14.30-16.30 horas - Apresentação “Site Mundo das Profissões” pela ANQ – Agência Nacional para a Qualificação, IP
15.00 horas - Lan Party
19.00 horas - Demonstração de Capoeira pela Associação de Capoeiristas do Litoral

19 de Setembro
14.00-15.30 horas - Workshop “O Segredo da Matemática” pelo Mathnasium – Ginásio de Matemática de Aveiro
15.00 horas - Demonstração de Dança, pelo Grupo SML
16.00 horas - Demonstração de Dança pelo Ginásio Gim Line Atelier de térérés pelo Projecto Ria Ateliers de pinturas faciais, modelagem de balões e artes circenses pelos Alunos da Escola Profissional de Agricultura de Vagos.
15.30-17.30 horas - Conversa Aberta “Formação e Responsabilidade Social” pelo Instituto Superior
16.30 horas - Demonstração de Serviço de Bar e Mesa pela EB2,3 de São Bernardo
17.00-18.00 horas - Conversa Aberta “Empreendedorismo e Marketing Escolar” pela EDUCOACH, S.A. – Max Portugal
18.00-19.00 horas - Conversa Aberta “Ciências Religiosas e Educação” pelo ISCRA – Instituto Superior de Ciências Religiosas em Aveiro

Programa de Actividades:

- Conversas Abertas:
"Transição para a Vida Adulta de Alunos com Necessidades Educativas Especiais." - Agrupamento de Escolas de Oliveirinha.
"Educação e Formação de Adultos na área dos audiovisuais e produções dos média." - Alquimia da Cor, Produções Digitais, Lda.
"Formação e Responsabilidade Social" - Instituto Superior Jean Piaget (Viseu)
"Ciências Religiosas e Educação" - Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro
"Empreendedorismo e Marketing Escolar" - EDUCOACH, S.A. - Max Portugal.
"Apresentação: Site Mundo das Profissões"- Agência Nacional para a Qualificação, IP
"Debate: Vive +"- Centro de Saúde de Aveiro
"Seminário: O Princípio do Prazer" - Escola Profissional de Aveiro

- Workshops:
" O Segredo da Matemática" - Mathnasium - Ginásio de Matemática de Aveiro.
"Demonstração de Cozinha/Pastelaria" - Escola de Hotelaria e Turismo de Santa Maria da Feira.
"Demonstração de Serviço de Bar e Mesa" - Agrupamento de Escolas de São Bernardo
"Demonstração de Serviços de Cabeleireiro, Manicura e Maquilhagem - RIAVEIPROF - Formação Profissional e Serviços de Informática, Lda.
"Demonstração de Futebol Robótico" - Universidade de Aveiro

- Outras Actividades:
"Espectáculo Artístico - Peça de Teatro e Dança" - Escola Profissional de Aveiro.
"Observação Nocturna ao Telescópio" - FISUA
Exposição "Da Emergência Planetária à Educação para um Futuro Sustentável" - Universidade de Aveiro
Espaços Lúdicos: Internet, Games, Ateliers, Torre de Escalada e Slide e Insufláveis



11/09/2009

Reunião na sede do Agrupamento de Escolas de Aveiro


Hoje, às 15 horas, realizou-se uma reunião para avaliação e planeamento de diferentes matérias relacionadas com a Escola EB1 da Glória na sede do Agrupamento. Estiveram presentes as Professoras Maria Albina Rodrigues (Vice-presidente do Conselho Executivo), Joaquina Mourato (Assessora), Maria Celeste Saraiva (Coordenadora do 1º ciclo), Rosa Garrett (Coordenadora da Escola EB1 da Glória) e três membros da Direcção da Associação de Pais (Maria do Rosário Fardilha, Maria do Rosário Carvalho e Sofia Pinho e Melo). Apresentamos uma breve síntese dos temas abordados e das principais decisões acordadas.

1. CANTINA ESCOLAR
- Necessário aumentar a fiscalização do serviço da Eurest. A nutricionista da CMA deve aumentar a frequência das visitas à escola (no decorrer de todo o ano lectivo passado foi uma "figura ausente"). A AP vai acompanhar/avaliar o serviço de refeições, aparecendo uma ou duas vezes por semana (sem aviso) na Cantina. É importante que a Eurest melhore a qualidade das refeições.
- A CMA (Divisão de Educação) tutela este serviço, pelo que pessoal docente e não docente, assim como os pais dos alunos, devem apresentar por escrito a esta entidade todas as reclamações (a AP poderá fazer chegar à CMA as cartas assinadas por encarregados de educação).
- Inserido no Plano de Contingência para a Gripe A (H1N1), será solicitada à CMA a compra de louças/copos/talheres descartáveis enquanto não for instalada máquina de lavar loiça adequada (temperatura de água aproximadamente de 65ºC).

2. AUXILIARES DE EDUCAÇÃO
- A escola contará com o apoio de 3 novos funcionários, pelo que o número total de auxiliares de educação será de 7. A pessoa contratada para a função de Vigilante (via POC) deverá apresentar-se ao serviço no dia 23 ou 24 de Setembro.
- O
programa de formação (ver link) dirigido aos auxiliares de educação será reiniciado.

3. MATERIAL E EQUIPAMENTO DESPORTIVO EM FALTA
O Conselho de Docentes elaborou uma lista de material diverso em falta que a AP tentará providenciar. A lista compreende 2 colchões de queda (2m x 1m x 0,03m), tabelas de basquetebol (aro e rede incluído) - 112cm x 73cm; balizas amovíveis - 1,52m x 1,22m (futebol); kit de barreiras para treino (atletismo); bolas de Esponja (andebol); testemunhos - (atletismo) 32mm; um expositor para livros em cada sala de aula, 2 leitores de CD.
Neste momento estão garantidas: as balizas (oferecidas por um encarregado de educação) e as estantes (dadas por uma empresa). [Se algum encarregado de educação tiver conhecimento de empresas/patrocínios para aquisição do restante material, agradecemos que contacte a AP.]

4. PLANO DE EMERGÊNCIA INTERNO (PEI)
A Coordenadora da escola comprometeu-se a solicitar à protecção civil os testes de EI (preferencialmente, um por trimestre).

5. BIBLIOTECA ESCOLAR
Em 2009 foi inaugurada. Prevê-se a dinamização deste espaço no ano lectivo corrente, assim como o alargamento do horário de abertura.

6. LANCHE ESCOLAR
No ano passado foi introduzido um "reforço" ao suplemento alimentar fornecido pela escola (habitualmente, um pacote de leite). Leiam
aqui as razões que nos levaram a lançar essa ideia (com o apoio da escola). Infelizmente, essa iniciativa foi descontinuada ao fim de algum tempo. Na reunião de hoje ficámos satisfeitos com o compromisso de que, a partir do dia 21 de Setembro, "o lanche reforçado" voltará à escola. A AP fornecerá a manteiga que as Auxiliares utilizarão para barrar os pães (e, se necessário, compraremos mais pães). A AP vai ainda oferecer a cada docente uma fruteira que será colocada na sala de aula, cabendo à professora "gerir o stock" de fruta disponível.

7. ACOMPANHAMENTO PARA OS ALUNOS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE AVEIRO
- Várias dezenas de alunos da Escola da Glória frequentam também o Conservatório de Música - cuja localização é muito próxima. Até agora, não tinha sido possível satisfazer o pedido de vários pais no sentido de haver um serviço de acompanhamento dos alunos no trajecto entre as duas instituições. A partir deste ano, a Escola vai disponibilizar 1/2 Auxiliar(es) de educação, todos os dias da semana, às 16 horas, para acompanhar o grupo de crianças no trajecto Escola-Conservatório. A AP irá "organizar" os grupos depois de auscultar todos os pais sobre o interesse nesse serviço. Só serão acompanhados os alunos que constarem da lista que será entregue à funcionária da Escola.
Brevemente, esperamos obter similar apoio por parte do Conservatório (para acompanhar os alunos que frequentem classes às 17 horas).
- A ideia de criar turmas que agreguem alunos do Conservatório de Música desde o 1º ano do 1º ciclo não foi praticável este ano. Esperamos que o Agrupamento de Escolas de Aveiro e o Conservatório consigam articular-se de forma mais eficaz no próximo ano.

8. PEDICULOSE DE COURO CABELUDO
As contaminações de pediculose (piolhos) foram um problema constante no ano transacto. Para este ano, estabeleceu-se o seguinte plano, que implica fortemente os pais dos alunos:
- Os pais devem estar atentos, inspeccionando com frequência o couro cabeludo das crianças e, sempre que detectem a existência de piolhos, devem aplicar o tratamento adequado e comunicar o facto às professoras;
- Em cada turma, professor/pais devem fixar dias para aplicar tratamentos contra a infestação (ou de prevenção);
- As professoras devem enviar circular aos pais sempre que tenham conhecimento de um caso de contaminação na turma;
- Qualquer professor/pai, a AP, deve chamar o Delegado de Saúde à Escola, se a contaminação for sistemática.

9. PLANO DE CONTINGÊNCIA CONTRA A GRIPE A (H1N1)
- O Plano foi elaborado, sendo a Profª Rosa Garrett a responsável pela coordenação e aplicação do mesmo.
- Serão estabelecidas rotinas de lavagem das mãos à entrada das salas de aula (equipadas com lavatórios, sabão líquido, toalhetes de papel e baldes).
- Serão instalados 4 dispositivos de parede com soluções de limpeza das mãos à base de álcool na cantina (2), na (única) sala de aulas sem lavatório [instalados dia 14-09] e na sala de isolamento (antiga biblioteca).
- Será evitada a partilha de objectos entre alunos.
- As auxiliares de educação tiveram duas acções de formação específicas (na CMA e no Agrupamento). Existem orientações claras para limpeza dos espaços e superfícies utilizados pela população escolar.
- Crianças e profissionais com febre e sintomas gripais devem permanecer em casa.

10. EXECUÇÃO DA CARTA EDUCATIVA (REQUALIFICAÇÃO DA ESCOLA) E GARANTIA DE ACESSO À ESCOLA DURANTE/APÓS CONSTRUÇÃO DO CAMPUS DE JUSTIÇA
Após as eleições legislativas e autárquicas, serão solicitadas reuniões com o novo Governador Civil de Aveiro e com responsáveis da CMA para esclarecimento sobre datas previstas para início das obras. O Projecto para a Escola já está desenhado. Resta saber se/quando será iniciada a requalificação. O Projecto do Campus de Justiça deve prever espaço para acesso/parqueamento dos utentes da Escola.


FINALMENTE, COMUNICAMOS A TODOS OS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO QUE A PRIMEIRA ASSEMBLEIA GERAL DE PAIS VAI REALIZAR-SE NO DIA 24 DE SETEMBRO DE 2009, PELAS 21 HORAS, NA ESCOLA EB1 DA GLÓRIA. CONTAMOS COM A VOSSA PRESENÇA!

Sistema de Gestão Escolar - Cantinas

Informamos os encarregados de educação cujos filhos entram agora no 1º ciclo que o pagamento das refeições na cantina escolar implica o pedido de um cartão específico no Gabinete de Atendimento da CMA. Na posse desse cartão, o pagamento das refeições deve passar a ser efectuado no quiosque colocado para esse efeito na recepção da Escola João Afonso (sede do Agrupamento de Escolas de Aveiro).


Para consultar saldos, efectuar reservas/anulações de almoçoes: Portal Micro I/O.
Arquivo com informação sobre este tema: neste blogue
Informação adicional: site da CMA

10/09/2009

Plano de Contingência - Gripe A (H1N1)v

Alertamos os pais e encarregados de educação para o «conjunto de medidas e acções que deverão ser aplicadas, de modo articulado, em cada fase da pandemia da gripe A (H1N1)v» nas escolas, ou seja, o Plano de Contingência que a Instituição Escolar deverá já ter definido e que (deverá) ser comunicado a toda a comunidade escolar. Eis as principais orientações da Direcção- Geral da Saúde:

- Orientações para a elaboração do Plano de Contingência (
link)
- Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar (
link)


Com base no primeiro documento, e tendo em consideração o caso específico da Escola EB1 da Glória e o período actual - que exige essencialmente medidas de prevenção -, parece-nos importante exigir a satisfação das seguintes condições (sem o qual a Escola não estará apta para o seu regular funcionamento):

- Identificação clara do coordenador do Plano e respectiva equipa operativa.
- Existência de um programa de informação e envolvimento dos alunos e pais relativamente a cuidados de higiene pessoal no ambiente familiar e escolar. Esperamos a realização de reuniões de esclarecimento.
- Estabelecimento de rotinas de lavagem das mãos, de preferência à entrada da escola e das salas de aula.
- Objectos que sejam levados à boca, como copos, pratos e talheres, não devem ser partilhados, pelo que esperamos que o orgão de gestão da escola tenha já definida uma solução para a Cantina escolar.
- Avaliação e reparação das instalações e equipamentos para lavagem das mãos (nomeadamente os lavatórios de cada sala de aula).
- Instalação de dispositivos para fornecimento de toalhetes em papel nas salas de aula e casas de banho.
- Colocação de dispositivos de parede com soluções de limpeza das mãos à base de álcool, em salas que não disponham de lavatório, nomeadamente a Cantina Escolar e o espaço da biblioteca.
- Estabelecimento de periodicidade de limpeza e arejamento das salas. Espaços e superfícies de trabalho, maçanetas das portas devem ser lavadas com frequência. Esperemos que a escola tenha providenciado recursos suficientes para a realização efectiva dessas tarefas. Referimo-nos a auxiliares de educação, responsáveis pela limpeza dos espaços, mas também a produtos higienizadores.
- Definição de uma sala para o eventual isolamento de alunos que evidenciem sinais de gripe, durante a permanência na escola, até que os pais sejam contactados. Esta será a sala anteriormente ocupada pelo serviço de biblioteca (pelo que deve estar equipada com um dispositivo dispensador de solução anti-séptica).
- Imposição da regra de que as crianças e profissionais com febre ou sintomas gripais permaneçam em casa e não frequentem a escola.
- Fornecimento de informação regular aos pais sobre a evolução da situação na escola.


Na primeira reunião entre encarregados de educação e docentes, é importante aferir, desde logo, os vários pontos expostos.

Como se proteger


[Clicar na imagem para aumentar]

06/09/2009

Aviso


Dia 7 de Setembro: publicação das listas com as turmas do 1º ano.

Dia 10 de Setembro: reunião com pais e encarregados de educação dos alunos do 1º ano (18 horas).

Dia 11 de Setembro: reunião com pais e encarregados de educação dos alunos dos 2º, 3º e 4º anos (18 horas).

Dia 14 de Setembro: INÍCIO DAS AULAS!