11/09/2009

Reunião na sede do Agrupamento de Escolas de Aveiro


Hoje, às 15 horas, realizou-se uma reunião para avaliação e planeamento de diferentes matérias relacionadas com a Escola EB1 da Glória na sede do Agrupamento. Estiveram presentes as Professoras Maria Albina Rodrigues (Vice-presidente do Conselho Executivo), Joaquina Mourato (Assessora), Maria Celeste Saraiva (Coordenadora do 1º ciclo), Rosa Garrett (Coordenadora da Escola EB1 da Glória) e três membros da Direcção da Associação de Pais (Maria do Rosário Fardilha, Maria do Rosário Carvalho e Sofia Pinho e Melo). Apresentamos uma breve síntese dos temas abordados e das principais decisões acordadas.

1. CANTINA ESCOLAR
- Necessário aumentar a fiscalização do serviço da Eurest. A nutricionista da CMA deve aumentar a frequência das visitas à escola (no decorrer de todo o ano lectivo passado foi uma "figura ausente"). A AP vai acompanhar/avaliar o serviço de refeições, aparecendo uma ou duas vezes por semana (sem aviso) na Cantina. É importante que a Eurest melhore a qualidade das refeições.
- A CMA (Divisão de Educação) tutela este serviço, pelo que pessoal docente e não docente, assim como os pais dos alunos, devem apresentar por escrito a esta entidade todas as reclamações (a AP poderá fazer chegar à CMA as cartas assinadas por encarregados de educação).
- Inserido no Plano de Contingência para a Gripe A (H1N1), será solicitada à CMA a compra de louças/copos/talheres descartáveis enquanto não for instalada máquina de lavar loiça adequada (temperatura de água aproximadamente de 65ºC).

2. AUXILIARES DE EDUCAÇÃO
- A escola contará com o apoio de 3 novos funcionários, pelo que o número total de auxiliares de educação será de 7. A pessoa contratada para a função de Vigilante (via POC) deverá apresentar-se ao serviço no dia 23 ou 24 de Setembro.
- O
programa de formação (ver link) dirigido aos auxiliares de educação será reiniciado.

3. MATERIAL E EQUIPAMENTO DESPORTIVO EM FALTA
O Conselho de Docentes elaborou uma lista de material diverso em falta que a AP tentará providenciar. A lista compreende 2 colchões de queda (2m x 1m x 0,03m), tabelas de basquetebol (aro e rede incluído) - 112cm x 73cm; balizas amovíveis - 1,52m x 1,22m (futebol); kit de barreiras para treino (atletismo); bolas de Esponja (andebol); testemunhos - (atletismo) 32mm; um expositor para livros em cada sala de aula, 2 leitores de CD.
Neste momento estão garantidas: as balizas (oferecidas por um encarregado de educação) e as estantes (dadas por uma empresa). [Se algum encarregado de educação tiver conhecimento de empresas/patrocínios para aquisição do restante material, agradecemos que contacte a AP.]

4. PLANO DE EMERGÊNCIA INTERNO (PEI)
A Coordenadora da escola comprometeu-se a solicitar à protecção civil os testes de EI (preferencialmente, um por trimestre).

5. BIBLIOTECA ESCOLAR
Em 2009 foi inaugurada. Prevê-se a dinamização deste espaço no ano lectivo corrente, assim como o alargamento do horário de abertura.

6. LANCHE ESCOLAR
No ano passado foi introduzido um "reforço" ao suplemento alimentar fornecido pela escola (habitualmente, um pacote de leite). Leiam
aqui as razões que nos levaram a lançar essa ideia (com o apoio da escola). Infelizmente, essa iniciativa foi descontinuada ao fim de algum tempo. Na reunião de hoje ficámos satisfeitos com o compromisso de que, a partir do dia 21 de Setembro, "o lanche reforçado" voltará à escola. A AP fornecerá a manteiga que as Auxiliares utilizarão para barrar os pães (e, se necessário, compraremos mais pães). A AP vai ainda oferecer a cada docente uma fruteira que será colocada na sala de aula, cabendo à professora "gerir o stock" de fruta disponível.

7. ACOMPANHAMENTO PARA OS ALUNOS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE AVEIRO
- Várias dezenas de alunos da Escola da Glória frequentam também o Conservatório de Música - cuja localização é muito próxima. Até agora, não tinha sido possível satisfazer o pedido de vários pais no sentido de haver um serviço de acompanhamento dos alunos no trajecto entre as duas instituições. A partir deste ano, a Escola vai disponibilizar 1/2 Auxiliar(es) de educação, todos os dias da semana, às 16 horas, para acompanhar o grupo de crianças no trajecto Escola-Conservatório. A AP irá "organizar" os grupos depois de auscultar todos os pais sobre o interesse nesse serviço. Só serão acompanhados os alunos que constarem da lista que será entregue à funcionária da Escola.
Brevemente, esperamos obter similar apoio por parte do Conservatório (para acompanhar os alunos que frequentem classes às 17 horas).
- A ideia de criar turmas que agreguem alunos do Conservatório de Música desde o 1º ano do 1º ciclo não foi praticável este ano. Esperamos que o Agrupamento de Escolas de Aveiro e o Conservatório consigam articular-se de forma mais eficaz no próximo ano.

8. PEDICULOSE DE COURO CABELUDO
As contaminações de pediculose (piolhos) foram um problema constante no ano transacto. Para este ano, estabeleceu-se o seguinte plano, que implica fortemente os pais dos alunos:
- Os pais devem estar atentos, inspeccionando com frequência o couro cabeludo das crianças e, sempre que detectem a existência de piolhos, devem aplicar o tratamento adequado e comunicar o facto às professoras;
- Em cada turma, professor/pais devem fixar dias para aplicar tratamentos contra a infestação (ou de prevenção);
- As professoras devem enviar circular aos pais sempre que tenham conhecimento de um caso de contaminação na turma;
- Qualquer professor/pai, a AP, deve chamar o Delegado de Saúde à Escola, se a contaminação for sistemática.

9. PLANO DE CONTINGÊNCIA CONTRA A GRIPE A (H1N1)
- O Plano foi elaborado, sendo a Profª Rosa Garrett a responsável pela coordenação e aplicação do mesmo.
- Serão estabelecidas rotinas de lavagem das mãos à entrada das salas de aula (equipadas com lavatórios, sabão líquido, toalhetes de papel e baldes).
- Serão instalados 4 dispositivos de parede com soluções de limpeza das mãos à base de álcool na cantina (2), na (única) sala de aulas sem lavatório [instalados dia 14-09] e na sala de isolamento (antiga biblioteca).
- Será evitada a partilha de objectos entre alunos.
- As auxiliares de educação tiveram duas acções de formação específicas (na CMA e no Agrupamento). Existem orientações claras para limpeza dos espaços e superfícies utilizados pela população escolar.
- Crianças e profissionais com febre e sintomas gripais devem permanecer em casa.

10. EXECUÇÃO DA CARTA EDUCATIVA (REQUALIFICAÇÃO DA ESCOLA) E GARANTIA DE ACESSO À ESCOLA DURANTE/APÓS CONSTRUÇÃO DO CAMPUS DE JUSTIÇA
Após as eleições legislativas e autárquicas, serão solicitadas reuniões com o novo Governador Civil de Aveiro e com responsáveis da CMA para esclarecimento sobre datas previstas para início das obras. O Projecto para a Escola já está desenhado. Resta saber se/quando será iniciada a requalificação. O Projecto do Campus de Justiça deve prever espaço para acesso/parqueamento dos utentes da Escola.


FINALMENTE, COMUNICAMOS A TODOS OS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO QUE A PRIMEIRA ASSEMBLEIA GERAL DE PAIS VAI REALIZAR-SE NO DIA 24 DE SETEMBRO DE 2009, PELAS 21 HORAS, NA ESCOLA EB1 DA GLÓRIA. CONTAMOS COM A VOSSA PRESENÇA!

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