Popeye é uma personagem clássica da banda desenhada, criada por E. C. Segar em 1929, e adaptada para desenhos animados em 1933 por Max Fleischer.
É um marinheiro carismático que está sempre a tentar proteger a sua namorada, Olívia Palito (em inglês, Olive Oyl), das garras de seu eterno inimigo, Brutus (em inglês, Bluto).
Quando come espinafre, Popeye fica muito mais forte e confiante, podendo vencer qualquer desafio.
O significado do nome do Popeye é "olho estourado". Ele tem esse nome por ser um marinheiro mirolho. "Pop eye" quer dizer: "pop" = estouro ou saltar/arrancar, "eye" = olho, um pouco como a palavra pipoca que é "popcorn" em inglês: "pop" = estouro, "corn" = milho, "milho estourado".
Um facto curioso é que, originalmente, Popeye era mesmo mirolho mas, a partir do final dos anos 40, essa característica foi tirada da personagem e ele passou apenas a ficar com um dos olhos fechados, sempre trocando entre um e o outro, raramente mantendo os dois olhos abertos.
Popeye surgiu em 1929 nas tiras de quadrinhos "Thimble Theatre" ("Teatro em Miniatura") de E. C. Segar no "New York Journal". Numa história publicada em 17 de Janeiro de 1929, o irmão da Olívia, Castor Palito, regressara de uma viagem de navio, onde procurara Bernice, uma lendária galinha mágica, que emitia o ruído "whiffle" (e por isso era chamada de Galinha Whiffle") e que podia dar força e invulnerabilidade a quaquer um que esfregasse as suas penas. Castor resolve contratar mais um marinheiro para a sua tripulação. Chega a um cais e pergunta a um homem com uniforme de marinheiro: "Ei tu aí! És marinheiro?" - e ouviu como resposta: "Pensavas que eu era um cowboy?!".
Antes de Popeye aparecer em banda desenhada, as tiras de Segar eram protagonizadas pelos membros da Família Palito, o irmão da Olívia, Castor, e os pais Cole e Nana; outro que também tinha as suas próprias tiras, era o comedor de hamburguers Dudu. Olívia tinha outro namorado antes da chegada de Popeye: ele chamava-se Ham Gravy. À medida que o tempo passou, Ham Gravy foi substituído pelo Popeye, que se tornou o novo namorado da Olívia.
Em 1933, Popeye foi adaptado ao cinema, e apareceu num desenho animado produzido pelos Fleischer Studios, com a participação da personagem Betty Boop. A seguir, espreitem o Popeye e a Olívia a fazer patinagem (em 1938).
Muitos outros filmes foram produzidos pelos "Fleischer Studios", que mais tarde mudaram de nome e passaram a chamar-se "Famous Studios". Mais tarde ainda, Popeye apareceu também na televisão, pela King features Syndicate TV e Hanna Barbera.
Esta é uma animação de 1952 em que Popeye é... a Cinderela, e Olivia..., o Príncipe
Esta é uma animação de 1952 em que Popeye é... a Cinderela, e Olivia..., o Príncipe
E agora, quem quer fazer uma banda desenhada - máximo de 6 quadradinhos, contando um pequena história em que entrem os personagens Popeye, Olívia ou Brutus? Já sabem como fazer: entregam os desenhos às V/ professoras ou entregam directamente / enviam-nos à Associação de Pais.
Um comentário:
sempre gostava de ver esta "comiquita" quando estava na escola
Postar um comentário