24/06/2009

Escolas matam a criatividade?

Segundo Sir Ken Robinson, criatividade e alfabetização têm a mesma importância relativa na educação. É absolutamente a notável a comunicação que fez em Monterey/Califórnia em Febreiro de 2006. Dispensem alguns minutos para ouver estes dois vídeos. Com a sua sagacidade e sentido de humor, no final ficamos simplesmente com vontade de mais!

23/06/2009

Eu sou Criança


EU SOU CRIANÇA é um sítio onde podes encontrar muitos jogos e, sobretudo, a ligação para TODOS os portais infantis portugueses e internacionais.

História de amor

A SHORT LOVE STORY IN STOP MOTION from Carlos Lascano on Vimeo.

Um casal de pássaros fogem do desenho de uma menina, dando-nos a conhecer a vida com que ela sonha: uma grande história de amor.

O realizador,
Carlos Lascano, é argentino. Aqui podes ficar a saber um pouco sobre a forma como este filme foi feito.

20/06/2009

O Hino da Glória!



As comemorações da elevação de Aveiro a cidade (Aveiro 250 anos) tiveram aqui um dos seus momentos mais altos. Os alunos da EB1 da Glória, concentrados no Rossio, cantaram o hino da Glória! O dia 18 de Junho foi memorável! :)

P.S.: Serão editadas mais imagens (fotos e vídeos) do desfile pela cidade, da concentração no Rossio e da batalha de flores nos próximos dias.

Sai o primeiro álbum de fotos da Festa de Final de Ano

De Festa de final de ano lectivo 2008/2009
Clicar para abrir o álbum



Agradecemos a todos que nos enviem fotos do evento. Para mais tarde recordar... :)

Diploma para quem completou o 4º ano

A Associação de Pais da EB1 da Glória agradece à designer Filipa Gomes o desenho do Diploma que foi entregue aos alunos finalistas do 1º ciclo da EB da Glória. Felicitamos todos esses alunos e suas famílias e desejamos o melhor sucesso escolar para os anos que se seguem!



Um enorme abraço às professoras do 4 º ano, Maria da Purificação Corga de Barros (turma A), Rosa Maria Garrett (turma B) e Isabel Godinho (turma C).

Os poetas do 2º C merecem ser cantados! #13

Findo o último dia de aulas deste ano lectivo, vamos cantar de uma só vez muitos poemas dos alunos do 2º C!


Cidade

Casas mal construídas,
Carros desfeitos,
Fontes secas,
Escolas partidas,
Candeeiros sem fim,
Carros a flutuar,
Barcos a andar,
Estojos a apagar,
Sorrir e chorar,…

Sofia Barreto - 7 anos


As crianças

Crianças, crianças, crianças,… em todo o mundo,
em redor do planeta.
Azul a saltar, verdes são as terras,
na grande escuridão.

Meninas a dançar, avôs a ler o jornal,…
avós a fazer tricô para camisolas tricotar
a tricotar para as tais crianças.

Tiago Valente - 7 anos


Cantilena

Folha que cai no chão, pássaro que voa,
borboleta que poisa na flor,
flor que tem cheiro,
cheiro de vida.
Cheira a um amor,
amor que está no jardim.
Formosa flor que cheira a cores,
estrela cintilante, cintilante do céu,
transforma estrelas em ursos,
e belos são os planetas que têm flores e ursos no céu.

Pedro Neves - 7 anos


Pode bem ser…uma coisa a valer…

Eu adoro escrever,
Poesia a valer.
Amigos com quem sonhar
E eu a navegar.

Um planeta encontrei,
Uma coisa a valer,
Que pode bem ser,..
Um luar a caminhar,
Uma poesia a inventar,
Uma professora a cativar,
Isto bem pode ser...uma coisa a valer.

Afonso Raposo - 8 anos


2º C - Professora Virgínia Amélia

18/06/2009

Festa de final de ano lectivo


No dia 19 de Junho, todos os alunos e seus familiares estão convidados a comparecer na Escola da Glória às 16h30. O palco (que será montado no recreio) e o som estarão preparados para as peças e canções que cada turma irá apresentar. A festa vai ter algumas surpresas... e os alunos que terminam o 4º ano irão receber o respectivo Diploma.

17/06/2009

aS flOreS falam?



TEMOS UMA MENSAGEM DAS FLORES PARA TI !

Os poetas do 2º C merecem ser cantados! #12


Atrás de uma máscara imaginei…

Atrás de uma máscara imaginei,
Um Pirata a vaguear,
Tinha um barco e uma farda,
Que não podia estragar,
Era forte e corajoso,
Leal e formoso,
Atrás de uma máscara imaginei…


Poema e ilustração do aluno Pedro Pinheiro
7 anos - 2ºC
Professora Virgínia Amélia

22 Escolas do Primeiro Ciclo do Concelho de Aveiro receberam Bandeiras de Certificação "Sabientar"

Site da CMA, 17-06-09

A Câmara Municipal de Aveiro e a SUMA procederam à entrega de Bandeiras de Certificação do projecto “Sabientar” a 22 Estabelecimentos Escolares do primeiro ciclo do Município no dia 16 de Junho, pelas 16.00 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Com a presença do Vereador do Pelouro de Ambiente, Miguel Capão Filipe, do representantes da SUMA, Vítor Mota, e dos SMA – Serviços Municipalizados de Aveiro, Rui Ferreira, a entrega da certificação de competências “Sabientar” foi feita a representantes de cada escola galardoada, num total de 22 estabelecimentos.

Para Miguel Capão Filipe este “é um projecto que nos ajuda a seguir o lema de mantermos a Terra sustentável para deixarmos às novas gerações um mundo melhor, menos poluído".

As escolas do primeiro ciclo certificadas que receberam as bandeiras foram as seguintes: Escola Básica Integrada de Eixo, Escola da Glória, Escola da Presa; Escola da Vera Cruz; Escola das Barrocas; Escola de Alumieira; Escola de Aradas; Escola de Areias de Vilar; Escola de Cacia; Escola de Costa do Valado; Escola de Esgueira; Escola de Mamodeiro; Escola de Nariz; Escola de Oliveirinha; Escola de Quinta do Picado; Escola de S. Bernardo; Escola de S. Jacinto; Escola de Santiago; Escola de Sarrazola; Escola de Solposto; Escola de Verdemilho e Escola de Vilar.

De referir que o projecto de educação e sensibilização “Sabientar”, para além de certificar novos estabelecimentos escolares que deram provas do seu esforço na implementação e avaliação das rotinas ambientais e de cidadania, visa ainda manter a certificação das escolas que, no ano anterior, receberam este mesmo galardão, apostando, por isso, na sedimentação das rotinas já introduzidas.

Assim, funcionou, simultaneamente, em várias fases, através da distribuição de um Manual de Fichas Curriculares, para serem trabalhadas, na sua grande maioria, em aula, mas também com desafios para concretizar fora do contexto escolar (com a Família, Amigos, Vizinhos…).

A primeira fase teve como destinatários as escolas que ainda não tinham participado no projecto, sendo convidados a explorar o Caderno 1 do “Manual de Sabedoria Ambiental” com as seguintes temáticas: Limpeza Urbana; Triagem e Deposição Selectiva; Redução e Valorização.

Já os estabelecimentos escolares que possuíam a certificação do ano passado, trabalharam o Caderno 2, que dá especial ênfase à História do Lixo, Consumo Responsável, Redução de Resíduos na origem, Limpeza Urbana e Participação Cívica. Os alunos destas escolas receberam igualmente um crachá que os distinguiu como Eco-Mosqueteiros e os compromete ainda a colocarem em prática os seus princípios.

Para além da protecção do Ambiente, os manuais abordam temáticas transversais relacionadas com as boas práticas de Cidadania e a formação pessoal e social, conteúdos incluídos nos programas curriculares do primeiro Ciclo do Ensino Básico.

A atribuição da certificação “Escola Sabiente” ou respectiva manutenção resulta da avaliação feita em auditoria e do resultado do teste de avaliação de competências individuais que os alunos responderam antes do fim do ano curricular. Os estabelecimentos que atingiram uma classificação positiva nos dois instrumentos de avaliação vêem agora o seu esforço recompensado, recebendo os certificados e hasteando as bandeiras de reconhecimento.

16/06/2009

Festa das Flores


Dia 18 de Junho de 2009 – Das 13H às 18 Horas

No âmbito das comemorações dos 250 anos de elevação de Aveiro a Cidade, o Agrupamento de Escolas de Aveiro vai participar no Programa desenvolvendo esta actividade para a cidade com todos os alunos do 1º ciclo (cerca de 1050 alunos).

O percurso do desfile será o seguinte:

13:00 Horas – Concentração nas escolas respectivas;
14:00h – Concentração e saída dos alunos do Centro Cultural e de Congressos (antiga Fábrica Jerónimo Pereira Campos – Cais da Fonte Nova); Rua Carlos Silva Melo Guimarães, Av. Dr. Lourenço Peixinho;
15:30H – Concentração no Rossio e participação das diferentes escolas em PALCO.

17:30h – Confronto dos alunos das escolas da freguesia da Glória, na Rua do Clube dos Galitos, com os alunos das freguesias de Vera Cruz e de S. Jacinto, na Rua João Mendonça (junto do canal central), para recriação da BATALHA DAS FLORES.
• Lançamento de pétalas de flores pelos Bombeiros Velhos e Bombeiros Novos, do cimo da escada magirus (uma em cada um dos lados do canal) para a recriação da batalha das flores entre ceboleiros e cagaréus.

Durante a tarde será distribuído um pequeno lanche a cada criança.


[Imagem: Gustav Klimt. Portrait of Mäda Primavesi. 1921. Oil on canvas. 150 x 110.5 cm]

Hoje, lançamento do livro "O Sonho da Princesa Moranguinho"!

As turmas do 1.º ano do Agrupamento de Escolas de Aveiro (Glória, Barrocas, Aveiro, S. Jacinto e Santiago) decidiram escrever um livro que será editado e apresentado hoje, dia 16 de Junho, no Seminário de Santa Joana Princesa, em Aveiro. A história iniciou-se numa turma que leu a sua parte à turma seguinte e o processo continuou até se finalizar a história na 11.ª turma.

O projecto
Inventar, Descobrir e Construir (ver blogue) contou com a participação de 275 alunos, onze professores e nove professoras estagiárias. Pretendeu-se com este trabalho, numa fase inicial de aprendizagem, desenvolver as competências da leitura e escrita junto dos alunos, valorizando em simultâneo o espírito de grupo e de partilha. Eis o livro que será editado:

[Contracapa e capa]


Começa assim (1ºC, EB1 Glória):

«Há muito, muito tempo vivia no Reino dos Morangos a Princesa Moranguinho.
Ela era bonita, loira inteligente e tinha olhos azuis.
Um dia foi ao rio Encantado e encontrou um Golfinho.
Perguntou-lhe como se chamava.
- Chamo-me Fifi. E tu como é que te chamas?
- Chamo-me Moranguinho. Uaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!
- Porque é que estás a chorar Princesa Moranguinho?
- Uaaaa! Caiu um meteorito no meu reino e esmagou os meus morangos!
- Eu posso-te ajudar
!…»

Continua (1ºA, EB1 Glória):

«- Mas como?
- Tenho uma ideia. No outro dia quando passava pelo fundo do rio encontrei um tesouro!
- Um tesouro?!
- Sim, uma máquina do tempo!
- E o que é isso da máquina do tempo?
- É uma máquina electrónica, em que entras num portal, carregas num botão e programas o número de anos que queres recuar.
- Mas isso é maravilhoso! Posso voltar ao meu reino, tal qual ele era, antes cair do espaço, o meteorito.
Entao, Fifi despediu-se da sua amiga e mergulhou no Rio Encantado para procurar a máquina do tempo


E continua (1ºB, EB1 Glória):

«Depois de muito mergulhar, encontrou um monstro com 6 cabeças.
O Fifi ficou a tremer e perguntou:
- Quem és tu?
- Eu sou o guardião do tempo e não te deixo entrar.
- Por favor, eu preciso da máquina do tempo, só um bocadinho, por favor.
- Para que a queres tu?
- É para ajudar a Princesa Moranguinho.
- E quem é essa princesa?
- A Princesa Moranguinho é uma amiga minha, que vivia num castelo de morangos, mas um dia, um meteorito, destruiu todo o seu reino e ela
…»

... e se quiseram saber mais, têm que ler o livro! :)



PARABÉNS A TODOS OS ALUNOS E PROFESSORES!

15/06/2009

Novo Inquérito


O novo inquérito on line visa sondar os pais e encarregados de educação dos alunos da EB1 da Glória sobre o seu grau de satisfação em relação a diversos aspectos - qualidade das infraestruturas, dos serviços de apoio, do ensino, etc.-, tendo em consideração o ano lectivo 2008/2009. Podem seleccionar mais do que uma resposta mas tentem centrar-se nas variáveis mais críticas. O que queremos saber é: o que deve ser melhorado na Escola da Glória? A AP agradece também o envio de comentários ou sugestões para o email: assocpaiseb1@gmail.com


[Imagem: Mónica Oliveira - Palavras Mutantes - Ferro pintado - 177x27,5x31,5 cm - 2007]

Maioria utiliza automóvel para deslocar-se à escola


O inquérito on line lançado no dia 5 de Maio terminou (no dia 10-06). A questão colocada era a seguinte: «Como costuma deslocar-se até à escola EB1 da Glória de manhã (9h00)?»

Responderam ao inquérito 71 indivíduos, sendo que 61 (85%) utiliza com mais frequência o automóvel. Apenas 13 indivíduos declararam deslocar-se a pé, 6 utilizar transporte público e 1 usar a bicicleta.

Dos 71 inquiridos, 13 deslocam-se à escola utilizando meios variados (às vezes vão de carro, outras a pé, por exemplo).

A pé --- 13 (18%)
De carro --- 61 (85%)
De transporte público --- 6 (8%)
De bicicleta --- 1 (1%)
Outro meio --- 3 (4%)


Este inquérito (sem representatividade estatística) indica um valor muito elevado de recurso ao automóvel. Por que razão não se opta por outros meios para aceder à escola? Optimização de tempo/percursos (casa-escola-trabalho)? Distância média casa-escola dificulta/inviabiliza o uso de outros meios? Não há uma cultura de mobilidade alternativa? Respondam de vossa justiça... :)

Poema dedicado


MEMÓRIA

Um dois três
e era uma vez
um menino traquina
que jogava à bola,
cabelo molhado, cara rosada,
alegre gritava
no pátio da escola
passa, passa, chuta!
Os dias passaram
os anos também
e agora não passo
a bola a ninguém.
Passa o tempo
fica a memória
das alegres jogadas
no pátio da escola!

Maria Graciete Ferreira
Avó do Duarte Ferreira do 2º C EB1 da Glória
13-06-2009


Ilustração escolhida pela professora Virgínia Amélia

Os poetas do 2º C merecem ser cantados! #11


Era uma vez…

Era uma vez…
Uma menina,
não tinha casa,
não tinha pernas.

Era uma vez…
Uma menina,
que estava a sonhar,
a sonhar,

que não existia.


Poema e ilustração da aluna Matilde “Flor”

7 anos - 2º C
Professora Virgínia Amélia

14/06/2009

Os poetas amorosos do 2º D #4


Acrósticos dedicados: Gil Cruz, Isana Murad, Joana Ferreira, Luís Ricardo Nunes, Magda Batista da Silva, Mariana, Maria João Queirós, Maria Margarida Martins, Martim Duarte Rocha, Tiago, Vera Lúcia Garcia, Vitor Daniel Santos


Garoto muito
Inteligente, ama a
Liberdade.

Isana
Sabe ser
Aquela amiga que
Não se esquece.
Amo-te.

Joga
O sorriso doce
A toda a hora a
Nossa
Amiga Joana.


Luís,
Une o trabalho á
Inquietação do
Saber.

Menina
Arrojada
Gosta
De dar
A mão aos amigos

Menina
Arrebitada e
Risonha.
Irradias
Amizade.
Nunca deixes de
Amar.

Menina
Amorosa e
Risonha.
Irradia
Amizade.

Jóia rara.
Olha para
As manas com enormes
Olhos amorosos.


Margarida
Ama as
Rosas e os
Goivos.
Agarra
Ramos de
Ibíscos e
Dá-os com
Amor.


Martim, é
Aquele menino
Risonho que
Tem uma
Irmã que adora, a
Miriam.


Tem consigo a
Inquietude da
Amizade.
Gosta e precisa da certeza de um
Olhar.


Verinha, és
Engraçada.
Risonha e muito
Amorosa.

Veio um menino
Inquieto, mas
Todos
Os dias
Riu e sorriu.


[Ilustração: Sol Díaz]

13/06/2009

Os poetas do 2º C merecem ser cantados! #10


O Meu Coração

Do meu coração saem flores,
Do meu coração saem amores,
Do meu coração saem amigos,
E um mundo colorido.

Corações de vestidos,
Corações a bailar,
Corações para namorar,
Corações para navegar.


Poema e ilustração da aluna Margarida Santos
8 anos - 2º C
Professora Virgínia Amélia

12/06/2009

Os poetas amorosos do 2º D #3


Poema Aluno

Ando a aprender na escola,
Estudar é a minha lição.
Estou atento nas aulas
Para ter uma boa recordação.

Canto, corro e aprendo
Para ser um bom aluno.
Gosto de ir à escola
Para mais tarde ter um futuro.

Gustavo Pedro Honório Nunes


2º ano D - Professora Graça Rebelo


[Ilustração: Sol Díaz]

11/06/2009

Os poetas do 2º C merecem ser cantados! #9


O Olhar a Pairar

O olhar a pairar,
Os olhos a voar,
Melenas a cintilar
O mar a fumegar.

O olhar a pairar,
Sobe as águas do mar,
Sempre a serigaitar
Nas ondas do luar.

O olhar a pairar,
O lixo a queimar,
Animais a “bombar”
E à noite a namorar.

O olhar a pairar,
Colares a iluminar,
Cores de paixões,
E o mar de mil canções…

Poema e ilustração da aluna Catarina Moreira
7 anos - 2º C
Professora Virginia Amélia

09/06/2009

Defesa do Consumidor: publicidade a alimentos especialmente dirigida a crianças

[Clicar na imagem para aumentar]


Conferência aberta ao público em geral a realizar-se no próximo dia 13 de Junho pelas 14:30h na Fábrica da Ciência Viva. Entrada gratuita.

Uma das conferencistas, Ada Rocha, é mãe de uma aluna da Escola da Glória. Ada Rocha é nutricionista, professora na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e membro da Comissão da especialidade em Alimentação Colectiva e Hotelaria da Associação Portuguesa dos Nutricionistas.

Os poetas amorosos do 2º D #2

Poemas à Primavera:


São os pássaros a cantar,
Os caracóis a viajar.
É o sol que começa aquecer,
As nuvens a desaparecer.
São os grilos a cantar,
As borboletas a dançar.
É o vento a sussurrar
E as joaninhas a voar.
Flor a flor em botão a abrir.
É o Inverno a ir e a
Primavera a rir.

Telma Afonso Magalhães



São as flores a nascer,
frutos começam a crescer.

As árvores ficam bonitas,
Algumas muito catitas.

Os passarinhos cantam
E alguns até dançam.

A Primavera é assim,
Uma emoção sem fim.

Tiago Pinheiro



2º ano D - Professora Graça Rebelo


[Ilustrações: Sol Díaz, série Piopia]

08/06/2009

Os poetas do 2º C merecem ser cantados! #8


Menina… Moça… em Janeiro


Em Janeiro menina bonita é muito asseada.

Em Janeiro menina bonita é linda,
Como um anel.
Em Janeiro menina bonita…linda,
Tem paz e sossego.
Em Janeiro menina bonita…linda
É muito moça.


Catarina Moreira – 7 anos

2º C – Professora Virginia Amélia



[Imagem: Dante Gabriel Rossetti, Lady Lilith, 1868]

07/06/2009

Digam aos vossos pais:

Os cidadãos europeus vão eleger um novo Parlamento Europeu (entre 4 e 7 de Junho). A Holanda e o Reino Unido foram os primeiros países a realizar eleições. Hoje, dia 7, os cidadãos de outros Estados - como é o caso de Portugal - vão votar para escolher também os seus representantes no Parlamento Europeu.
Os eleitores vão votar numa lista de candidatos - a que considerem ser a melhor para defender os interesses do seu país e da Europa no Parlamento Europeu. Estas listas são partidárias, ou seja, são listas de pessoas que foram escolhidas pelas direcções dos partidos políticos (PSD - Partido Social-Democrata, PS - Partido Socialista, CDU - Coligação Democrática Unitária, CDS/PP - Centro Democrático Social/Partido Popular, BE - Bloco de Esquerda, etc.).

No Parlamento Europeu, os deputados são depois agrupados em «famílias políticas» mais alargadas. Existem sete grupos políticos: por exemplo, os candidatos eleitos pelo PSD e pelo CDS-PP juntam-se ao
Partido Popular Europeu - Democratas Europeus, os do PS juntam-se ao Partido Socialista Europeu e os da CDU e Bloco de Esquerda (BE) juntam-se ao grupo Esquerda Unitária Europeia - Esquerda Verde Nórdica.

Nem todos os candidatos das listas são eleitos. Na verdade, há uma ordem. Vital Moreira é o nº 1 da lista do PS, Ilda Figueiredo é a nº 1 da lista da CDU, Paulo Rangel é o nº 1 da lista do PSD, Miguel Portas é o nº 1 do BE e Nuno Melo é o nº 1 do CDS-PP. Quanto mais votos tiver uma lista, mais deputados são eleitos. Se uma lista tiver muito poucos votos, nem o nº 1 é eleito; se tiver muitos votos, pode eleger 9 ou 10 deputados. No total, Portugal só pode «enviar» 22 deputados para o Parlamento Europeu (é que são muitos países e alguns têm direito a mais deputados porque têm maior número de habitantes). A Alemanha é o país com mais euro-deputados (99), logo seguida da França, da Itália e do Reino Unido (72). Por outro lado, Malta só pode eleger 5 euro-deputados. Chipre, Estónia e Luxemburgo ficam-se também por apenas 6 euro-deputados.

Eu sei que tudo isto parece complicado, mas não é assim tanto... Já agora, acompanha os teus pais à mesa de voto e coloca todas as perguntas que te ocorram para ficares a compreender melhor o significado destas eleições.

Vê agora uma imagem do interior do Parlamento Europeu em Estrasburgo, na França.

Nestas eleições em Portugal, os eleitores (que são as pessoas que podem votar) decidem qual o grupo de pessoas (e quantos de cada partido) que vai ocupar 22 daquelas cadeiras. Nos outros países, o sistema é idêntico.

Quando tiveres 18 anos, também tu vais poder votar. Vais ter o direito de eleger os candidatos com ideias mais próximas das tuas. Ou até, quem sabe, poderás fazer parte de uma lista e seres tu a ocupar uma destas cadeiras! É uma grande responsabilidade e um grande desafio.

O Parlamento Europeu tem três funções principais:

- Adoptar os actos legislativos europeus, ou seja, fazer leis que são depois aplicadas em toda a Europa;
- Exercer o controlo democrático sobre as outras instituições europeias;
- Poder orçamental: o orçamento anual da UE é decidido conjuntamente pelo Conselho e pelo Parlamento. O PE exerce também um controlo permanente sobre a gestão com o objectivo de detectar e reprimir as fraudes.

Nem sempre nos damos conta mas as decisões do Parlamento Europeu afectam a forma como vivemos - nas áreas do ambiente, transportes, comunicações, internet, direitos dos consumidores, imigração, mercado interno da UE, etc..

Digam aos vossos pais: «Está na hora de ir votar!»

06/06/2009

Os poetas amorosos do 2º D

Poemas dedicados às mães:


Dei-te uma flor

Dei-te uma flor,
Cheirosa e bonita
Com imenso carinho.
Só me apetece
Dar-te um beijinho.

Dei-te uma flor
Engraçada e
Colorida.
É como um arco-íris
Que ilumina o meu olhar.

Gil Cruz


O Amor

O amor é de
Encantar.
Anda cor
No ar.

O amor
E a
Alegria tem
Muita fantasia.

O Nosso amor
É ter sempre
Mimos
e nunca dor.

As flores e o
Amor são
Sempre um louvor.

Vitor Daniel Santos


Dei-te uma flor

Dei-te uma flor
Que deixou amor.
Dei-te um coração
Da cor de um balão,
mostrei-te um caminho
bem cheiroso.

Dei-te um balão
Da cor do coração.
Dei-te uma flor,
A mais cheirosa
Para ti
Minha mãe
Formosa.

Dei-te uma árvore,
Cheia de flores
E frutos
Muito saborosos.

Vitor Daniel Santos


Mãe

Dei-te uma flor,
Bonita flor
Que cheira bem,
Como o teu coração.
Flor em botão
Que desce
ao meu coração.
Mãe perfumas
A vida com emoção.

Eduardo Gama (Edu)


Dei-te uma flor

Dei-te uma flor
Flor do meu amor
Amor do coração
Coração vermelho
Vermelho encarnado,
Encantado, alegre,
Alegre mãe
Mãe carinho
Carinho para me dar beijinhos.

Mariana Gomes


Amor

Amor
Que me vem
do fundo do coração.
Fico cheio de sorrisos
Por uns abraços
Carinhosos.
Tens um coração
Que enche de
Imaginação
O meu coração.

Martim Rocha


Florzinha

Florzinha
Bonitinha
que vive sozinha.
Florzinha colorida
E perfumada,
minha amada.

Florzinha desejada,
de boca encantada.
Florzinha corajosa,
mas muito
formosa.

Gustavo Pedro Nunes

[2º D - Professora Graça Rebelo]


[Ilustrações: Carolina Rios, série Risa]

Festa da Criança


Insufláveis, carrosséis, pinturas faciais, desportos radicais, campos de jogos, concertos, teatro, animais, tererés, culinária, um mural, planetário, escola de condução, atelier dos CTT,...

Dias 6 e 7 de Junho, no Espaço Inovação, em Vila Verde (Oliveira do Bairro)

Ana Maria Bettencourt assume presidência do CNE

Público. 5-06-2009

Foi deputada do PS, foi assessora para a Educação do Presidente da República Jorge Sampaio e assumiu agora a presidência do Conselho Nacional da Educação (CNE). Ana Maria Bettencourt é professora e investigadora. É o contacto com as escolas do Norte da Europa que a faz ter a certeza que para conquistar o sucesso escolar é preciso mais trabalho, de professores e de alunos. Ainda não sabe qual vai ser a agenda do CNE para os próximos quatro anos, mas quer dar continuidade ao parecer sobre a educação dos 0 aos 12 anos, assim como a outro sobre o alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos. “Como organizar a escola, para que todos aprendam”, é a grande questão a responder em ambos os pareceres.

Extractos da
entrevista:

(...)a ministra propôs a introdução de uma segunda língua no 2.º ciclo. Concorda?
Na Finlândia, há alunos dessas idades [10 a 12 anos] a estudar cinco línguas, há percursos muito centrados nas línguas porque os finlandeses dizem que são um país periférico e têm que aprender. O problema não é o ensino de duas línguas, mas a consolidação da compreensão das mesmas. O estudo de uma língua estrangeira é um problema, tal como são todas as disciplinas com muitas precedências, que exigem consolidação de competências.

Como acontece também com a Matemática. Como é que se resolve esse problema?
Hoje em dia, temos mais capacidade para resolver problemas, mas para isso, os professores têm que trabalhar mais. Não podem ser só as famílias, embora estas sejam importantes; é a escola que tem que ter muito mais responsabilidade.

Até que ponto os professores não continuam a contar muito com a família para dar apoio ou para pagar explicações?
A OCDE tem um documento sobre o insucesso escolar em que recomenda: “Intervir ao primeiro sinal de dificuldade”. Ou seja, não deixar arrastar dificuldades, porque isso põe problemas gravíssimos às disciplinas com precedência. Outra coisa importante é a capacidade de diferenciar percursos, ou seja, quando há um aluno com dificuldades, a escola tem que ser mais organizada nos percursos individuais. A escola deve assentar não no aluno imaginário, mas naquele que existe. Não é o ensino centrado no programa, mas no aluno, porque o programa é pouco útil se os alunos não aprenderem. Essa mudança de paradigma é muito importante: pôr os alunos a trabalhar sozinhos, a corrigir os seus trabalhos, enquanto os professores ajudam os que têm mais dificuldades.

Mas os alunos não têm só problemas de aquisição de conhecimentos, mas de comportamento...
Aí deve haver tolerância zero.

Tem sido acusada de “facilitismo” porque defende que os alunos não devem chumbar?*
Faciltismo? Odeio essa palavra. Um aluno que chumba várias vezes é porque não foi apoiado e vai acabar por desistir, o que é mau para ele e para o país. O que defendo é que os professores compreendam as dificuldades dos alunos, insistam e trabalhem muito. Isto é muito importante, para poder resolver, porque se não, os professores dão sempre mais do mesmo. Um dos aspectos que me impressionou na escola finlandesa foi os alunos trabalharem imenso. Existem alunos com dificuldades, são apoiados e vão fazer a sua escolaridade. Eu defendo isto e não que os alunos passem sem saber. O que proponho não é facilitismo, mas mais trabalho para os professores e para os alunos.

Mas esses apoios já existem na escola, onde há aulas de apoio e de recuperação. É preciso mais?
Eu não falo desses apoios, mas do trabalho do professor na sala de aula, com os alunos. O professor tem que ensinar mais e de outras maneiras. É muito importante o trabalho em sala de aula, porque se o aluno tiver que trabalhar, não pode fazer gazeta e aprende. Isto não é facilitismo, facilitismo é a pessoa ignorar. A escola não pode ser indiferente às diferenças. O que diferencia as escolas, nos países do Norte da Europa, é a atenção dada aos alunos.

É desse modo que se evitam as retenções?
O insucesso escolar é uma situação insatisfatória e está provado que reter um aluno não resolve, isso prejudica os alunos que começam a criar resistências à aprendizagem. É preciso encontrar outra solução que é trabalhar mais e ir mudando os percursos.

Deve haver exames nacionais no final de cada ciclo?
O problema do sucesso nas aprendizagens não depende de mais exames. Está mais do que provado que não é com exames que se responde aos problemas dos alunos. As provas de aferição são um bom instrumento de auto-regulação. Há escolas que trabalham os resultados das provas de aferição. Também há outras que trabalham para a prova, o que é falsear a questão porque o objectivo não é ter bons resultados, mas é aprender com os resultados que se obtêm.


* Conselho Nacional de Educação propõe fim dos chumbos para alunos até aos 12 anos / 29-10-2008

[Alguns elementos sobre o Sistema Educativo da Finlândia: a escolaridade obrigatória é de nove anos, tal como em Portugal; as autarquias suportam todas as despesas, desde livros, materiais escolares, refeições, transportes e assistência médica; nas turmas em que há alunos com problemas de aprendizagem, há dois professores; as aulas funcionam com a ajuda do computador e os alunos começam, desde muito cedo, a trabalhar com vários programas informáticos; os filhos dos emigrantes têm aulas na sua própria língua, sendo os professores seleccionados pelas comunidades estrangeiras ali residentes; as escolas são avaliadas pelo seu desempenho e as que têm melhores resultados são contempladas com um reforço no seu orçamento.

Sobre o Sistema Educativo na Finlândia, consultar ainda:
Administração/Estrutura/Carreira Docente; Sistema de Ensino]

04/06/2009

Os poetas do 2º C merecem ser cantados! #7


Amigos do coração


Estamos em Janeiro,
Quase Fevereiro,
Dias cinzentos,
Tempos bonitos,
Praças quentinhas...

Também podemos brincar,
Com as folhas que há no chão,
E com os amigos,
Os amigos do coração.


Margarida Santos – 7 anos
2º C – Professora Virginia Amélia


[Imagem: Lisa Evens]

02/06/2009

Desfile adiado devido a previsões de chuva

O desfile previsto para o dia 5 foi adiado para o dia 18 de Junho, quinta-feira. A razão é só uma: todas as previsões meteorológicas indicam a possibilidade de chuva. Estando prevista a saída de cerca de mil crianças para as ruas da cidade (de todas as EB1 do Agrupamento de Escolas de Aveiro), a Direcção do Agrupamento decidiu não correr o risco de as expor a uma situação de desconforto e desolação. Tudo e todos estamos prontos para esse evento, resta-nos assim esperar mais alguns dias. O plano em termos de horários, percursos e actividades mantém-se. Muda apenas o dia.

Dada esta alteração, na próxima sexta-feira, dia 5, o horário escolar será o habitual. Só não haverá aulas da parte da manhã no próximo dia 18 de Junho.

Perdoem o incómodo... mas o S. Pedro, desta vez, não quis ajudar! ;)

Um em cada quatro alunos do básico recebe apoio extra

Artigo do Público/Lusa. 2-06-2009

No ano lectivo passado, um em cada quatro alunos do ensino básico foi sujeito a um plano de recuperação, tendo 74 por cento transitado de ano. Mais nove por cento do que no ano anterior, segundo dados do Ministério da Educação. O plano de recuperação é um conjunto de actividades desenvolvidas na escola para apoiar os alunos que, até à interrupção das aulas no Carnaval, mostrem ter dificuldades de aprendizagem que possam comprometer o seu sucesso escolar.
"Termos cerca de 200 mil alunos, num universo de cerca de 900 mil, com planos de recuperação ou acompanhamento. É um pouco acima daquilo que seria a nossa expectativa", lamenta Valter Lemos, secretário de Estado da Educação. Contudo, ressalva, "houve um maior número de estudantes a recuperar de maus resultados e a transitar", o que o leva a considerar que esta estratégia tem dado "bons frutos no combate ao abandono e ao insucesso escolar". A tutela pondera alargar esta prática ao ensino secundário.
O relatório referente ao ano lectivo 2007-08 revela que foram elaborados 187.638 planos de recuperação, um número idêntico ao ano lectivo anterior. O 3.º ciclo teve o maior número de alunos abrangidos, com um total de 102.459 (55 por cento), seguindo--se o 2.º ciclo, com 46.739 alunos (25 por cento) e, por fim, o 1.º ciclo, com 38.440 (20 por cento).
Entre estes alunos, a taxa de transição foi de 74 por cento, sendo o 2.º ciclo o que apresentou a taxa mais elevada (77 por cento).

Dos mais de 187 mil alunos do básico sujeitos a planos de recuperação em 2007-08, 74% acabaram por passar de ano. O ME quer agora alargar a medida ao ensino secundário.

01/06/2009

Dia Mundial da Criança


O Dia Mundial da Criança, oficialmente, é 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Porém, a data efectiva de comemoração varia de país para país.

Adivinhas quantos países escolheram o dia 1 de Junho?
O Brasil? Errado! Os nossos amigos brasileiros celebram o Dia da Criança a
12 de Outubro. Em alguns países da África Central, como por exemplo na Guiné Equatorial ou em São Tomé e Príncipe, a festa é a 25 de dezembro, dia de Natal, o que não me parece nada mal... No Japão? Nem pensar! E queres saber: no Japão há dois dias da criança... Pois é: 3 de março para Meninas e 5 de maio para Meninos. Com esta separação é que não concordo muito... mas enfim, cada cultura tem as suas razões!
Bem, não digo mais nada. Para saberes a data em que se celebra o Dia da Criança nos outros países do mundo, navega até
esta página.


[Imagem: Edifício da ONU. Nova Iorque. Painel de mosaicos realizado com base na pintura do artista americano Norman Rockwell, intitulado «A Regra de Ouro» (1985). Contém uma inscrição que diz "Comporta-te com os outros como gostarias que eles se comportassem contigo".]

Os desenhos animados que os pais e mães viam quando eram crianças

FELIZ DIA MUNDIAL DA CRIANÇA!

ABELHA MAIA


HEIDI


VICKIE O VIKING

Dia Mundial da Criança – Dia Livre no Fit & Fun


Todas as crianças estão convidadas para vir passar um dia diferente, podendo usufruir das actividades lúdico-desportivas gratuitamente.

Horário:
Das 15h às 20h (após saída da escola)

Destinatários:
Crianças e jovens dos 5 aos 14 anos de idade

Actividades:
15h às 17h – actividades desportivas (parede de escalada, jogos de equipa, circuitos de treino, ateliers…)

17h às 18h – Workshop de “Punhoballl”
Desporto alemão, onde se usa o punho para o lançamento da bola de basquetebol.

18h às 19h – Workshop de massagens
Serão colocados colchões em toda a sala kids e uma marquesa. A monitora explicará o procedimento da massagem e cada criança exercerá o mesmo movimento sobre o colega. A seguir trocam de posição.

19h às 20h - Aula de hip-hop

Durante todo o horário da acção, haverá também pinturas faciais e balões de moldar.