Vasco Chuva, 2008
O novo programa de Matemática do Ensino Básico foi homologado a 28 de Dezembro de 2007 e pode ser consultado na página da Direcção Geral Inovação e Desenvolvimento Curricular.
Contudo, este «novo» Programa de Matemática, homologado a 28 de Dezembro de 2007 por Sua Excelência o Sr. Secretário de Estado da Educação, não entrará em vigor no ano lectivo 2008/2009.
Referimo-lo aqui porque «os percursos temáticos de aprendizagem que se apresentam constituem possíveis sequências para o desenvolvimento do trabalho lectivo com o novo programa de Matemática. Cada um dos percursos é apresentado esquematicamente sob a forma de uma sequência de tópicos e subtópicos matemáticos, distribuídos por anos de escolaridade em cada ciclo, indicando as balizas temáticas do trabalho a realizar. Caberá às escolas introduzir alterações nestes percursos ou conceber percursos alternativos, que melhor se adaptem às características dos alunos, aos recursos existentes, às suas condições e ao contexto social e escolar, de acordo com as metas estabelecidas no programa para cada ciclo.»
Alguns pais e encarregados de educação têm demonstrado interesse relativamente aos conteúdos curriculares e objectivos a atingir em cada ano escolar. A AP ainda não conseguiu obter informação relativamente a esta matéria, aplicada especificamente à Escola Eb1 da Glória.
Para colmatar essa lacuna, deixamos as «orientações» para o futuro, na expectativa de que os actuais programas já tenham sido elaborados à luz dessa filosofia.
Exemplo - Percurso de Aprendizagem A para o 1º Ano:
Orientação espacial
• Posição e localização
• Pontos de referência e itinerários
Contudo, este «novo» Programa de Matemática, homologado a 28 de Dezembro de 2007 por Sua Excelência o Sr. Secretário de Estado da Educação, não entrará em vigor no ano lectivo 2008/2009.
Referimo-lo aqui porque «os percursos temáticos de aprendizagem que se apresentam constituem possíveis sequências para o desenvolvimento do trabalho lectivo com o novo programa de Matemática. Cada um dos percursos é apresentado esquematicamente sob a forma de uma sequência de tópicos e subtópicos matemáticos, distribuídos por anos de escolaridade em cada ciclo, indicando as balizas temáticas do trabalho a realizar. Caberá às escolas introduzir alterações nestes percursos ou conceber percursos alternativos, que melhor se adaptem às características dos alunos, aos recursos existentes, às suas condições e ao contexto social e escolar, de acordo com as metas estabelecidas no programa para cada ciclo.»
Alguns pais e encarregados de educação têm demonstrado interesse relativamente aos conteúdos curriculares e objectivos a atingir em cada ano escolar. A AP ainda não conseguiu obter informação relativamente a esta matéria, aplicada especificamente à Escola Eb1 da Glória.
Para colmatar essa lacuna, deixamos as «orientações» para o futuro, na expectativa de que os actuais programas já tenham sido elaborados à luz dessa filosofia.
Exemplo - Percurso de Aprendizagem A para o 1º Ano:
Orientação espacial
• Posição e localização
• Pontos de referência e itinerários
Representação e interpretação de dados
• Classificação de dados utilizando diagramas de Venn e de Carroll
• Classificação de dados utilizando diagramas de Venn e de Carroll
Números naturais
• Noção de número natural
• Relações numéricas
• Sistema de numeração decimal (ler e representar números)
• Noção de número natural
• Relações numéricas
• Sistema de numeração decimal (ler e representar números)
Figuras no plano e sólidos geométricos
• Propriedades e classificação (comparar e descrever sólidos e identificar polígonos e
círculos nos sólidos e representá-los)
• Interior, exterior e fronteira
• Composição e decomposição de figuras
• Propriedades e classificação (comparar e descrever sólidos e identificar polígonos e
círculos nos sólidos e representá-los)
• Interior, exterior e fronteira
• Composição e decomposição de figuras
Operações com números naturais
• Adição (compreender os diversos sentidos da operação; compreender e memorizar factos
básicos)
• Subtracção (compreender os diversos sentidos da operação; compreender e memorizar
factos básicos)
• Adição (compreender os diversos sentidos da operação; compreender e memorizar factos
básicos)
• Subtracção (compreender os diversos sentidos da operação; compreender e memorizar
factos básicos)
Dinheiro
• Moedas, notas e contagem
• Comparação e ordenação de valores
• Moedas, notas e contagem
• Comparação e ordenação de valores
Regularidades
• Sequências (como 1, 4, 7, 10, 13...)
• Sequências (como 1, 4, 7, 10, 13...)
Tempo
• Sequências de acontecimentos
• Sequências de acontecimentos
Comprimento
• Medida e unidade de medida (de comprimentos)
• Comparação e ordenação
• Medição
• Estimação
Programa de Matemática - Percursos temáticos (A e B) de aprendizagem• Medida e unidade de medida (de comprimentos)
• Comparação e ordenação
• Medição
• Estimação
para todos os anos até ao 3º ciclo
Nenhum comentário:
Postar um comentário