29/11/2008

Venda de Natal


A Associação de Pais vai proceder a uma venda de Natal no período compreendido entre 2 e 18 de Dezembro. As bancas de madeira já estão instaladas em frente à escola. Apareçam!

Agradecemos à
VISTA ALEGRE a oferta de produtos de cerâmica a custo zero e sugerimos a todos uma visita à fábrica e ao museu!


Fotos MRF

27/11/2008

Reunião com vereador Pedro Ferreira (CMA) #2

Às 11h30, realizou-se uma reunião na CMA, com o vereador do pelouro da Educação e Relações com Ensino Superior, Finanças, Juventude e Relações Internacionais, Dr. Pedro Nuno Tavares de Matos Ferreira. Por parte da Câmara, também esteve presente o Dr. António Direito, Chefe de Divisão de Educação.
A Associação de Pais fez-se representar pela sua presidente, Dra. Maria do Rosário Fardilha de Girardier, por Esmeralda Cardoso, membro da Direcção, e pela Presidente do Conselho Fiscal, Dra. Cláudia Valadares.

Assuntos debatidos

- Sinaléctica de emergência:
CMA abre concurso em Janeiro, de forma a adquirir sinaléctica para todas escolas do Concelho. Os Planos de Emergência Interna (PEI) e de Evacuação só poderão ser aprovados e aplicados, depois de instalados os dispositivos de segurança.
A verificar: se (3) portas anti-pânico estão incluidas na listagem de material a adquirir pela CMA.

- Deslocação das jerseys para acesso dos carros de bombeiros ao recinto escolar:
Sem prazo de resposta. Dado como assunto prioritário.

- Alarme para futura Biblioteca Escolar (estantaria e material diverso já chegou):
Pedido será despachado. Dado como assunto prioritário.

- Arranjo do portão, colocação de 12 portas interiores, substituição de dois vidros partidos (bloco A), reparação da rede do recreio:
São pedidos cujos ofícios entraram há mais de um mês e que foram já despachados para o DSU. Dr. António Direito comprometeu-se a averiguar do seu andamento.

- Fixação de tabela de basquetebol que Associação de Pais ofereceu à escola (Câmaras são responsáveis pela avaliação e fixação de equipamentos desportivos):
Pedido foi apresentado, aguardar que a diligência seja feita.

- Aquisição de uma nova máquina de lavar loiça e de um aspirador para a escola:
Requerido. Aguardar decisão.

- Requalificação do recreio das traseiras da Escola:
Avaliação e definição de projecto com DAP - Div. Arquit. Paisagística.

- Limpeza e capinagem de espaço exterior - do lado da rua Rua Gustavo F. P. Basto:
Pedido apresentado, aguardar que a diligência seja feita.

- Implementação definitiva do novo sistema de software para reserva e pagamento de refeições:
Em curso. Data prevista: mês de Dezembro.

Coisas que os Livros São - criação e construção de livros


A Barquinha de pauatelier de artes,
está a promover uma oficina de encadernação criativa
nos dias 13 e 20 de Dezembro.
Inscrições até dia 8 de Dezembro

Av. da Força Aérea, nº78 -3800-355 - AVEIRO - TELF. 234382791

Sinopse
Esta oficina pretende aproximar o público infantil/juvenil do livro, tanto numa perspectiva técnica como enquanto depositário de memórias e narrativas.
É proposta aos participantes a criação de um objecto que de alguma forma faça parte da sua história ou imaginário, e/ou que possua valor afectivo e que seja importante preservar no tempo, tal como um livro encadernado.
Os materiais a utilizar serão os mais diversos, privilegiando a reutilização e reciclagem.
A ideia de preservação, inerente à própria essência do livro está presente em todo o processo, em contraposição com o "usar e deitar fora" e a memória digital.

Objectivos
- Proporcionar a aproximação e o contacto dos participantes ao livro enquanto objecto de valor individual e colectivo;
- Dotar os participantes de competências na área da encadernação;
- Estimular a criatividade, através da experimentação e das possibilidades criativas da encadernação.

Planificação
Duração de 8 horas, divididas por 2 sessões de 4 horas cada
1ª Sessão: 13 de Dezembro (Sábado) – 11h/13h – 15h/17h
2ª Sessão: 20 de Dezembro (Sábado) – 11h/13h – 15h/17h

Público-alvo
Alunos do 1ºciclo; grupos de 5 a 15 participantes.

Custos
30€ por participante.
Este valor inclui as ferramentas necessárias à construção dos livros, assim como alguns dos materiais. Os restantes materiais (de desperdício, para reciclar) serão pedidos aos participantes.
O valor mencionado é acrescido da taxa de IVA em vigor

24/11/2008

CONCURSO DE POSTAIS DE NATAL ILUSTRADOS

REGULAMENTO


1. A Associação de Pais da Escola EB1 da Glória, em conjunto com o corpo de docentes da Escola, vai lançar um concurso artístico, dirigido a todos os alunos do 1º, 2º, 3º e 4º anos. A proposta consiste no desenho e ilustração de um a três Postais de Natal por cada aluno.

2. Os alunos deverão desenvolver esse trabalho de criação artística (individual) no período de actividade escolar, pelo que serão orientados e apoiados pela respectiva professora.

3. A data limite para entrega dos Postais de Natal concorrentes é o dia cinco (5) de Dezembro do corrente ano.

4. Os materiais serão disponibilizados pela Escola: base em cartolina, formato de postal, com utilização de técnicas e materiais (reciclados e não reciclados) variados.

5. Os professores deverão identificar o autor do postal recorrendo ao nº escolar do aluno (sem identificação do nome), não esquecendo de anotar ano e turma que frequentam.

6.
O Júri que apreciará as obras a concursos é constituído por um conjunto de personalidades externas a esta comunidade escolar mas reconhecidas na cidade de Aveiro pelos seus méritos artísticos. O júri é composto por Jeremias Bandarra, Lúcia Abreu, Artur Fino e Milu Sardinha (membros da Associação AveiroArte – Círculo Experimental dos Artistas Plásticos de Aveiro). O Júri comunicará a sua decisão sobre as obras vencedoras no dia 12 de Dezembro.

7.
Serão atribuídos quatro prémios, correspondente ao Melhor Postal de Natal, por ano de curso (1º, 2º, 3º e 4º anos), podendo o júri atribuir menções honrosas ou criar outras distinções por livre iniciativa.

8. Os trabalhos serão expostos na Sala Biblioteca Fernando Távora do dia 13 ao dia 23 de Dezembro, de forma a que toda a cidade possa apreciar a criatividade e capacidade artística dos alunos desta Escola. Para além da exposição em espaço público, os melhores trabalhos serão também apresentados e divulgados no blogue da Associação de Pais. Alunos e respectivas famílias estão convidados para a cerimónia de abertura da exposição, ocasião em que serão entregues os prémios.

9. Aos vencedores será entregue um diploma personalizado e um livro (seleccionado a partir da lista de Livros Recomendados pelo Plano Nacional de Leitura para os diferentes anos).


Aveiro, 10 de Novembro de 2008

Rosa Maria Garrett
(Coordenadora da Escola EB1 da Glória)

Maria do Rosário B. S. Fardilha de Girardier
(Presidente da Associação de Pais)

Regimento Interno


a) As entradas e saídas dos alunos da escola processam-se pelo portão grande, pelo facto de existir uma passadeira perto dessa entrada.

b) A partir do momento em que o portão é fechado, para aceder à escola, alunos e encarregados de educação deverão tocar à campainha. Os pais deixam os filhos/as no portão e as crianças dirigem-se sozinhas à sua sala de aula. No início do ano, uma funcionária poderá acompanhar as crianças do 1º ano até à sala.

c) Os pais e encarregados de educação deverão evitar a entrada no recinto escolar, e, caso seja imprescindível, só deverão permanecer nesse local até o toque de entrada e não entrar nos blocos.

d) Os pais/encarregados de educação devem deixar as crianças no portão.

e) Os encarregados de educação dos alunos que cheguem à escola depois das 9h e depois das 13h30 deixam o seu filho/filha no portão.

f) Os pais e encarregados de educação só devem entrar nos blocos quando precisem de transmitir à professora algo de urgente relacionado com o seu educando e, neste caso, devem dirigir-se a uma funcionária que o/a acompanhará à sala ou que se encarregará de transmitir o recado à respectiva professora.


A Coordenadora da Escola,
Rosa Maria Garrett

Vencedores do Sorteio do Magusto

ACTA RELATIVA AO APURAMENTO DOS RESULTADOS DO CONCURSO ESCOLAR DESIGNADO POR “SORTEIO DO MAGUSTO”


Às 15h30 do dia 24 de Novembro de 2008, reuniram-se na Escola EB1 da Glória, a Professora Coordenadora Rosa Maria Garrett, as professoras Graça Oliveira e Cristina Simões Sena, a Sra. D. Maria Alice Silva Martins e os representantes da Associação de Pais, Maria do Rosário B. de Sousa Fardilha de Girardier e Esmeralda Cardoso, para realização do sorteio das rifas do concurso escolar supramencionado. As rifas sorteadas foram as seguintes:

1º Prémio – Rifa nº 1642 – António Mortágua / Sara Vasconcelos (4º Ano)
Ganhou Vale de compras no valor de 50 Euros da Loja Tommy Hilfiger e Lion of Porches no Forum Aveiro


2º Prémio – Rifa nº 1763 – Armando Lourenço
Ganhou Trotinete – oferta de Maquinasport - Águeda

MAQUINASPORT, Aparelhos de Desporto, S.A.
A BH é fabricante de equipamentos de desporto, utiliza duas marcas distintas, para abordar de forma diferenciada o mercado doméstico e o mercado profissional: BH Fitness: apresenta uma gama completa de equipamentos pensada para usufruir no seu lar a última tecnologia em máquinas cardiovasculares e de musculação. Para que possa descobrir todo o benefício do desporto, sem sair do seu ambiente privado.BH Hipower:possui uma gama de artigos com prestações profissionais, equipamentos cardiovasculares e de musculação especializados, para serem incorporados em ginásios, recintos desportivos, health clubs, hotéis, clínicas de fisioterapia e reabilitação.


3º Prémio – Rifa nº 1268 – Vera Lúcia Carvalho Garcia (2º ano)
Ganhou Livro Puzzle Corpo Humano – oferta da Livraria e Papelaria ABC de Aveiro

21/11/2008

Aos nossos amores


AQUARELA - TOQUINHO

Agenda (7)

Dia 27 de Novembro, 11h30:
Reunião da AP com Dr. Pedro Ferreira e Dr. António Direito (Educação) na Câmara Municipal de Aveiro.

19/11/2008

Mais "falhas"


«As Associações de Pais visam a defesa e a promoção do interesse dos seus associados em tudo quanto respeita à educação e ensino dos seus filhos e educandos...» - diz o artº 2, do Decreto-Lei nº 372/90, que disciplina o regime de constituição, direitos e deveres a que ficam subordinadas as associações de pais e encarregados de educação.
Este pressuposto não implica as AP, em termos de competências, na edificação, gestão e manutenção do parque escolar ou na contratação de pessoal não docente (quando há insuficiência de recursos). No entanto, desde os tempos da anterior Direcção - que tive o prazer de integrar, até hoje, por manifesta incapacidade da autarquia satisfazer algumas das necessidades mais básicas das escolas, a AP tem desenvolvido esforços no sentido de melhorar as condições físicas do espaço escolar. A foto superior foi tirada no início do ano: no refeitório foram feitas obras de recuperação e pintura (tectos e paredes) de forma que, em Setembro, este espaço tinha um ar novo e mais acolhedor.

O número de pessoal não docente na Escola da Glória cumpre à risca o racio nº salas/nº funcionários exigido por lei pelo que, se uma ou duas funcionárias faltarem, o regular funcionamento da escola, incluindo a vigilância e apoio aos alunos, é mais dificilmente garantido. Em Assembleia Geral, os pais decidiram renovar o contrato com o Sr. Mário Geraz, de forma a assegurar uma presença permanente no portão principal da escola. A C.M.A. recusa contratar um funcionário para essa função específica, apesar da localização da escola (próxima de um eixo de grande tráfego) e do elevado número de alunos que frequentam o estabelecimento de ensino (325). Este ano, ao contrário do que ocorreu no ano lectivo 2007/2008, a autarquia decidiu também não comparticipar na remuneração desse funcionário. A Junta de Freguesia manteve os 100 euros de subsídio mas é a Associação de Pais que assume a responsabilidade da maior parte do salário.

Poderíamos não o fazer, mas o non sense e a inércia dos serviços públicos esgota a esperança de quem sabe que é possível mais e melhor, muitas vezes a curto prazo. Substituimo-nos pois, por vezes, aos orgãos competentes, em algumas matérias.

Os exemplos são muitos. Desde Setembro, a C.M.A. tem recebido vários ofícios da Coordenadora da Escola, do Agrupamento e da Associação de Pais, mas ainda não deu nenhuma resposta. Alguns dos ofícios foram despachados para o DSU (Departamento de Serviços Urbanos) mas o Departamento em causa não teve capacidade para satisfazer as várias demandas (rede para o recreio, portão eléctrico, novas papeleiras, sinaléctica de emergência, etc.). Solução encontrada: arranjo provisório do portão (com apoio da Junta de Freguesia), compra de fio para consertar parte da rede do recreio pela AP (que o vigilante tentará aplicar, de forma a que nenhum dos arames da rede cause ferimentos de gravidade nos alunos), and so on...

Assumir estes compromissos tem sido possível graças à cooperação de todos os pais e alunos nas iniciativas que visam a angariação de fundos e graças a alguns donativos de empresas privadas. Convirá, porém, não desresponsabilizar quem tem a tutela e se revela incompetente. Além de que, em variados domínios, não podemos de todo intervir. É o caso do acesso (inviável) de viaturas de corporações de bombeiros ao recinto escolar (por exemplo, em caso de incêndio). Tudo porque as jerseys colocadas frente ao portão (ver foto inferior) não permitem espaço de manobra suficiente. Desde Dezembro de 2007, altura em que testamos esse acesso, tentamos alterar a situação. Continua tudo na mesma.

No artigo publicado hoje no Diário de Aveiro, a Professora Maria Albina Rodrigues, do Agrupamento de Escolas de Aveiro, chama a atenção para várias "falhas" nos estabelecimentos de ensino do 1º Ciclo. Permita-me esta responsável, que muito admiro, acrescentar o problema dos Planos de Emergência. São da responsabilidade dos Agrupamentos mas, agora que o PEI da Glória está em andamento, já surgiu uma dificuldade que é da responsabilidade da autarquia. Acontece que a escola não cumpre as regras básicas de sinalização de emergência.
A lista dos dispositivos em falta já foi entregue. Não sei quanto tempo teremos de esperar...


Assina: Maria do Rosário Fardilha

Escolas do Agrupamento de Aveiro com muito a melhorar

Educação: Escolas do Agrupamento de Aveiro com muito a melhorar

São cinco os estabelecimentos de ensino do 1.o Ciclo que integram o Agrupamento de Escolas de Aveiro. Em todos, a presidente do Agrupamento aponta “falhas”

Glória, São Jacinto, Santiago, Barrocas e Vera Cruz. São estas as cinco escolas do Agrupamento de Aveiro (Sul) que deram início ao presente ano lectivo com algumas “falhas” por resolver. Em causa estão mais de 1.000 alunos que frequentam o ano escolar sem as condições que a presidente do Agrupamento de Aveiro considera “ideais” para os nossos dias.
De acordo com a responsável, de todas, a escola de São Jacinto é aquela que inspira maiores preocupações, uma vez que ali teve início uma obra de requalificação do edifício que, entretanto, parou a meio. “Trata-se de uma intervenção profunda, muito necessária para aquela população escolar, e que vem não só melhorar substancialmente as actuais condições da escola, mas também aumentá-la, de forma a ser criada uma sala para professores, uma sala para arrumos, uma sala da caldeira e novos quartos de banho”, refere. Aliás, é aqui que reside um dos maiores problemas da escola de São Jacinto: os actuais quartos de banho estão localizados no exterior, estão muito degradados e com graves problemas de canalização, resultando em inundações frequentes.
Por outro lado, além de chover dentro dos quartos de banho, devido a várias telhas partidas, o dos professores (também no exterior e com telhas partidas) teve que ser aberto às crianças, por ser o único com lavatório. Outro aspecto negativo prende-se com o frio. A zona dos quartos de banho, contígua ao telheiro, é muito ventosa, o que se torna extremamente desagradável para as crianças ali se manterem, especialmente em dias de chuva.
São as obras iniciadas no fim do Verão passado e, entretanto, interrompidas, que “desesperam” Maria Albina. Esta professora admite ser muito incómodo uma parte do recreio, e até da escola, estar vedada por causa do estaleiro das obras, e reconhece o desagradável que é as crianças dividirem o espaço com montes de areia e entulho e, acima de tudo, a falta que faz a obra pronta.
“Os espaços que ali vão nascer fazem todos muita falta ao bom funcionamento da escola, especialmente os novos quartos de banho, já que os actuais são constrangedores”, comentou. Ao que o Diário de Aveiro apurou, as obras estão paradas devido a problemas encontrados ao nível do saneamento, mas, o pior, é que Maria Albina não tem nenhuma informação sobre o seu recomeço.
A escola das Barrocas é a mais recente do parque escolar do concelho de Aveiro e, de longe, a que melhores condições físicas proporciona aos seus alunos. Ainda assim, a presidente do Agrupamento lamenta o facto desta escola não ter um espaço próprio para refeitório. As crianças almoçam numa sala inicialmente preparada para ser um laboratório e, como o número de alunos tem vindo a aumentar, um grupo tem mesmo que comer no hall das escadas, que se transforma, à hora de almoço, em refeitório.
“Temos pedido aos pais para recorrerem a este serviço apenas em caso de real necessidade, mas a verdade é que o número de alunos que requisitam almoço tem vindo a aumentar”, explica Maria Albina, garantindo que “nunca deixámos de dar resposta”.
Outro aspecto menos bom prende-se com a ausência de um espaço coberto no exterior. Em dias de chuva, as cerca de 250 crianças do 1.o Ciclo têm que ficar dentro da escola, sem alternativa. O recreio, em terra batida, há muito que espera por um piso e equipamentos para brincarem.

Janelas a cair

Composta por três edifícios, a escola da Vera Cruz tem um dos “pontos negros” no polivalente. Um espaço que é usado pelos alunos, mas que está “numa situação caótica, a ponto das janelas já não se abrirem, sob risco de caírem”. O “ginásio” funciona num espaço adaptado longe das condições ideais.
Também nesta escola, segundo Maria Albina, seria importante uma intervenção generalizada, ao nível de rebocos e pinturas. “Quando os edifícios são velhos, as intervenções duram pouco e nunca brilham”, atestou.

Aulas em monoblocos


A falta de espaço exterior para as cerca de 330 crianças brincarem é o que a presidente destaca de negativo na escola da Glória. “São muitas crianças e o espaço é pequeno para brincarem”, refere. Aqui, destaca o papel interventivo da Associação de Pais, que se tem mobilizado e conseguido melhorias significativas para a escola. Dá como exemplo os sanitários, totalmente remodelados graças a uma parceria com a autarquia aveirense.
Na escola de Santiago foram colocados, em 2007/08, dois contentores no recreio, que funcionam como sala de aula. Uma situação que acarreta uma variação térmica grande, falta de insonorização e a impossibilidade de ligar equipamentos à corrente eléctrica.
Apesar de ressalvar o espaço agradável e iluminado que estes monoblocos proporcionam, Maria Albina reconhece que no Verão sente-se muito calor e em dias de chuva forte o barulho lá dentro é ensurdecedor. Ainda assim, vê esta situação como provisória e um mal necessário.
Outro aspecto a que “aponta o dedo” tem a ver com o ginásio. Um espaço que tem no tecto placas soltas, de um material suficientemente leve para se levantarem com as “boladas”, e candeeiros pendurados com as lâmpadas à vista. Por outro lado, existe neste espaço uma janela de grandes dimensões, tapada há vários meses com uma placa de madeira porque os vidros se foram partindo e não os substituíram. “É uma situação nada simpática em termos visuais e que causa grande desconforto (frio), mas aguardamos que a autarquia trate do arranjo”, perspectiva a responsável.

Sandra Simões
In Diário de Aveiro, 19/11/2008
[sublinhado nosso]


P.S.: O artigo publicado foi acompanhado de fotografias e assinalamos que a legenda da foto referente ao ginásio que tem no tecto placas soltas está incorrecta. Aquele não é o ginásio da Escola da Glória. Felizmente, graças à acção da Associação de Pais, que conseguiu o patrocínio de algumas empresas privadas - Enquadra e Mavirel-, este espaço foi remodelado - substituição do soalho, pintura de paredes e área envolvente (corredores de acesso), etc., assim como toda a área do refeitório - no decorrer das férias escolares (Julho/Agosto 2008).

18/11/2008

Magalhães

Em São João da Madeira não serão apenas os alunos do escalão A da acção social que terão direito ao Magalhães gratuitamente. As crianças com escalão B, que em princípio deveriam pagar vinte euros pelo computador português, já não terão que o fazer, uma vez que a Câmara Municipal se lhes vai substituir. Com receio de que alguns pais se recusassem a pagar a verba, ainda que reduzida, o presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira propôs que a Câmara fizesse o pagamento.

A CM de S. João da Madeira está também a concluir a instalação de um sistema de Internet sem fios em todas as escolas primárias da cidade.

Notícia do blogue
Magalhães - o primeiro portátil português

17/11/2008

Agenda (6)

Dia 24 de Novembro
12h45:
Reunião com Sr. Mário Geraz e Coordenadora, Profª Rosa Garrett, para definição clara de regras relativamente às entradas de pais no recinto escolar (segundo Regulamento Interno da Escola) e assuntos diversos.


15h30, Sala de Professores:
Sorteio do Concurso de Rifas do Magusto (depois de decidido um adiamento do mesmo, em conjunto com a Coordenadora da Escola)

14/11/2008

Não compreendo as mulheres

... é o título. O autor é o pai de uma criança que frequenta a Escola EB1 da Glória. O blogue famoso que criou será brevemente editado em formato de livro. Obrigada por ter escolhido este espaço como um dos «sites do momento».

13/11/2008

Programa de Matemática do Ensino Básico... que não está em vigor

Vasco Chuva, 2008

O novo programa de Matemática do Ensino Básico foi homologado a 28 de Dezembro de 2007 e pode ser consultado na página da Direcção Geral Inovação e Desenvolvimento Curricular.

Contudo, este «novo» Programa de Matemática, homologado a 28 de Dezembro de 2007 por Sua Excelência o Sr. Secretário de Estado da Educação, não entrará em vigor no ano lectivo 2008/2009.

Referimo-lo aqui porque «os percursos temáticos de aprendizagem que se apresentam constituem possíveis sequências para o desenvolvimento do trabalho lectivo com o novo programa de Matemática. Cada um dos percursos é apresentado esquematicamente sob a forma de uma sequência de tópicos e subtópicos matemáticos, distribuídos por anos de escolaridade em cada ciclo, indicando as balizas temáticas do trabalho a realizar. Caberá às escolas introduzir alterações nestes percursos ou conceber percursos alternativos, que melhor se adaptem às características dos alunos, aos recursos existentes, às suas condições e ao contexto social e escolar, de acordo com as metas estabelecidas no programa para cada ciclo.»

Alguns pais e encarregados de educação têm demonstrado interesse relativamente aos conteúdos curriculares e objectivos a atingir em cada ano escolar. A AP ainda não conseguiu obter informação relativamente a esta matéria, aplicada especificamente à Escola Eb1 da Glória.

Para colmatar essa lacuna, deixamos as «orientações» para o futuro, na expectativa de que os actuais programas já tenham sido elaborados à luz dessa filosofia.

Exemplo - Percurso de Aprendizagem A para o 1º Ano:

Orientação espacial
• Posição e localização
• Pontos de referência e itinerários

Representação e interpretação de dados
• Classificação de dados utilizando diagramas de Venn e de Carroll
Números naturais
• Noção de número natural
• Relações numéricas
• Sistema de numeração decimal (ler e representar números)

Figuras no plano e sólidos geométricos
• Propriedades e classificação (comparar e descrever sólidos e identificar polígonos e
círculos nos sólidos e representá-los)
• Interior, exterior e fronteira
• Composição e decomposição de figuras

Operações com números naturais
• Adição (compreender os diversos sentidos da operação; compreender e memorizar factos
básicos)
• Subtracção (compreender os diversos sentidos da operação; compreender e memorizar
factos básicos)

Dinheiro
• Moedas, notas e contagem
• Comparação e ordenação de valores

Regularidades
• Sequências (como 1, 4, 7, 10, 13...)

Tempo
• Sequências de acontecimentos

Comprimento
• Medida e unidade de medida (de comprimentos)
• Comparação e ordenação
• Medição
• Estimação

Programa de Matemática - Percursos temáticos (A e B) de aprendizagem
para todos os anos até ao 3º ciclo

12/11/2008

Biblioteca Escolar


Segundo informação do Agrupamento de Escolas de Aveiro, no dia 18 de Novembro será feita a entrega do mobiliário de grande porte. O espaço liberto (na imagem) para o funcionamento da Biblioteca Escolar começará finalmente a ser preparado para a função a que foi destinado. Grande parte do fundo documental também já está disponível. Não há uma data exacta definida para a inauguração, mas estima-se que esta ocorra no fim do corrente mês.

Agenda (5)

Dia 12 de Novembro, 21h30:
Reunião Interna da AP

11/11/2008

S. Martinho na Escola

A celebração do magusto está associada a uma lenda segundo a qual um soldado romano, ao passar a cavalo por um mendigo quase nu, como não tinha nada para lhe dar, cortou a sua capa ao meio com a sua espada; estava um dia chuvoso e nesse preciso momento parou de chover. Daí a expressão "Verão de São Martinho".

Para além do programa escolar definido pelos docentes para este dia, a AP entregou um cartucho de castanhas assadas a todos os alunos da escola. Para que a tradição não deixe de ser o que é...

Para ver com os nossos filhos, aqui ficam outras
lendas associadas ao S. Martinho.

08/11/2008

Cá Calharás

Paulo Fontes, que colabora no Cá Calharás, decidiu ser um dos seguidores deste blogue. Em terras/Em todas as fronteiras/Seja benvindo quem vier por bem! A AP gostaria que este fosse um espaço (virtual) partilhado por uma grande comunidade de pessoas, ligadas à escola, à educação, à cidade!

01/11/2008

Sorteio de S. Martinho


Caros Pais e Encarregados de Educação:

A Associação de Pais tem colaborado no sentido de melhorar as condições da Escola, seja ao nível das infraestruturas e recursos, seja do ponto de vista pedagógico e social.
Neste momento, estamos a lançar uma campanha de angariação de fundos de forma a podermos respeitar os nossos compromissos financeiros, nomeadamente o pagamento da remuneração do vigilante da Escola (que entrará em funções a partir do dia 3 de Novembro). Para tal, decidimos criar um concurso através da venda de rifas e gostaríamos de contar com a participação de todos os alunos da Escola. A cada criança será entregue um conjunto de 10 rifas e a proposta é a de que cada rifa seja vendida a um preço mínimo de 1 euro. No dia 14 será realizado um sorteio. A todas as crianças pedimos que entregue a sua caderneta, devidamente preenchida, até ao dia 12 de Novembro.
Este é o nosso propósito e, nesse sentido, solicitámos o V/ apoio.

Lista de Prémios:
- VALE DE COMPRAS NO VALOR DE 50 EUROS. Oferta de Tommy Hilfiger/Lion of Porches – Forum Aveiro
- TROTINETE. Oferta de MaquinaSport – Águeda
- LIVRO PUZZLE CORPO HUMANO. Oferta de Livraria e Papelaria ABC - Aveiro

As cadernetas com as rifas foram impressas graças ao apoio da Casa Fernando (Rua Combatentes da Grande Guerra, 45 e 51 - Aveiro)