29/10/2008

Reunião com Conselho de Docentes

Hoje, dia 29, as professoras da Escola EB1 da Glória, reunidas em Conselho, receberam dois representantes da Associação de Pais, Maria do Rosário Carvalho e Maria do Rosário Fardilha.


I. Foram apresentados os problemas mencionados pelos Representantes de cada turma (no passado dia 23).

Sobre a suposta má qualidade das refeições servidas na cantina:
- A Professora Purificação, que está a desenvolver um projecto específico na área da alimentação na escola, assegurou que a qualidade das refeições é boa. Devido ao estudo que está a coordenar, prova habitualmente os vários pratos e, para além de os menus serem elaborados por uma nutricionista, pelo que são variados e com valor nutricional adequado, a Professora atesta do bom sabor da generalidade dos pratos servidos. Na sua opinião, o esforço deve ser feito no sentido de uma melhoria da educação alimentar. Urge, por exemplo, levar as crianças a apreciar legumes e fruta. Brevemente, a Professora Purificação irá explicar melhor este seu projecto à comunidade escolar.

Sobre a possibilidade de oferta de pacotes de leite simples, e não apenas achocolatados, à hora do lanche:
- Este pedido foi entregue ao Agrupamento de Escolas de Aveiro em Setembro de 2008. Aguarda-se resposta.

Sobre a não participação da EB1 da Glória no programa de comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, organizado pela Civitas:
- A escola não recebeu nenhuma informação por parte do Agrupamento de Escolas de Aveiro ou de outra instituição para se inscrever.

Sobre a não inscrição da EB1 da Glória no Projecto PmatE (Projecto Matemática Ensino):
- A Escola não tem recursos suficientes para dar apoio a este projecto. Apesar dessa limitação, a AP solicitou à Profª Coordenadora, Rosa Garrett, que fizesse a inscrição, de forma a que os (grupos de) alunos que queiram concorrer por iniciativa própria, o possam fazer.

Colaboração de pais com formação adequada para dar aulas de desporto:
- Várias turmas já beneficiam desse apoio, por acordo estabelecido directamente entre professoras e pais, mas a sugestão da AP foi acolhida com interesse pela Professora Cristina Sena. O horário da sua turma para actividade desportiva é o seguinte: terça-feira, das 14h30 às 15h30.

Sobre a alteração dos horários das AEC no decorrer desta semana:
- Na origem do problema estará o excesso de alunos na turma de música (3º ano). Na verdade, se inicialmente estavam previstos cerca de 20 alunos, por vezes a aula é frequentada por 36 alunos. A variação sistemática do número de alunos, por aula, tem criado dificuldades na organização dos mapas de turmas/horários das AEC. Uma nova professora de música foi admitida. Nos próximos dias, o novo horário ficará definido.

Sobre a vigilância na escola, nomeadamente ao nível das entradas/saídas:
- O Conselho foi informado de que a maioria dos pais está satisfeita com a nova regra que impede a entrada dos encarregados de educação no recinto escolar (salvaguardada alguma flexibilidade, em especial no caso dos alunos do 1º ano);

- O Conselho foi informado da decisão da última Assembleia de Pais no sentido de renovar o contrato de prestação de serviços com o Sr. Mário Geraz. O Sr. Mário começará a exercer funções no dia 3 de Novembro: fará vigilância no portão e no recreio e dará apoio à escola noutras actividades, quando solicitado. A remuneração do Sr. Mário ficará a cargo da Associação de Pais, que beneficia do apoio da Junta de Freguesia da Glória (cuja comparticipação corresponde ao valor de 100 euros).

As professoras sugeriram que o Sr. Mário anotasse o nome das crianças que permanecem na escola depois da hora de término das AEC (17h45). O objectivo é evitar a repetição de situações em que os encarregados de educação vêm buscar as crianças tardiamente, criando problemas de guarda dos menores.

II. Outros assuntos:

- A Coordenadora, Professora Rosa Garrett, comprometeu-se a enviar ofícios à CMA no sentido de alertar (novamente) para a impossibilidade de acesso de veículos da Corporação de Bombeiros no recinto escolar (devido ao posicionamento dos jerseys na via frente ao portão) e para o risco de queda/desmoronamento do edifício contíguo à escola (Bombeiros Velhos).

- Professoras e AP acordaram acções a desenvolver por altura do Magusto e do Natal (que serão comunicadas brevemente).



A AP agradece ao Conselho de Docentes a abertura e receptividade demonstradas e disponibiliza-se para cooperar sempre que possível no sentido da melhoria das condições de ensino desta escola. Agradecemos também aos Representantes de Turma que, em várias ocasiões e para esta reunião em particular, deram um importante contributo.

22/10/2008

Agenda (4)


Dia 23 de Out, 18h30, EB1 Glória:
Reunião da AP - Sofia Pinho e Melo, Maria do Rosário Carvalho e Cláudia Valadares - com os representantes de cada turma.


Dia 29 de Outubro, 16h00:
Reunião da AP com o Conselho de Docentes da Escola EB1 da Glória.

15/10/2008

Reparações #2

Hoje, a pedido da AP, o Sr. José Manuel, funcionário da Junta de Freguesia, irá proceder:
- à reparação dos portões eléctricos (veremos se não será necessário substituir o canhão);
- à reparação da chapa cujos rebites saltaram, no portão (que pertencia ao antigo edifício dos Bombeiros) que veda o pequeno espaço de recreio em frente às duas salas autónomas*;
- à (re)colocação dos extintores em toda a escola, seguindo as normas do plano de segurança: o que corresponde a uma altura aproximada de 1.5 m do chão (parte superior do extintor).



* Esta reparação resulta da observação de uma mãe, representante da turma A do 1º ano, que alertou a AP. Agradecemos o alerta e convidamos todos os pais a proceder da mesma forma.

14/10/2008

PEI - Meios de combate

A escola está equipada com um número suficiente de extintores por bloco. No entanto, a altura destes deve ser alterada: TODOS devem ser colocados a 1,5 m do solo.

Para além deste ponto, observa-se que:

Bloco A
- No 1º andar um dos extintores (do corredor) está invísivel, sendo necessário deslocá-lo;
- O extintor fixado na zona da escada deve passar para o hall do 1º andar.

Bloco B
- No 1º andar, necessário deslocar extintor para o hall de entrada.

Biblioteca Escolar (futuras instalações)
Necessário adquirir agente extintor que será colocado ao pé do quadro eléctrico.

Ginásio
Necessário adquirir agente extintor que será colocado próximo da saída.

O Presidente da Junta de Freguesia da Glória comprometeu-se a enviar um funcionário para executar às alterações necessárias nos Blocos A e B, no decorrer dos próximos dias.


Acesso ao recinto escolar
O acesso seria feito pelo portão lateral, embora este actualmente não esteja acessível devido ao reduzido espaço para manobra dos veículos afectos à Corporação de Bombeiros. Na reunião de 2 de Outubro, o vereador da Educação da CMA foi (novamente) alertado para essa situação.

PEI

Após levantamento realizado pelos membros da AP, eis a Lista de Dispositivos/Sinalização de Emergência absolutamente indispensáveis para a aprovação do Plano de Emergência Interna da Escola EB1 da Glória:


1. Ponto de Encontro
Há dois sinais possíveis, um quadrado e outro rectangular que inclui a frase “Ponto de Encontro”. Este último – PVC Alumínio com legenda – 40 x30 cm – custará cerca de 30,32 euros (21 euros +IVA).
Será colocado na rede do recreio. Em caso de emergência será aí o PONTO DE ENCONTRO para o qual todos se devem dirigir.

2. Vinte (20) Sinais de Evacuação – Placas com seta verde

3. Um agente Extintor CO2 para o espaço da futura biblioteca.

4. Um (1) sinal informativo relativo à utilização dos Extintor CO2 para colocar por cima deste

5. Agente Extintor de pó químico ABC para o ginásio

6. Nove (9) sinais informativos relativos à utilização dos extintores de pó químico ABC

7. Porta protectora do contador de água – Bloco A

8. Sete (7) Blocos autónomos (iluminação de emergência)

9. Placas com planta digitalizada de cada piso

10. Quatro portas com barra anti-pânico para a entrada dos Blocos A e B, cantina e ginásio)

11. Placas de sinalização: (1)«Corte Geral de Energia», (4)«Corte Parcial de Energia», (1) «Placa Corte Geral de Água», (1) «Corte Parcial de Água», (5) «Quadro Eléctrico».


Esta lista será remetida à CMA, através de ofício assinado pelo Agrupamento de Escolas de Aveiro (acordado na reunião de 13 de Outubro com a Dra. Albina Rodrigues).

13/10/2008

Ofício dirigido à CMA

Associação de Pais da Escola EB1 da Glória
Rua Gustavo F. Pinto Basto
3800-119 Aveiro

Câmara Municipal de Aveiro Divisão de Obras e Projectos

Assunto: Escola EB1 da Glória

Exmo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

A Escola EB1 da Glória é um dos maiores estabelecimentos de ensino para o 1º ciclo do distrito de Aveiro e do país. É frequentada por 325 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade mas, como será do V/ conhecimento, esta escola não tem um Plano de Segurança definido e aprovado.

A Associação de Pais tem colaborado no sentido de melhorar as condições da Escola, seja ao nível das infraestruturas, seja do ponto de vista pedagógico e social.
Relativamente às nossas preocupações com as questões de segurança (projecto contra incêndios, plano de emergência interno, treino de plano de evacuação, etc.), não podemos permanecer sem resposta e sabemos que é vontade deste Município colaborar activamente, de forma a salvaguardar situações que ponham em risco a segurança dos alunos e de toda a comunidade escolar. Acrescentamos a este quadro a especificidade seguinte: os dois edifícios com salas de aula (Blocos A e B) têm um andar superior com um acesso único (escadas interiores) além de que, em situação de catástrofe, os telheiros exteriores aos dois blocos podem dificultar ou inviabilizar o acesso às janelas superiores.

Vimos assim, por este meio, solicitar a V. Exa.:

- a execução do Projecto de Segurança Contra Incêndios;
- sinalética e iluminação de segurança (emergência);
- três portas com barra anti-pânico para a entrada dos Blocos A e B (e ginásio);
- plantas de evacuação – placas com planta digitalizada de cada piso

Agradecendo desde já a atenção dispensada a este assunto, aguardamos com expectativa a V/ resposta.

Sem outro assunto, cordialmente,


Maria do Rosário Fardilha de Girardier
Direcção da Associação de Pais da EB1 da Glória


Aveiro, 9 de Outubro de 2008

09/10/2008

Agenda (3)


11 de Outubro, 11h, EB 1 da Glória:
(Re)Contagem dos Dispositivos/Sinalização de Emergência necessários, no âmbito do PEI, nomeadamente Sinais de Evacuação (com seta verde) e Blocos autónomos (iluminação de emergência).
Cinco membros da Associação de Pais confirmaram presença.

13 de Outubro, 16h, EB1 da Glória:
Reunião com Dra. Albina Rodrigues (Agrupamento de Escolas de Aveiro), Profª Coordenadora da EB1 da Glória, Rosa Garrett, Professoras Delegadas (Segurança) Ascenção Martins e Graça Castro, Maria do Rosário Fardilha (Direcção da AP).
Assunto: definição do Plano de Emergência Interno (PEI), documento que inclui, entre outros, dados sobre Instalações do Estabelecimento de Ensino (características construtivas, estado de conservação), Descrição física das Instalações, Identificação e localização das fontes de energia, Caminhos de Evacuação, Levantamento e aferição de necessidades relativamente a Dispositivos/Sinalização de Emergência e a Meios de Combate (extintores, acessibilidades), População escolar nos vários horários de funcionamento escolar, Distribuição dos alunos por salas/por dias de semana no período de AEC, Definição do Organigrama da Segurança e atribuição de funções (director de emergência, suplentes; responsáveis pelo alarme; equipas de primeira intervenção, de primeiros socorros, de corte de energia, de corte de água, responsável pelos pontos de encontro, etc.).


Dia 13 de Outubro, 21h00, Eb1 da Glória:
Assembleia Geral de Pais.

Convocatória #2


Nos termos do disposto no artº 9º do capítulo terceiro do Regulamento Interno dos Estatutos, convocam-se todos os associados da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica nº 1 de Aveiro – Glória para reunirem em Assembleia Geral extraordinária, no dia 13 de Outubro de 2008, pelas 21 horas, na Escola EB1 da Glória, com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto um – Leitura e aprovação da acta da reunião anterior;

Ponto dois – Informações sobre obras e Biblioteca Escolar;

Ponto três – Tomada de decisão sobre vigilante na escola;

Ponto quatro - Outros assuntos do interesse da Associação.

Se à hora marcada não estiverem presentes pelo menos 50% dos sócios, a Assembleia reunirá meia hora depois – 21:30h, com qualquer número de associados.

Aveiro, 03 de Outubro de 2008

O presidente da Mesa da Assembleia Geral
__________________________________
(Jorge Almeida)

07/10/2008

PEI - primeiro passo


Agradecemos a presença da Engª Sandra Fernandes (Divisão Protecção Civil) na nossa Escola e a sua colaboração para a definição do Plano de Emergência Interno. Todo o espaço escolar foi observado, de forma que já dispomos de informação objectiva sobre as alterações a introduzir para que o Plano seja aprovado.

A Associação de Pais comprometeu-se a fazer o levantamento e orçamentar os elementos de sinaléctica necessários. Um deles será o sinal de PONTO DE ENCONTRO (em caso de emergência) a colocar na rede do recreio.

O processo começou. Iremos dando notícias.

06/10/2008

Dia Mundial do Professor


Um gesto de afecto e de agradecimento às professoras desta Escola. A AP ofereceu um girassol a todas as professoras, mesmo se, na metáfora, o professor seja a Luz, o Sol. É para elas que os nossos filhos dirigem o seu olhar. "A minha professora disse", "a minha professora fez", são expressões que ouvimos todos os dias. Bom dia do Professor! Bom ano lectivo!

03/10/2008

Agenda (2)

Dia 6 de Outubro, 9h30:
Por solicitação da Direcção da Associação de Pais, vai realizar-se uma visita da Equipa dos Serviços Municipais de Protecção Civil (Eng.ª Sandra Fernandes) à escola EB1 da Glória. O objectivo é o de fazer o levantamento das irregularidades e lacunas existentes e, consequentemente, de nos orientar quanto às alterações, equipamentos e sinaléctica necessários à aprovação do Plano de Emergência (que será entretanto realizado).
Estarão presentes, além dos membros da Associação de Pais, a Coordenadora da Escola, Professora Rosa Garrett, uma professora-delegada para a área da segurança na escola e o Presidente da JF da Glória, Sr. Fernando Marques.


Dia 6 de Outubro, 17h00:
Reunião da taskforce que se ocupará de todos os procedimentos conducentes à aprovação e implementação do Plano de Emergência, do Plano contra incêndios e dos Planos de Evacuação. Este grupo é composto por um Representante da Sede do Agrupamento de Escolas de Aveiro, Dra. Albina Sousa Rodrigues; dois Professores-delegados da segurança da EB1 da Glória; membros da Direcção da Associação de Pais.


Enviar ofício à Divisão das Obras Municipais da CMA solicitando o Projecto de Segurança Contra-Incêndios (assinado pela Associação de Pais)

Circular

MENSAGEM DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS ELEITA A 29 DE SETEMBRO DE 2008
AOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA EB1 DA GLÓRIA

Segundo os Estatutos da Associação de Pais, é nossa competência representar o interesse dos pais e encarregados de educação, no que concerne à vida escolar, contribuindo para o estudo e resolução dos respectivos problemas. O primeiro desafio que se coloca é, então, como fazer chegar até nós todos os problemas, informações ou sugestões da comunidade escolar (que justifiquem ou exijam qualquer forma de intervenção positiva por parte da AP). Todos os anos são eleitos Representantes de Turmas mas estes acabam por comunicar pouco com os pais das respectivas turmas e não participam nas reuniões da Direcção da AP. Por outro lado, muitas vezes, as AP têm que tomar decisões relativamente a questões que exigem resposta rápida e por ser difícil mobilizar todos os envolvidos, desistem de o fazer. De forma a alterar esta situação, decidimos:

- Criar um blogue, que será permanentemente actualizado, através do qual se fará a divulgação dos problemas em discussão e das diligências/actividades em curso no sentido de resolver os vários problemas. Esse blogue já «vive» e podem consultá-lo no seguinte endereço:
http://assocpais-eb1-gloria.blogspot.com/

Os visitantes poderão acompanhar os bastidores das batalhas que formos travando no decorrer dos dois anos de mandato desta Associação. Este espaço virtual também pode ser utilizado para colocar questões ou fazer sugestões relativas à vida escolar.

- Fixar, no quadro expositor ao lado do portão de entrada, em permanência, o endereço do site e os endereços electrónicos da Associação de Pais:

- Distribuir aos Representantes de todas as Turmas uma folha com o contacto telefónico dos membros da Direcção da Associação. A cada um destes Representantes, solicitamos, desde já, o envio da seguinte informação: nome, ano/turma que representam, endereço electrónico e telefónico. Por favor, usem os nossos endereços: para transmitir esses dados e para comunicar connosco sempre que o desejarem. Sempre que se justificar, a AP poderá solicitar a V/ presença em reuniões ou a V/ opinião sobre determinadas matérias.

Segundo os mesmos Estatutos, é competência da AP zelar pela qualidade do ensino ministrado, quer em termos de meios físicos, como em termos pedagógicos. Concretizemos:

a) Infraestruturas e equipamentos. Segurança.

1. A AP cessante conseguiu que a CMA realizasse, ao fim de mais de 30 anos, obras de raiz nas casas de banho, de forma a oferecer condições sanitárias dignas. É necessário agora batermo-nos pela garantia de manutenção desse e de outros equipamentos.
2. Vivemos uma situação peculiar no que diz respeito à aspiração antiga de criar uma Biblioteca Escolar. Finalmente, uma sala está vazia, mas a DREC não pode enviar mobiliário e livros porque a CMA não fez, atempadamente, as obras básicas necessárias. Estamos tão próximos do objectivo que não podemos perder a oportunidade. Plano: nas próximas semanas, reuniões com os dois departamentos da CMA envolvidos (Educação e Serviços urbanos) e depois, em função das respostas obtidas, novo plano de acção.
3. A AP cessante realizou, a seu custo e com apoios de entidades privadas, obras de melhoramento no ginásio e na cantina. No entanto, existem problemas graves que urgem ser resolvidos: para começar, os carros de bombeiros estão impossibilitados de entrar no recinto escolar (por falta de espaço de manobra)! Este aspecto leva-nos ao ponto central: a aprovação e implementação de um plano de segurança e de emergência para a EB1 da Glória. Este ano teremos que EXIGIR uma alteração das condições actuais de segurança na escola.
4. Esta AP pretende reforçar a vigilância nas entradas/saídas da escola e durante o recreio. Para tal, será necessário contratar um funcionário com essa competência exclusiva. Convidamos todos a estar presentes na próxima Assembleia Geral, a realizar no dia 13 de Outubro, às 21h00, em que se discutirá este assunto. Participem!

b) Questões Pedagógicas

1. Por iniciativa da AP cessante existe neste momento um projecto único a decorrer nesta Escola. Um grupo de psicólogos – da Associação Oficinas Sem Mestre - tem realizado workshops regulares com as professoras. Como sabem, existe apenas um psicólogo contratado para todo o Agrupamento de Escolas de Aveiro. Este projecto visa reforçar o papel dos professores, no sentido de sinalizar e apoiar crianças com dificuldades particulares do ponto de vista emocional ou psicológico, e de aprendizagem. Nesta formação, os professores são também levados a reflectir sobre comportamento infantil e dinâmica dentro da sala de aula, a partir de casos reais que os próprios apresentam. Pretendemos continuar a apoiar este projecto e alargá-lo ao pessoal não docente (com as adaptações necessárias em termos de conteúdo).
2. Pretendemos desenvolver um projecto que reforce a relação dos alunos com a escola e com a comunidade, em paralelo e em cooperação com o trabalho já desenvolvido pelos docentes. Ao longo do ano, serão lançadas várias iniciativas (concursos literários, de pintura, escultura e fotografia dirigidos à crianças, pedipapers na cidade com participação de pais e alunos, etc..).

A AP continuará a promover um conjunto de acções especificas dirigidas aos alunos mais carenciados.

Finalmente, professores e alunos poderão contar com o nosso apoio na organização e animação das festas tradicionais (S. Martinho, Natal, Fim de Ano Lectivo, etc.).

Angariação de Fundos

Para a concretização destes objectivos, a AP vai realizar campanhas de angariação de fundos, uma vez que o valor total das quotizações não tem sido suficiente nos últimos anos. Assim, entre 2 e 18 de Dezembro já está prevista a organização de uma Quermesse de Natal. Sorteios de Rifas e outras iniciativas poderão ocorrer ao longo do ano lectivo. Gostaríamos, contudo, de apelar à V/ participação individual. A quota mínima anual é de 5 euros.

Ser membro da Associação de Pais da escola que os nossos filhos frequentam não é irrelevante. Todos juntos devemos e podemos, de facto, fazer uma pequena-grande diferença no sentido da melhoria da vida escolar!


A Presidente da Direcção da Associação de Pais da Escola EB1 da Glória

Maria do Rosário Borges de Sousa Fardilha de Girardier



Aveiro, 1 de Outubro de 2008

[distribuida no dia 3 de Outubro de 2008]

Boas e más notícias do Agrupamento de Escolas de Aveiro

- Está prevista a inauguração da Biblioteca Escolar no final do mês de Outubro;
- Impasse relativamente à definição do Plano de Segurança.

Relativamente à última questão, foi decidido criar uma espécie de taskforce com elementos da Escola EB1 da Glória, da Associação de Pais e do Agrupamento, para, em conjunto com a Divisão de Protecção Civil da CMA, se avançar finalmente na definição e implementação dos planos de segurança, PEI e planos de evacuação.

02/10/2008

Reunião com vereador Pedro Ferreira (CMA)

Às 10h00, realizou-se uma reunião na CMA, com o vereador do pelouro da Educação e Relações com Ensino Superior, Finanças, Juventude e Relações Internacionais, Dr. Pedro Nuno Tavares de Matos Ferreira. Por parte da Câmara, também esteve presente o Dr. António Direito, Chefe de Divisão de Educação.
A Junta de Freguesia fez-se representar pelo seu Presidente, Sr. Fermando Marques.
A Associação de Pais fez-se representar pela sua presidente, Dra. Maria do Rosário Fardilha de Girardier, por Esmeralda Cardoso, membro da Direcção, e pela Presidente do Conselho Fiscal, Dra. Cláudia Valadares.

Assuntos debatidos:
- Biblioteca Escolar;
- Planos de Segurança e de Emergência Interna (PEI), assim como Planos de Evacuação;
- Acesso de carros de bombeiros ao recinto escolar;
- Ponto de situação sobre a
parceria público-privada aprovada na Assembleia Municipal para implementação da Carta Educativa.

Informações que podemos veicular:
- A CMA compromete-se a realizar, nas próximas semanas (mês de Outubro), o arranjo do perfil de caixilharia - única obra necessária para que a sala cumpra os requisitos necessários à instalação da estantaria e livros. Afinal, não é necessário construir um WC dentro deste espaço.
- Planos de Segurança e PEI: a CMA remete essa responsabilidade para a sede do Agrupamento de Escolas de Aveiro.
- Entrada de carros de bombeiros: No início do ano (2009) está já previsto que seja retirada alguma da sinaléctica do pequeno parque de estacionamento em frente ao portão principal da escola. Nessa altura, os separadores de via em betão (tipo New Jersey), colocados ali para delimitar a rua, serão deslocados, de forma a que os veículos tenham espaço de manobra suficiente para entrar na escola.
- Parceria público-privada: segundo o vereador, essa parceria vai contemplar dezenas de contratos - que estão a ser redigidos - de forma a que a CMA salvaguarde os seus devidos interesses. Por outro lado, nem todas as escolas serão construídas ou remodeladas pelo novo consórcio; a CMA decidiu concorrer ao QREN para financiamento de obras em algumas escolas (Santiago, Barrocas,...), entregando apenas, nestes casos, ao novo consórcio, a responsabilidade de manutenção desses estabelecimentos.

Entretanto, o ‘campus’ da Justiça de Aveiro, um dos seis a serem criados no país até 2013, poderá começar a ser construído no primeiro trimestre de 2009. Caros pais, vamos ter obras no actual parque de estacionamento de viaturas da PSP e da Protecção Civil! Preparemo-nos para desvios de trânsito e outras perturbações devido a ruídos e poeiras! Não tenho dúvidas de que esta obra, de grande dimensão, na proximidade da escola, nos vai dar muitas dores de cabeça.

Reparação de janelas e outros equipamentos

Hoje, cerca das 9h00, realizou-se uma visita do sr. Presidente da Junta de Freguesia da Glória, Sr. Fernando Marques, à escola EB1 da Glória. Em conjunto com professores e auxiliares de educação, foi feito um levantamento do equipamento que necessita de reparação. Como exemplo, salientamos:

- portões eléctricos das duas entradas na escola;
- quatro janelas do ginásio;
- várias janelas dos dois Blocos - na sala 2 e no corredor do r/c, nas salas 3, 4 e 5 do 1º andar do bloco A; há necessidade de pintura (sala 5), substituição de cordas que estão partidas, substituição de fechaduras, etc.;
- janelas e canhão da porta da sala reservada à Biblioteca Escolar;
- bancas/torneiras nas salas - pelo menos na sala 2-r/c do Bloco B;
- substituição e colagem com silicone de peças nos autoclismos e urinóis das casas de banho dos dois blocos;
- etc..

Na sequência deste levantamento, o técnico cedido pela Junta, Sr. José Manuel, vai passar a(s) próxima(s) semana(s) a fazer as reparações necessárias, sob a orientação da Coordenadora da Escola e, mais directamente, pelas auxiliares de educação, nomeadamente a D. Alice.

A Junta de Freguesia comprometeu-se a dar resposta permanente quando se tratar deste tipo de reparações.

01/10/2008

Agenda

Dia 1 de Outubro, 21h30:
Reunião dos membros eleitos para a (nova) Associação de Pais para discussão de assuntos diversos.

Dia 2 de Outubro, 9h00:
Acompanhamento da visita do Presidente da Junta de Freguesia e técnico especializado à Escola EB1 da Glória, com o objectivo de fazer o levantamento das necessidades de manutenção (reparação de janelas, rede do recreio, etc.)

Dia 2 de Outubro, 10h00:
Reunião com o vereador Pedro Ferreira na CMA, em conjunto com o Presidente da Junta de Freguesia da Glória. Apresentação da nova Direcção da Associação de Pais. Esclarecimento e agendamento das obras necessárias à instalação da Biblioteca Escolar. Outros assuntos.

Trabalho em curso

Hoje, às 10h, a Presidente da AP reuniu-se com o Presidente da Junta de Freguesia da Glória, Sr. Fernando Tavares Marques.

Assuntos tratados:

1. Vigilância da EB 1 da Glória

No ano lectivo de 2006/2007, o Sr. Mário Geraz exerceu a função de vigilante, como contratado da CMA. No ano seguinte, o contrato não foi renovado, passando a vigilância - a par de outras funções - a ser assumida por uma nova Auxiliar de Acção Educativa: o Município justificou a dispensa dos serviços do Sr. Mário alegando, precisamente, a admissão desta funcionária. Contudo, muito cedo, surgiram problemas no período de entrada/saída dos alunos. A referida funcionária, tendo vindo a prestar serviços muito apreciados noutros domínios, não apresentava o perfil adequado à tarefa de controlo que lhe era exigida. A AP (cessante) sentiu-se na obrigação de encontrar uma solução alternativa. Em colaboração com a Junta de Freguesia, a AP procurou persuadir a CMA para a necessidade de renovar o contrato de trabalho com o referido funcionário. Mas, para o ano lectivo 2007/2008, a CMA, na pessoa do vereador da Educação, Pedro Ferreira, comprometeu-se apenas a participar com 100 euros mensais na remuneração do vigilante. A Junta de Freguesia acordou disponibilizar outros 100 euros mensais. A Associação de Pais, reunida em Assembleia Geral, acordou então assumir o encargo de 250 euros mensais, de forma a garantir a permanência do Sr. Mário na vigilância da escola, nos referidos períodos de entrada/saída de alunos e nos intervalos para recreio. Com esta decisão, a AP procurou remunerar, o mais justamente possivel, os serviços prestados, recebendo o Sr. Mário cerca de 450 euros mensais. Note-se que a Coordenadora da Escola, Dra. Rosa Garrett, sempre fez uma avaliação positiva da prestação desse funcionário e, assim, apoiou essa medida.
Entretanto, para o ano lectivo em curso, 2008/2009, a CMA decidiu descontinuar o contrato de serviços com o sr. Mário Geraz.

Estando prevista mudança dos Corpos Sociais da Associação de Pais, nenhuma decisão foi tomada até ao momento, relativamente à contratação de um vigilante. Uma vez que a EB1 da Glória luta com falta de recursos humanos (pessoal não docente), a situação em termos de segurança não tem sido de todo a adequada. Urge pois resolver este assunto.

Na reunião de hoje, o Presidente da Junta de Freguesia da Glória voltou a reafirmar o apoio à AP, por reconhecer a necessidade de admitir uma pessoa para a função específica de vigilância numa escola com a dimensão (cerca de 340 alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos) e a localização que tem a EB1 da Glória. A JF continuará assim a garantir um «subsídio» de 100 euros para a remuneração do funcionário, independentemente de quem - Sr. Mário Geraz ou outra pessoa - vier a exercer a função de guarda/vigilância deste estabelecimento de ensino.


2. Reparação de portas e janelas

Já tínhamos conhecimento e fomos de novo alertados pela Coordenadora Dra. Rosa Garrett para a existência de várias janelas - em mau estado, bloqueadas, não sendo possível abri-las ou fechá-las. No ginásio, recentemente remodelado por iniciativa da Associação de Pais, entrará água quando começar a chover. Em várias salas de aula, o problema é similar. Não é de esquecer o risco de assalto (facilitado).

O Sr. Presidente da JF comprometeu-se a estar presente na escola, amanhã, dia 2 de Outubro, cerca das 9:00, com um técnico, para avaliar a situação e, se possível, proceder à reparação imediata.
Entretanto, tomámos conhecimento pela sra. Coordenadora que a EB1 da Glória continua a aguardar que a CMA substitua 12 portas internas.


3. Biblioteca Escolar

O espaço para a criação da tão aspirada Biblioteca Escolar foi libertado. Este ano, o Agrupamento de Escolas de Aveiro «retirou» uma turma à EB1 da Glória, de forma a que uma das salas pudesse ser ocupada com mobiliário, equipamento e livros - cedidos pela DREC. Problema: a CMA não fez as obras de melhoramento obrigatórias. A Coordenadora aguardou durante os meses de Julho e Agosto as obras prometidas, o ano lectivo teve início, e não há sinal de progresso.

No decorrer da reunião com o sr. Presidente da JF da Glória, foi acordado marcar uma reunião conjunta com a CMA. A reunião foi solicitada e a resposta foi célere. Assim, amanhã, às 10:00, a Associação de Pais terá a primeira reunião após eleição dos novos Corpos Sociais, com o sr. vereador Pedro Ferreira. Procuraremos obter um esclarecimento e a definição de uma data para o início efectivo das referidas obras no espaço da futura Biblioteca.