27/02/2009

Pesquisar no Google Earth

A Escola EB1 da Glória numa imagem do Google Earth

Se quiseres ver a tua escola mais de perto, ou cada rua da tua cidade, ou um recanto em qualquer lugar do mundo, vai aqui.

26/02/2009

Ler

Duas semanas após a inauguração da Biblioteca Escolar, mais um dos poemas criados pelos alunos da escola:

Ler faz-nos brincar
Ler é viajar

Ler é um prazer
Ler é aprender

Ler é divertir
Ler é bom

Ler é descobrir
Ler é ter um dom

Ler é sonhar
Ler é imaginar

Ler é o nosso lema
Ler é o nosso poema

Ler é poder ser
Ler é crescer

Ler é entrar numa aventura
Ler é ser amigo das letras

Ler é voar no mundo desconhecido
Ler é conhecer

Ler é magia
Ler é alegria

Ler é sonhar
Ler é imaginar

Ler faz crescer
Ler dá prazer

Ler é aprender
Ler é saber!

Fevereiro 2009

Desfile de Carnaval

No dia 21 de Fevereiro, os alunos e professores da EB1 da Glória desfilaram pelas ruas de Aveiro. Este é um pequeno álbum para mais tarde recordar...

[para abrir o álbum basta «clikar» na imagem]
Desfile de Carnaval pelas ruas de Aveiro - 21 Fev 09

25/02/2009

Requerimento dirigido à CMA

A/c vereador da Educação, Dr. Pedro Ferreira
A/c chefe divisão de Educação da CMA, Dr. António Direito
Enviada por e-mail, dia 19-02-2009

Exmos. Senhores,

A Associação de Pais da Escola EB1 da Glória vem, pela presente, solicitar a V. Exas. uma alteração na configuração do parque de estacionamento que foi recentemente criado em frente ao portão principal de entrada na escola. Agradecíamos que o referido parque contemplasse as duas vias habituais - uma de entrada e outra de saída. Sugerimos que esta última seja direccionada para a rua Capitão Sousa Pizarro, a melhor solução para evitar os engarrafamentos que todas as manhãs afectam a circulação na Av. Dr. Artur Ravara. Não sendo possível a melhor solução, agradecemos que, pelo menos, «rasguem« um segundo acesso no sentido da Av. Artur Ravara.

Agradecendo desde já a V/ atenção para este assunto, subscrevemo-nos com consideração,

Maria do Rosário B. S. Fardilha de Girardier
Presidente da Associação de Pais da EB1 da Glória

P.S.: Cc Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Aveiro, Dr. Carlos Magalhães e Coordenadora da EB1 da Glória, Profª Rosa Garrett; teor da mensagem a ser divulgado no blogue da Associação de Pais: http://assocpais-eb1-gloria.blogspot.com/

21/02/2009

Quem vai festejar o Carnaval?

Tempo de folia, o Carnaval é festejado um pouco por todo o país. Aveiro não é excepção mas, em Ovar, a tradição é antiga...

20/02/2009

Ainda o Magalhães


A esta informação sobre os procedimentos associados à aquisição do portátil Magalhães, juntamos outra: no site YOUTSU poderão validar os dados de pagamento, alterar o número de telefone de contacto, enviar e-mail com dúvidas e questões. Em qualquer caso, é necessário introduzir o NIF fornecido aquando do preenchimento do requerimento do computador. Boa sorte!

19/02/2009

... e uma primeira pergunta:

Qual vai ser o horário da Biblioteca Escolar? À hora do almoço, por exemplo, quem vai assegurar a abertura e apoiar os alunos?

Uma semana depois da inauguração da Biblioteca Escolar...

Um dos poemas criados pelos alunos da EB1 da Glória, apresentado na sessão de abertura:

A biblioteca abriu
Abriu a magia dos livros

Livros que nos fazem sonhar
Sonhar é bom!

Histórias do mundo da fantasia
Fantasia, aventura, poesia…

Poesia que fala do mundo
Mundo que tem crianças que gostam de ler…

Ler é germinar
Germinar para as palavras…

Palavras que nos fazem
Sorrir, rir, cantar ou chorar.
Palavras de encantar

Encantar o meu mundo
Com magia, fantasia e alegria

Alegria está nas narrativas
Narrativas de encantar.

Encantar até sonhar
Sonhar pelas nuvens a voar

Voar sobre as ondas
Ondas da nossa imaginação

Imaginação e emoção
Emoção no nosso coração

Coração de leitor
Leitor da nossa biblioteca!

Fevereiro 2009

18/02/2009

Cantata "O Conquistador"

Op 85 de Jorge Salgueiro com libretto de Risoleta Pinto Pedro
Interpretação da Orquestra Didáctica da Foco Musical

A história inicia-se com a intervenção de Egas Moniz, aio fiel de D. Afonso Henriques, recordando o momento do nascimento do futuro rei e elogiando as suas virtudes. Egas Moniz recorda também a morte de D. Henrique - pai de Afonso Henriques -e suas últimas palavras: «Que no teu coração more a justiça e o bem». Incentivado pelas palavras de seu pai, D. Afonso cresce educado por Egas Moniz. Mas avizinham-se tempos difíceis; o futuro rei é confrontado com a ligação de D. Teresa, sua mãe, a Fernão Peres de Trava, fidalgo Galego. Decidido a manter a autonomia do condado, D. Afonso Henriques arma-se cavaleiro na Sé de Zamora e entra em guerra com a própria mãe. Esperançosa, D. Teresa visita Afonso Henriques tentando convencê-lo a baixar as armas, mas D. Afonso mostra-se determinado e, movido pelos seus sentimentos religiosos e patrióticos, inicia uma feroz campanha contra a mãe. Em S. Mamede, D. Afonso Henriques é vencido, mas cedo as tropas do rei invertem esta tendência vencendo no segundo embate e capturando D. Teresa. A Conquista dos territórios aos infiéis continua de norte a sul, este a oeste. Em Badajoz, Afonso Henriques é ferido numa perna. Mas o seu percurso é inexorável. Recuperado, depara-se agora com outras dificuldades: três mulheres o seduzem. Melancólico o rei confessa ter sido vassalo apenas do amor e reconhecendo a aproximação do fim, faz a passagem dos poderes para o seu filho D. Sancho.

17/02/2009

Atrasos, atrasos e atrasos na entrega do Magalhães

Os primeiros Magalhães chegaram à EB1 da Glória! Mas ninguém compreende o processo e os critérios de entrega! Algumas crianças já levaram o computador para casa, outras ainda não receberam a ordem de pagamento (por SMS)! A Escola está a entregá-los mas, enquanto a maioria dos alunos não os tiver recebido, não podem ser usados nas aulas. Por este andar, talvez no último período lectivo o processo fique completamente regularizado! E é mais um investimento que valeu a pena (sobretudo se a versão do próximo ano for melhorada)...

Inauguração da Biblioteca Escolar - álbum


Prof. Carlos Magalhães, presidente do conselho executivo do agrupamento de escolas de Aveiro, Profª Albina Rodrigues, Profª Teresa Sousa (vice-presidentes), presidente da Junta de Freguesia da Glória, Sr. Fernando Tavares Marques, vereador Pedro Ferreira, chefe da divisão de educação da CMA, Dr. António Direito, Coordenadora da EB1 da Glória, Rosa Maria Garrett, docentes da escola, directora da Biblioteca Municipal de Aveiro, Madalena Pinheiro, representante da associação de pais da escola João Afonso, Carlos Alberto Bastos, alunos da escola...

Foi um prazer estar presente e celebrar finalmente a abertura da Biblioteca Escolar da Glória!


Fotos MRF
12-02-2009

Alunos da Glória já têm biblioteca

Aveiro: Alunos da Glória já têm biblioteca

A EB1 desta freguesia é a quarta do Agrupamento de Aveiro a inaugurar uma biblioteca escolar. Um espaço que fazia falta aos 320 alunos que a frequentam

O Agrupamento de Escolas de Aveiro inaugurou, ontem, a quarta biblioteca das cinco escolas que o compõem. A EB1 da Glória passa, agora, também, a usufruir de um espaço educativo, que tem a leitura em lugar de destaque. A inauguração fez-se com a leitura de poemas por parte dos alunos, à qual assistiram o vereador da Educação, Pedro Ferreira, o presidente da Junta da Glória, Fernando Marques, e Carlos Magalhães, presidente do Agrupamento.
Até aqui, esta escola “tinha apenas um gabinete exíguo, com alguns livros, onde os meninos iam habitualmente, mas faltava um espaço apropriado, que ainda não é o ideal, mas o possível neste momento”, afirma Teresa Sousa, responsável no Conselho Executivo pelas bibliotecas escolares.
O projecto resultou da candidatura daquela escola à Rede Nacional de Bibliotecas Escolares, e é composto por várias áreas funcionais, como o recurso à pesquisa interactiva, a disponibilização de DVD`s, um espaço áudio e vídeo, e uma parte de jogos infantis, além da consulta de livros disponível para as 320 crianças que frequentam as suas instalações.
Além disto, e de acordo com Teresa Sousa, este espaço constitui uma mais-valia, na medida em que permitirá uma “articulação com outras bibliotecas escolares, com os professores e mesmo com as próprias famílias das crianças; portanto, é um centro de recursos e, ao mesmo tempo, um eixo de articulação com os vários serviços, tanto dentro como fora da escola”. Teresa Sousa vê a Biblioteca Municipal como “um parceiro fundamental neste processo, no que ao tratamento e catalogação das obras diz respeito”.
“Após muitas lutas e ajudas, conseguimos este espaço de qualidade”, afirma o presidente do Agrupamento, acrescentando: “Não é a melhor biblioteca escolar da região Centro, mas será certamente muito útil para estas crianças”.
Para o vereador Pedro Ferreira, “este é o caminho para os mais jovens aprenderem a ter gosto pelo livro”. “Hoje estamos a fazer mais Escola”, rematou.

Carla Real
in
Diário de Aveiro, 13-02-2009

16/02/2009

Internet Segura

O dia 10 de Fevereiro foi o dia Europeu da Internet Segura. A presidente da Associação de Pais da EB1 da Glória, Maria do Rosário Fardilha, participou num debate sobre os perigos e cuidados associados à utilização crescente da internet por parte da população infanto-juvenil. O debate foi promovido pelo jornalista Miguel Bastos do Rádio Clube Português de Aveiro.

Voltaremos a este assunto. Por agora deixamos a informação de que a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) lançou o portal
SEGURANET com o objectivo principal de sensibilizar pais, professores, crianças e jovens para a utilização da Internet de uma forma crítica, esclarecida e segura. Acedam ao portal!

14/02/2009

12/02/2009

Reserva e pagamento dos almoços na cantina


Como alguns pais e encarregados de educação ainda não estão familiarizados com o novo sistema, deixamos alguns esclarecimentos:

- Para activar o cartão individual (que foi atribuído a cada aluno) é necessária a deslocação à
Escola EB 2/3 João Afonso de Aveiro. No hall de entrada da escola, ao pé da secretaria, encontra-se a máquina que regista o cartão: basta aproximá-lo do sensor e seguir depois as instruções. É possível efectuar pagamentos e reservas/anulações de almoços (por dia, semana ou mês). A máquina só aceita dinheiro líquido (ainda não é possível proceder a pagamentos com cartões bancários). Se tiverem alguma dificuldade, podem pedir o apoio de uma funcionária.

- Depois de activado o cartão, poderão consultar o vosso saldo, efectuar reservas ou anular almoços no site
Gestão de Cantinas Escolares (link). Para entrar no site, é necessário indicar o Nº de utilizador (inscrito no cartão individual do aluno) e o respectivo Código (que escolheram no momento de activação do cartão na máquina da Escola João Afonso).
Se perderam/não têm cartão, devem fazer o respectivo requerimento no Serviço de Atendimento Integrado da CMA. Este serviço permite também a realização de pagamentos sem apresentação do cartão individual do aluno.

Aconselhamos o registo/memorização do número de Utilizador e respectivo código, uma vez que estes facilitam a identificação do processo do aluno, e existe sempre a eventualidade de perda do cartão.

10/02/2009

Inauguração da Biblioteca Escolar

No dia 12 de Fevereiro, pelas 11h45m, será inaugurada oficialmente a biblioteca escolar da EB1 da Glória.

«Os prazeres da leitura são múltiplos.
Lemos para saber, para compreender, para reflectir.
Lemos também pela beleza da linguagem, para nossa emoção, para nossa perturbação.
Lemos para compartilhar.

Lemos para sonhar e aprender a sonhar.
A melhor maneira de sonhar

é começar por meio de livros.»

José Moraes

09/02/2009

Ioga para crianças


Estão abertas inscrições de yoga para crianças no Surya espaço de yoga,
em Aveiro, no horário:

6ª feira - 18h00 ás 18h45

Para mais informações - 919486315

07/02/2009

Aos nossos amores


Xutos & Pontapés - A minha casinha

E agora, vamos lá fazer karaoke!

[Clicar]

06/02/2009

Suis terras in Alauario et Salinas

Rua João Mendonça

O Museu da Cidade tem na sua exposição recém inaugurada, BI Aveiro, o Livro de Mumadona do século X [959], o Livro de Místicos e a Bula de Clemente XIV, entre muitas outras preciosidades. Estes documentos estão no Museu só até dia 8 de Fevereiro!

Magalhães

Se recebeu um SMS ou e-mail a solicitar o pagamento para a entrega do portátil Magalhães, certifique-se de que a ENTIDADE corresponde a um destes dois números: 11023 ou 10559, e efectue o pagamento em 5 dias, conforme indicado.

04/02/2009

Escolas do 1º ciclo abertas 12 horas por dia!

Acabo de ler a notícia no Público e, apesar de reconhecer o pragmatismo desta eventual medida, não pude deixar de pensar na perversidade do conceito. É verdade que os horários alargados de trabalho, o tempo dispendido em deslocações, a falta de apoio (financeiro, familiar) são incompatíveis com o termo da escola às 17h30. Mas a crueldade de um sistema não se combate com a sua legitimação. Exigir a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos que acordem às 6h30/7h00 da manhã para começar a ter aulas apenas às 9h00, podendo depois deixá-las fechadas nesse mesmo espaço até às 19h30, é cruel. Esta medida comporta riscos para a sua saúde física e mental. Não existe sequer um parque escolar que garanta infra-estruturas adequadas a um tal regime. Esta é uma medida desequilibrante num país que se quer desenvolvido. O espaço e tempo da/para a família é insubstituível e este é o valor que se deve promover.
Talvez seja importante lembrar à Confap que as Associações de Pais não existem para defender os interesses dos pais - sobretudo se estes não coincidirem com os interesses das crianças!

Maria do Rosário Fardilha
Presidente da AP da EB1 da Glória
__________________________________

Artigo do Público, 4-02-2009:
«Pais querem escolas do 1.º ciclo abertas doze horas por dia e dizem que ME já deu luz verde»

Algumas escolas do 1.º ciclo do ensino básico vão estar de portas abertas entre as 7h30 e as 19h, ainda este ano lectivo. A informação foi avançada por Albino Almeida, da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), segundo o qual o Ministério da Educação (ME) já deu luz verde para avançar com este alargamento de horário.

Ao PÚBLICO, o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, disse apenas que o ME está "disponível para estudar a questão", mas Albino Almeida garante que a proposta anda há um ano a ser negociada e que o ministério "sinalizou a sua disponibilidade para avançar com o modelo".

O objectivo, segundo o responsável da Confap, "não é transformar as escolas em armazéns de crianças". Nem sequer reforçar a carga lectiva, roubando tempo para a brincadeira. "O que queremos é que as escolas funcionem numa lógica de centro educativo, deixando de estar exclusivamente centradas na instrução e com uma componente de apoio às famílias."

Na prática, o que a Confap propõe é que, entre as 7h30 e as 9h da manhã, as escolas ocupem as crianças com actividades lúdicas. As aulas deverão decorrer entre as 9h e as 15h30, com intervalo para almoço. A partir daquela hora e até às 17h30, decorrem as actividades de enriquecimento curricular, seguindo-se novo período de apoio à família "até às 19h ou 19h30". No período de férias lectivas, as escolas deverão igualmente assegurar actividades para as crianças.

Competirá às escolas definir as actividades a desenvolver, sendo que a proposta terá sempre que ser escrutinada. "Não aceitaremos propostas de mais Inglês ou mais Educação Física. Haverá um júri responsável e as propostas podem incluir canto coral ou folclore, visitas a museus, visionamento de filmes...", especificou o presidente da Confap, para quem se trata, aliás, de assegurar a sobrevivência da escola pública: "Esta coisa de despejar a matéria e depois esperar que, em casa, os pais tenham literacia suficiente e computadores para ajudar os filhos a perceber as matérias tem que acabar, porque o mundo mudou e as escolas têm que se adaptar." Claro que nenhum pai será obrigado a deixar o seu filho tanto tempo na escola. Aqueles a quem este prolongamento de horário e de oferta educativa convier terão de pagar uma quantia a definir consoante os rendimentos da família.

O investigador Manuel Sarmento, do Instituto de Estudos da Criança, não vê inconvenientes neste alargamento de horários. Desde que "o acompanhamento das crianças para lá do tempo lectivo seja fruto de um trabalho de articulação com a comunidade e não se centre demasiado nos interesses dos pais". E "porque é importante respeitar a autonomia das crianças", estas terão que "ter espaço dentro da escola para exercer as suas decisões".

Escola Electrão


A escola João Afonso organizou a recolha de resíduos de material eléctrico e electrónico, para a qual convida a coloborar todas as escolas do 1º ciclo e jardins de infância. Assim, na próxima 4ª feira durante a tarde e sábado entre as 9h e as 12h, estará na escola João Afonso uma carro que irá fazer a recolha destes resíduos.

Informamos todos os encarregados de educação e pedimos que façam a divulgação junto de familiares e amigos, pois sempre haverá quem se queira livrar de algum electrodoméstico velho e desconheça onde o pode colocar.

Para mais informações, eis o site da campanha a que a escola aderiu:

A Turma B do 4º ano também celebrou os 80 anos do Tintin!

Aqui está o álbum da turma! É só «clicar» e podemos ver todos os desenhos!
Obrigada Professora Rosa Garrett! ... e parabéns aos artistas!

Chainstories

Chainstories é um projecto europeu dirigido a alunos do 1º ciclo que visa apelar/estimular a percepção de similitudes nas três famílias de línguas europeias: germânicas, românicas e eslavas.


Um dos parceiros deste projecto é o Departamento de Didáctica da Universidade de Aveiro que, para desenvolver o mesmo, apelou à participação de um conjunto de professores do 1º ciclo e respectivas turmas. A Professora Graça Oliveira, responsável pela turma A, do 3º ano da EB1 da Glória, é um desses docentes. Uma vez que Portugal integra o grupo das línguas românicas, o Chainstories está a ser desenvolvido em conjunto com países como Espanha, França, Itália e Roménia. Coube à turma da escola da Glória iniciar uma das "cadeias de histórias". Os alunos criaram um pequeno conto que intitularam «Pedro e os animais» e, para facilitar a leitura aos receptores do conto - uma turma de uma escola em França -, fizeram desenhos que a equipa da UA transformou num dicionário ilustrado da língua portuguesa. O princípio é o de não traduzir a história, desenvolvendo-se apenas pistas que permitam a sua descodificação e leitura. Depois da França, outro país desenvolverá a história iniciada em Aveiro, até que esta é devolvida ao sítio onde começou.

Na passada segunda-feira, a Dra. Paula Antunes (UA) deslocou-se à escola para mostrar à turma o resultado do seu trabalho e para reavivar alguns dos fundamentos do projecto. As crianças tiveram assim uma aula especial sobre o continente europeu, a União europeia, as diferentes línguas e símbolos de cada país. Os alunos revelaram grande entusiasmo, sendo o mais difícil travar a torrente de ideias e associações que iam surgindo e que faziam questão de revelar.

Deixamos aqui o registo de alguns desses momentos. Parabéns à turma A, à Professora Graça Oliveira, à equipa da UA, e que venham mais projectos destes!

02/02/2009

Popeye também fez 80 anos!


Popeye é uma personagem clássica da banda desenhada, criada por E. C. Segar em 1929, e adaptada para desenhos animados em 1933 por Max Fleischer.
É um marinheiro carismático que está sempre a tentar proteger a sua namorada, Olívia Palito (em inglês, Olive Oyl), das garras de seu eterno inimigo, Brutus (em inglês, Bluto).
Quando come espinafre, Popeye fica muito mais forte e confiante, podendo vencer qualquer desafio.

O significado do nome do Popeye é "olho estourado". Ele tem esse nome por ser um marinheiro mirolho. "Pop eye" quer dizer: "pop" = estouro ou saltar/arrancar, "eye" = olho, um pouco como a palavra pipoca que é "popcorn" em inglês: "pop" = estouro, "corn" = milho, "milho estourado".
Um facto curioso é que, originalmente, Popeye era mesmo mirolho mas, a partir do final dos anos 40, essa característica foi tirada da personagem e ele passou apenas a ficar com um dos olhos fechados, sempre trocando entre um e o outro, raramente mantendo os dois olhos abertos.


Popeye surgiu em 1929 nas tiras de quadrinhos "Thimble Theatre" ("Teatro em Miniatura") de E. C. Segar no "New York Journal". Numa história publicada em 17 de Janeiro de 1929, o irmão da Olívia, Castor Palito, regressara de uma viagem de navio, onde procurara Bernice, uma lendária galinha mágica, que emitia o ruído "whiffle" (e por isso era chamada de Galinha Whiffle") e que podia dar força e invulnerabilidade a quaquer um que esfregasse as suas penas. Castor resolve contratar mais um marinheiro para a sua tripulação. Chega a um cais e pergunta a um homem com uniforme de marinheiro: "Ei tu aí! És marinheiro?" - e ouviu como resposta: "Pensavas que eu era um cowboy?!".

Antes de Popeye aparecer em banda desenhada, as tiras de Segar eram protagonizadas pelos membros da Família Palito, o irmão da Olívia, Castor, e os pais Cole e Nana; outro que também tinha as suas próprias tiras, era o comedor de hamburguers Dudu. Olívia tinha outro namorado antes da chegada de Popeye: ele chamava-se Ham Gravy. À medida que o tempo passou, Ham Gravy foi substituído pelo Popeye, que se tornou o novo namorado da Olívia.

Em 1933, Popeye foi adaptado ao cinema, e apareceu num desenho animado produzido pelos Fleischer Studios, com a participação da personagem Betty Boop. A seguir, espreitem o Popeye e a Olívia a fazer patinagem (em 1938).



Muitos outros filmes foram produzidos pelos "Fleischer Studios", que mais tarde mudaram de nome e passaram a chamar-se "Famous Studios". Mais tarde ainda, Popeye apareceu também na televisão, pela King features Syndicate TV e Hanna Barbera.

Esta é uma animação de 1952 em que Popeye é... a Cinderela, e Olivia..., o Príncipe


E agora, quem quer fazer uma banda desenhada - máximo de 6 quadradinhos, contando um pequena história em que entrem os personagens Popeye, Olívia ou Brutus? Já sabem como fazer: entregam os desenhos às V/ professoras ou entregam directamente / enviam-nos à Associação de Pais.