04/02/2009

Escolas do 1º ciclo abertas 12 horas por dia!

Acabo de ler a notícia no Público e, apesar de reconhecer o pragmatismo desta eventual medida, não pude deixar de pensar na perversidade do conceito. É verdade que os horários alargados de trabalho, o tempo dispendido em deslocações, a falta de apoio (financeiro, familiar) são incompatíveis com o termo da escola às 17h30. Mas a crueldade de um sistema não se combate com a sua legitimação. Exigir a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos que acordem às 6h30/7h00 da manhã para começar a ter aulas apenas às 9h00, podendo depois deixá-las fechadas nesse mesmo espaço até às 19h30, é cruel. Esta medida comporta riscos para a sua saúde física e mental. Não existe sequer um parque escolar que garanta infra-estruturas adequadas a um tal regime. Esta é uma medida desequilibrante num país que se quer desenvolvido. O espaço e tempo da/para a família é insubstituível e este é o valor que se deve promover.
Talvez seja importante lembrar à Confap que as Associações de Pais não existem para defender os interesses dos pais - sobretudo se estes não coincidirem com os interesses das crianças!

Maria do Rosário Fardilha
Presidente da AP da EB1 da Glória
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Artigo do Público, 4-02-2009:
«Pais querem escolas do 1.º ciclo abertas doze horas por dia e dizem que ME já deu luz verde»

Algumas escolas do 1.º ciclo do ensino básico vão estar de portas abertas entre as 7h30 e as 19h, ainda este ano lectivo. A informação foi avançada por Albino Almeida, da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), segundo o qual o Ministério da Educação (ME) já deu luz verde para avançar com este alargamento de horário.

Ao PÚBLICO, o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, disse apenas que o ME está "disponível para estudar a questão", mas Albino Almeida garante que a proposta anda há um ano a ser negociada e que o ministério "sinalizou a sua disponibilidade para avançar com o modelo".

O objectivo, segundo o responsável da Confap, "não é transformar as escolas em armazéns de crianças". Nem sequer reforçar a carga lectiva, roubando tempo para a brincadeira. "O que queremos é que as escolas funcionem numa lógica de centro educativo, deixando de estar exclusivamente centradas na instrução e com uma componente de apoio às famílias."

Na prática, o que a Confap propõe é que, entre as 7h30 e as 9h da manhã, as escolas ocupem as crianças com actividades lúdicas. As aulas deverão decorrer entre as 9h e as 15h30, com intervalo para almoço. A partir daquela hora e até às 17h30, decorrem as actividades de enriquecimento curricular, seguindo-se novo período de apoio à família "até às 19h ou 19h30". No período de férias lectivas, as escolas deverão igualmente assegurar actividades para as crianças.

Competirá às escolas definir as actividades a desenvolver, sendo que a proposta terá sempre que ser escrutinada. "Não aceitaremos propostas de mais Inglês ou mais Educação Física. Haverá um júri responsável e as propostas podem incluir canto coral ou folclore, visitas a museus, visionamento de filmes...", especificou o presidente da Confap, para quem se trata, aliás, de assegurar a sobrevivência da escola pública: "Esta coisa de despejar a matéria e depois esperar que, em casa, os pais tenham literacia suficiente e computadores para ajudar os filhos a perceber as matérias tem que acabar, porque o mundo mudou e as escolas têm que se adaptar." Claro que nenhum pai será obrigado a deixar o seu filho tanto tempo na escola. Aqueles a quem este prolongamento de horário e de oferta educativa convier terão de pagar uma quantia a definir consoante os rendimentos da família.

O investigador Manuel Sarmento, do Instituto de Estudos da Criança, não vê inconvenientes neste alargamento de horários. Desde que "o acompanhamento das crianças para lá do tempo lectivo seja fruto de um trabalho de articulação com a comunidade e não se centre demasiado nos interesses dos pais". E "porque é importante respeitar a autonomia das crianças", estas terão que "ter espaço dentro da escola para exercer as suas decisões".

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