30/10/2009

Astérix

Em 50 anos (que se festejam agora), foram muitos os álbuns do Astérix que nos encantaram! Se nunca leste um livro do Astérix, chegou a altura de o fazeres. Procura na biblioteca da tua escola... e depois, se quiseres, manda-nos uma mensagem com a tua opinião! ;)

Aqui, uma adaptação ao cinema de animação:

Acompanhamento dos alunos no trajecto entre EB1 da Glória e o Conservatório de Música de Aveiro - Circular

Aos Pais e Encarregados de Educação

Os alunos da EB1 da Glória que frequentem também o Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian poderão, a partir do próximo mês de Novembro (a data exacta será posteriormente comunicada), percorrer o trajecto entre os dois estabelecimentos de ensino acompanhados por assistentes operacionais (auxiliares de educação) da EB1 da Glória – às 15h45 (para aulas no CMACG com início às 16h05) e do CMACG – às 16h45 (para aulas com início às 17h05). Os pais assumem a responsabilidade de ir buscar os alunos (directamente) ao Conservatório.

Os encarregados de educação cujos filho(a)s frequentem o CMACG, independentemente de requererem/prescindirem desse serviço de acompanhamento, devem preencher o quadro intitulado «Trajecto EB1-CMACG», destacá-lo e entregá-lo à docente responsável pela turma dos filho(a)s. Agradecemos que o façam com brevidade, de forma a podermos organizar as listas de alunos por dia e hora e assim dar início aos “trajectos acompanhados”.

A Associação de Pais agradece às actuais Direcções – do Agrupamento de Escolas de Aveiro e do Conservatório de Música de Aveiro, a abertura e o apoio disponibilizados

---------------------------------------------------------------------------------------

TRAJECTO EB1-CMACG – 2009/2010

Eu, _______________________ , encarregado de educação de _________________________, aluno do ____º ano, da turma ____, solicito/não solicito (riscar o que não interessa) que o meu educando seja acompanhado por assistentes operacionais no percurso entre os dois estabelecimentos de ensino e autorizo a sua saída da escola com essa finalidade nos dias que indicar.

Se está interessado, indique:

- O seu nº telefone____________________ (será contactado se aluno não comparecer ao ponto de encontro);

- O(s) dia(s) e hora que se ajustam às aulas do seu educando no CMACG (faça um círculo à volta da hora nos dias devidos):

Segunda - 15h45 - 16h45
Terça - 15h45 - 16h45
Quarta - 15h45 - 16h45
Quinta - 15h45 - 16h45
Sexta - 15h45 - 16h45


O Encarregado de Educação
______________________________________




[Circular entregue a 30-11-2009]

Acompanhamento dos alunos no trajecto entre EB1 da Glória e o Conservatório de Música de Aveiro


Novidade para este ano:

Várias dezenas de alunos da Escola da Glória frequentam também o Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian - cuja localização é muito próxima. Até agora, não tinha sido possível satisfazer o pedido de vários pais no sentido de haver um serviço de acompanhamento dos alunos no trajecto entre as duas instituições. A partir deste ano, mais concretamente no mês de Novembro, a Escola e o Conservatório vão disponibilizar 1/2 funcionários, todos os dias da semana, às 15h45 e 16h45 horas, para acompanhar o(s) grupo(s) de crianças no trajecto Escola-Conservatório. A Associação de Pais irá organizar os grupos depois de auscultar todos os pais sobre o interesse nesse serviço. Só serão acompanhados os alunos que constarem da lista que será entregue à funcionária da Escola
.

27/10/2009

Para reservar/anular almoços



Voltamos a informar que, a partir desta semana, os pais têm que fazer as reservas/anulações de almoços escolares no site acima indicado ou na máquina instalada na Escola EB2/3 João Afonso. Para controlar o saldo, o processo é o mesmo. O site só não permite efectuar os pagamentos ("carregar o cartão"). Para tal, é necessário recorrer à referida máquina na sede do Agrupamento ou deslocar-se à CMA.

24/10/2009

Fora de casa

Sugestões de actividades para os próximos tempos:


O soldadinho - Teatro de Ferro (Teatro Aveirense)
Odília - Espectáculo multimédia de Patrícia Portela (Teatro Aveirense)
História de Quem Perde a Sombra - Companhia do Chapitô (Teatro Aveirense)


Branca de Neve - Palco Partilhado (Europarque)
A quinta da amizade - Foco Musical (Europarque)


[Obrigada pelas sugestões, Rita Quintela!]

05/10/2009

Dia Mundial do Professor




O artigo do Público oferece-nos a história de vida de uma professora de Matemática, narrada na primeira pessoa. Podemos imaginar (ou não!) as histórias de cada uma das professoras da EB1 da Glória. Em todo o caso, esperamos que sejam igualmente felizes. Com vicissitudes, certamente, mas sempre felizes. A Associação de Pais deseja muitas felicidades pessoais e profissionais a todo o corpo docente!

100-1=

Daqui a um ano...



Hoje, podemos começar por saber um pouco mais sobre a implantação da República num sítio construído especialmente para os mais novos. Chama-se «República nas Escolas» e a visita é obrigatória.

Temas: Festejar a República - Cronologia da República - Antecedentes - O 5 de Outubro de 1910 - A 1ª República - República de A a Z - Personalidades da República - Curiosidades na vida da época - Símbolos da República - A bandeira nacional - O hino nacional

Ah, é possível festejares os 100 anos de República se a tua Escola decidir participar nas Celebrações (Projectos das escolas - Concursos). Fala à tua Professora deste sítio na internet!

04/10/2009

"Attitudes toward students with disabilities"

The shaping of positive attitudes toward students with disabilities is an important aspect of the education of pre-service teachers. Teacher training in the awareness of disabilities and appropriate strategies for teaching students with disabilities has a positive impact on academic success. Teachers who feel negatively toward students with disabilities or have not been trained in the appropriate strategies are less likely to be successful.

Teachers also influence the facilitation of inclusion programs based on their own philosophies and willingness to include students with disabilities in their classrooms. Although there is no doubt about the importance of examining the attitudes of teachers, one must be aware of the reality that attitudes are also being formed in the teacher education experiences of pre-service teachers. Teachers' own cognitions and beliefs, in part, may have their sources in their experiences while they were students. It may be the product of their teacher training (Pajares, 1992), or it may be a combination of their training and falling in line with the prevailing ideas or beliefs within the context of the school (Acker, 1990; D'Andrade, 1981). Accordingly, if pre-service teachers are appropriately trained in strategies and interventions for working with students with disabilities as well as being exposed to different types of disabilities, they may exhibit more positive attitudes toward inclusion (Cook, 2002 & Coates, 1989).

Ler mais aqui (via Terrear).