20/02/2010

Assembleia Geral de Pais com a presença do vereador da Educação no dia 1 de março

Caros Encarregados de Educação,

Na quinta-feira, dia 20 de Fevereiro, realizou-se uma reunião na Câmara Municipal de Aveiro, a pedido do director do Agrupamento de Escolas de Aveiro, Dr. Carlos Magalhães, com Pedro Ferreira (vereador da Educação) e António Direito (Chefe de Divisão). Estiveram também presentes os presidentes das associações de pais da Glória, de Santiago e Vera Cruz/Barrocas (Apeveca), assim como outros membros da Direcção do Agrupamento.
A reunião tinha como finalidade "perceber melhor o plano de intenções da nossa Câmara no que respeita a obras e requalificações do nosso parque escolar".

A equipa camarária informou os presentes sobre as diferentes fases em que se encontram os vários projectos de requalificação e/ou ampliação das escolas, no sentido do cumprimento do plano previsto na Carta Educativa de Aveiro.

Não entrarei em pormenores sobre as outras escolas. Indico apenas que:
- a intervenção em S. Jacinto está quase finalizada, estando prevista a compra de um terreno atrás da escola para construção de um novo bloco com diferentes equipamentos (jardim de infância, biblioteca, etc.);
- o projecto para Santiago está na fase final de adjudicação: contempla 2 salas para jardim de infância e 4 salas para o 1º ciclo; depois de concluída a obra, o jardim de infância do Conservatório deverá encerrar;
- os projectos para as Barrocas e Vera Cruz estão na fase final de preparação para lançamento de concurso.

A Escola da Glória NÃO será requalificada nos moldes/no tempo definido na Carta Educativa. A razão que nos foi apresentada prende-se com "novas normas do ME relativamente ao Parque Escolar". Para manter o mesmo número de turmas, seriam necessários mais 2000 metros quadrados de terreno. Não existe esse espaço, tanto mais que o Campus de Justiça vai ocupar todo o terreno contíguo à escola. Quanto à alternativa óbvia, a de reduzir o número de turmas, é viável (porque as outras escolas, nomeadamente Santiago, terão maior capacidade) MAS NÃO HÁ FINANCIAMENTO SE HOUVER REDUÇÃO DO NÚMERO DE TURMAS.

Note-se que desconhecemos como serão financiadas as obras aqui referidas. O senhor vereador escusou-se a prestar essa informação, declarando apenas que "a CMA será a responsável".

Acrescento ainda que, no decorrer da reunião, se afirmou que:
- no próximo ano, a Carta Educativa (pode e) será alterada, sendo o projecto de requalificação da EB1 da Glória sujeito a alteração;
- há vontade de manter o projecto (com menor envergadura).

A verdade é que, por agora, o projecto de requalificação da escola da Glória está parado.

Assunto 2: Construção do Campus de Justiça. O vereador Pedro Ferreira aguarda um parecer da Divisão de Trânsito sobre um percurso alternativo de acesso à escola, uma vez que, no momento em que estas obras começarem, a actual entrada deixará de ser viável.

Face a estas informações que poderão resultar numa situação de degradação das condições actuais da escola (equipamentos, acessibilidades), em vez da esperada requalificação, pedi ao senhor vereador o favor de se deslocar à EB1 da Glória para, em Assembleia Geral de Pais, esclarecer, clarificar, definir o futuro da EB1 da Glória a todos os encarregados de educação.

Agendámos essa Assembleia para o DIA 1 DE MARÇO DE 2010, às 21h30. O director do Agrupamento de Escolas de Aveiro e o corpo docente da escola também serão convidados a participar.

Brevemente irão receber a devida Convocatória, emitida pelo Presidente da Assembleia Geral da AP, Dr. Jorge Almeida.

_______

Face ao exposto, apelo a todos, como membros desta comunidade escolar e parte mais interessada na defesa do melhor projecto para a EB1 da Glória, que compareçam na data anunciada! Peço também que passem a palavra a outros pais (não incluidos nesta mailing list).

Se algum dos senhores/as tiver acesso a informação pertinente para a avaliação da situação e/ou se desejar fazer alguma sugestão, agradecemos que entrem em contacto com a Associação de Pais.

Muito obrigada pela V/ atenção.

Um abraço a todos
Maria do Rosário Fardilha de Girardier
Presidente da AP da Eb1 da Glória

Nenhum comentário: